Sebrae Minas oferece material gratuito com as tendências de mercado 2023

Com a chegada de um novo ano, os donos de pequenos negócios precisam estar atentos às novas tendências de mercado e às mudanças do perfil do consumidor. Seja para expandir o negócio ou se manter no mercado, é preciso conhecer as novas tecnologias e inovações, e entender como aplicá-las na empresa. Para apoiar os empreendedores nesse desafio, o Sebrae Minas oferece uma série de conteúdos gratuitos, em formato de vídeo e podcasts, disponíveis no Portal da Inovação.

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De acordo com a analista do Sebrae Minas, Alessandra Simões, o ano de 2022 foi marcado por uma digitalização acelerada e uma fusão entre os mundos físico e digital. "Essas mudanças vieram para ficar e influenciam diretamente no processo e comportamento de compra do consumidor. O empreendedor que tem um olhar atento ao mercado, consegue se antecipar às mudanças e tomar decisões mais acertadas", explica.

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Uma pesquisa do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas revelou que 27% (5,3 milhões) das micro e pequenas empresas brasileiras ainda não entraram para o mercado digital. "A pandemia acelerou o processo de transformação digital, mas muito empreendedores ainda têm dúvidas sobre como dar o primeiro passo nesse universo e se tornar relevante no ambiente digital", ressalta a analista. "É preciso entender o que norteia o novo comportamento do consumidor, para se relacionar e comunicar com ele de forma efetiva", frisa.

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Conheça algumas tendências para 2023

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  1. Marcas centradas em pessoas (humanização)
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Empresas focadas em pessoas são aquelas que colocam o cliente no centro da tomada de decisão. Sendo assim, muito além de vender um produto ou serviço, a empresa se preocupa com a experiência que irá oferecer em toda a jornada de compra, para encantar e fidelizar o cliente. A humanização das marcas é uma das grandes tendências que devem nortear as estratégias das empresas.

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2.    Geração Z (nativos digitais) 

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A geração Z, que nasceu entre 1995 e 2010, é conhecida como a geração nativa digital. São caracterizados pelo domínio das novas tecnologias e por conseguirem interagir e vivenciar várias realidades ao mesmo tempo, especialmente as digitais, absorvendo de forma rápida uma gama de informações. Atualmente, é impossível para as empresas pensarem estratégias de negócios, sem incluírem a geração Z.

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3.    Web 3.0 

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A web 3.0 é a nova tendência que afetará o modo como as pessoas se relacionam com a internet. É marcada pela descentralização, dando às pessoas mais liberdade para criarem seus espaços e postarem conteúdos; e pela virtualização, com o fortalecimento das marcas no mundo virtual e reprodução de experiências realísticas no ambiente virtual (metaverso).

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4.    Metaverso 

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O metaverso é o universo virtual que busca reproduzir a realidade usando tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada. Nesse espaço virtual coletivo, as pessoas podem interagir por meio de avatares e as empresas podem vender produtos e serviços e proporcionar experiências aos usuários.

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5.    Sustentabilidade 

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Diante dos grandes desafios enfrentados pela humanidade, o novo consumidor está mais atento aos negócios que efetivamente se comprometem com as questões ambientais e o futuro do planeta. A sustentabilidade, mais do que nunca, passa a ser um valor incorporado ao mindset da sociedade, e, por isso, deve ser norteadora das decisões e estratégias das empresas.

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6.    Negócios com propósito 

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As empresas devem ter propósitos claros e mostrar para o consumidor o porquê de existir e qual problema querem resolver. Especialmente para a geração Z e Alpha, essa é uma questão muito valorizada e que faz diferença no momento de escolher uma marca.

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7.     Comunidades de marcas 

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Comunidades de marcas são grupos de pessoas que se identificam e desenvolvem relações afetivas com determinado produto, serviço ou valor oferecido por uma marca. Quando o cliente desenvolve esse sentimento pela marca, passa a se tornar um defensor e propagador do negócio. A formação de comunidades é uma grande tendência que deve se fortalecer nos próximos anos.

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8. Conexão entre os mundos físico e virtual

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Os mundos físico e virtual estão amplamente conectados. Essa conexão influencia diretamente o comportamento do consumidor, que pode experimentar um produto na loja e fazer a compra on-line, ou vice versa, descobrir um produto nas redes sociais e retirá-lo na loja. Essa é uma tendência que deve estar no radar das empresas e, por isso, a importância de estar presente e ter boas estratégias no ambiente digital.

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Confira essas e outras tendências na série "Tendências de Mercado", no Portal da Inovação do Sebrae Minas. São duas temporadas, com conteúdos em formato de vídeos e podcasts, totalmente gratuitos.

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