“Des Espera”: uma surpreendente proposta de palhaçaria de volta a BH!
A Yepocá – Cia De Teatro apresenta de 8 a 24 de junho uma de suas propostas cênicas com a linguagem do palhaço. “Des Espera”, um solo não verbal clownesco que propõe ao seu público a comédia, o drama, o riso, a lágrima, uma reflexão sobre a vida, o tempo e o amor.
O grupo mineiro já se apresentou em 206 cidades em Minas Gerais, outros 09 Estados, além de apresentações e projetos em Portugal, Argentina, Chile e Uruguai.
O GRUPO
A Yepocá já participou e foi contemplada com Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, edital Microprojetos da Bacia do São Francisco, projeto “Yepocá em Cena – Mostra Teatral Itinerante”, projeto “Catavento das Artes – SESC MG”, circulação através dos Prêmios Cena Minas, Circula Minas, Cena Música e outros editais pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
O repertório da Yepocá funciona como veículo de reflexão sobre temáticas do cotidiano. Elementos de conteúdo profundo, mas tratados de forma lúdica e divertida, permeiam os espetáculos oferecidos pelo grupo.
O SOLO NÃO VERBAL
Uma peça teatral que levará o seu público ao riso, a emoção e a refletir sobre o tempo, a vida e o amor!
Um homem que espera! Um homem sozinho que espera e espera. Ele, nessa espera de algo ou alguém, que nunca chega, vai da alegria a tristeza, da calma ao total desespero.
Uma história para todos, onde se vivenciam a perda, o encontro, o amor, o desencontro, a espera, a nossa desespera de cada dia, as despedidas, um recomeço, talvez… a busca por um amor… o reencontro e entendimento… de nós mesmos.
Toda a história é permeada por duas palavras: tempo e o amor. Neste tempo, o personagem vive a “espera”, inicialmente cômica, mas que no final, revela se trágica.
O espetáculo, não verbal, se utiliza das linguagens da pantomima, do palhaço, abstração e manipulação de objetos. Técnicas que Bruno Godinho desenvolve e pesquisa dentro da Yepocá.
A encenação foi desenvolvida em uma imersão, trazendo o trabalho autoral do ator, em parceria com vários artistas parceiros e em conjunto com as experiências do diretor e coreógrafo paraguaio Wal Mayans, que compartilha e promove sua pesquisa denominada de “Primegênia Teatral”, desde 2008. Wal Mayans é oriundo da primeira turma de artistas da Antropologia Teatral de Eugênio Barba e há mais de 30 anos segue sua investigação em teatro e dança por diversos países.
Serviço
BELO HORIZONTE
DES ESPERA
Data: 8 a 24 de junho (sextas, sábados e domingos) sempre às 19 Horas
Local: Teatro da Assembleia – Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho [Praça da Assembleia]
Ingressos: R$ 20,00 (Inteira) – R$ 10,00 (Meia Entrada)
Compre na bilheteria do teatro uma hora antes das apresentações ou antecipadamente pelo www.sympla.com.br/yepoca
Classificação: recomenda para acima de 10 anos
Informações: (31) 99925.2901 (Whatsapp) – yepoca@gmail.com