No mês em que a luta das pessoas com deficiência ganha mais atenção, programação terá mostra de curtas e atividades infantis dedicadas ao tema
No mês de dezembro, a Organização das Nações Unidas celebra o Dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiência, com o intuito de conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos. Para o Sesc Palladium, acolher, reconhecer e valorizar as diferenças oferecendo um ambiente e uma programação pensada para todos é uma responsabilidade cotidiana. Por isso, durante o mês de dezembro, a programação do #TemTodoSabado e da Mostra ‘Filmes que Voam’ endossam a importância da acessibilidade e promove o encontro entre o público.
A ideia é oferecer uma programação capaz de discutir, refletir e vivenciar a acessibilidade por meio de possibilidades de diálogos e ações que tornem o Sesc Palladium cada vez mais confortável e com profissionais atentos e preparados para receber a diversidade humana em sua integralidade.
“Não basta oferecer programações acessíveis. É necessário adotar posturas e aprendizados diários a fim de combater o capacitismo e qualquer tipo de manifestação preconceituosa e excludente. Lutamos por um Sesc em Minas cada dia mais acessível, em que todas as pessoas se sintam pertencentes”, explica Amanda Moreira, analista de serviços sociais da unidade.
#TEMTODOSABADO
Em 2020, o #TemTodoSábado precisou se reinventar migrando sua programação para o ambiente virtual. Mas este mês, as atividades online darão uma pausa e o projeto volta com força total presencialmente. Tudo com muita segurança e seguindo os protocolos de prevenção contra a Covid-19, é claro!
As educadoras Flávia Neves e Júlia Félix, juntamente com a Equipe Educativa do Sesc Palladium, prepararam encontros imperdíveis, em um espaço de múltiplas possibilidades para todas as pessoas. A ideia é, por meio de atividades divertidas e afetivas, estimular os convidados a sentirem com todo o corpo as mais diversas multiplicações lúdicas e acessíveis. Os ingressos devem ser retirados, gratuitamente, em Sympla.com e são limitados a 20 pessoas.
Flávia Neves é professora de arte inclusiva, mestra e doutoranda em Design pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Júlia Félix é professora de arte, pós-graduada em Psicopedagogia pela FUMEC e graduada em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.
Oficina de produção de brinquedos com materiais alternativos para pessoas com características do Transtorno do Espectro Autista e público em geral.
Oficina de experimentação artística tátil para pessoas com limitação visual e público em geral.
MOSTRA ‘FILMES QUE VOAM’
Em parceria com a Filmes que Voam, o Sesc Palladium vai oferecer sessões de curtas metragens infantis acessíveis até 20 de dezembro, sempre às 16h. Serão exibidas, com recurso de Libras, as produções ‘Nuvem’, ‘O Melhor Som do Mundo’ e ‘Nham Nham – A Criatura’. Em 20 de dezembro e 9 de janeiro, os curtas serão reprisados com audiodescrição.
A pequena e sonhadora Franciely vive em um sítio com sua mãe, Irene, uma mulher amargurada.
Vinicius não coleciona figurinhas, nem carinhos, nem gibis. Ele coleciona algo que não pode ser visto nem tocado. Vinicius coleciona os sons do mundo. Mas essa não é uma tarefa fácil, especialmente quando se decide encontrar o melhor de todos: o melhor som do mundo. Em sua busca, Vinicius irá descobrir que o melhor som do mundo está muito mais perto do que o esperado.
Lucas, uma criança de nove anos, mudou-se para uma nova cidade e seus pais também se separaram recentemente. O pequeno desenha algumas coisas em seu diário, e certa vez desenha uma criatura chamada Nham Nham, que ganha forma no corpo de um grande urso.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!