A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico apresentam o Seminário Virtual "Museus e Território, Presente e Futuro", atividade que integra a programação do Pampulha Território Museus, nas ações da 19ª Semana Nacional de Museus. O seminário conta com duas mesas de conversas, sendo elas Mesa 01 - "O espaço virtual como ampliação do território" e Mesa 02 - "Educação museal e o território". A atividade acontece no dia 20 de maio, de forma virtual, via plataforma Zoom. Para participar, basta fazer sua inscrição até o dia 19 de maio, por estes links: Mesa 01 e Mesa 02 . Mais informações no site www.pampulhaterritoriomuseus.com.br.
"O espaço virtual como ampliação do território" é a primeira mesa e traz para o debate os avanços e ferramentas tecnológicas, especialmente no meio digital, que foram inseridas na rotina dos museus. O objetivo é compreender quais usos são adequados e interessantes às especificidades das instituições, buscando caminhos não só para fazer uso do meio digital, mas para reposicionar a atuação do museu de forma comprometida com passado, presente e futuro. Participam da conversa Alexandre Feitosa (Coordenação-Geral de Sistemas de Informação Museal/Instituto Brasileiro de Museus - Ibram), Sérgio Burgi (IMS - Instituto Moreira Salles), Diomira Maria Cicci Pinto Faria (Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG) e Lucas Lara (Museu da Pessoa). A atividade acontece das 9h30 às 12h.
A segunda mesa apresenta o tema "Educação Museal e o Território", que traz o resultado da investigação e experimentação de educadores e gestores em contato com visitantes virtuais e presenciais dos museus, a partir da mediação cultural e a educação museal. Participam da conversa Sara Moreno (Diretoria de Museus/Fundação Municipal de Cultura - FMC), Rosália Diogo (Centro de Referência da Cultura Popular/Fundação Municipal de Cultura - FMC), Valquíria Prates e Maria Eugênia Salcedo (Arte Educadoras e autoras da publicação Território Educativo). A atividade acontece das 14h às 17h. Ambas as mesas contarão com a apresentação da jornalista Fernanda Ribeiro.
O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico.
SOBRE A 19ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS
A edição deste ano ocorrerá entre os dias 17 e 23 de maio de 2021, com diversas atividades em museus de todo o país com o objetivo de chamar a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo Conselho Internacional de Museus - ICOM: O futuro dos museus: recuperar e reimaginar.
SOBRE O PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS
O Museu de Arte da Pampulha – MAP e a Casa do Baile são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e o Museu Casa Kubitschek é um importante ícone da arquitetura residencial modernista. Os três são unidades museais presentes na paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. Ao reconhecer sua importância e representatividade para Belo Horizonte, o “Pampulha Território Museus”, lançado em dezembro de 2020, busca promover cada um desses espaços, valorizando suas vocações museológicas e sua relação com a cidade. Por meio da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e a OSC Instituto Periférico, selecionada por meio de edital, os museus recebem uma programação cultural inovadora, com exposições, atividades culturais e educativas, estimulando a participação ativa dos cidadãos. Até dezembro de 2021, a iniciativa realizará 3 exposições, 20 atividades culturais, 48 atividades educativas, 10 projetos de design e 3 publicações.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!