Estão abertas as inscrições para artistas interessados em compor a programação.
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico, realizarão em setembro a sexta edição da Virada Cultural de Belo Horizonte, em formato totalmente digital. A partir desta sexta-feira, dia 2, serão abertas as inscrições para artistas interessados em compor a programação. As propostas devem ser enviadas por meio de formulário disponível no site da PBH, onde também poderá ser acessado o regulamento de participação. O cadastro de propostas artísticas e culturais permanecerá aberto até as 23h59 de 20 de julho.
A programação da Virada Cultural de Belo Horizonte está aberta para atrações de artes cênicas e visuais, audiovisual, bem-estar e saúde, cultura popular, feiras digitais, gastronomia, intervenções e instalações urbanas, literatura, moda e design, música e outros segmentos indicados pelos candidatos, sendo aceitas propostas direcionadas ao público de todas as idades.
O objetivo é que atrações que habitualmente são apresentadas em palcos espalhados pelo hipercentro da cidade sejam levadas a ambientes inovadores, e que intervenções e instalações, principalmente as que trazem legado, ocupem os espaços do hipercentro da cidade em apresentações gravadas, sem público presencial.
A programação será realizada seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19 vigentes em Belo Horizonte, com todo o conteúdo disponibilizado na web durante as intensas e aguardadas 24 horas do evento.
A inscrição para a Virada Cultural 2021 é destinada preferencialmente a artistas da capital, mas serão aceitas propostas das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As propostas cadastradas serão avaliadas por uma comissão paritária, com igual número de representantes do poder público e da sociedade civil. Como critérios de seleção, estão a relevância da proposta, a adequação técnica e estrutural à Virada e a viabilidade financeira e documental para a contratação. Serão selecionadas o mínimo de 100 atrações para compor a programação. Os cachês são de até R$ 3 mil por cada atração cultural.
A realização da Virada Cultural de Belo Horizonte em 2021 reafirma o compromisso da Prefeitura com o setor cultural e artístico, somado às diversas políticas públicas municipais de cultura promovidas na cidade, adaptadas diante do desafiador contexto da pandemia de Covid-19. O formato proposto está em consonância também com as demandas do setor cultural da cidade em relação aos festivais públicos municipais, que está priorizando o setor cultural da cidade.
Ao longo de 2020 e 2021, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura vêm realizando reuniões virtuais com artistas, produtores e coletivos de diversos segmentos da cadeia produtiva de Belo Horizonte, com uma escuta atenta às questões relativas às consequências da pandemia para os trabalhadores da cultura.
“O festival injetará R$1,5 milhão de forma direta na economia da cultura em Belo Horizonte, ao mesmo tempo que permitirá à população da cidade usufruir dos mais diferentes tipos de atrações, de forma segura, fomentando também espaços culturais da cidade”, destaca a secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin.
Sobre a Virada Cultural de Belo Horizonte
Parte integrante da política pública de cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, a Virada Cultural de Belo Horizonte é um dos mais importantes eventos culturais do município. Sua programação gratuita é composta por diversas linguagens artísticas, tais como artes cênicas, visuais e plásticas, cultura popular, literatura, moda, design e música, entre outras, com atividades realizadas durante 24 horas ininterruptas.
O evento tem como premissa proporcionar a democratização do acesso à arte e à cultura, bem como o estímulo à formação de público para os artistas da cidade. Já foram realizadas, até o momento, cinco edições da Virada Cultural, que somam a participação de mais de 15 mil artistas e profissionais da cultura, 2.445 atrações realizadas, alcançando um público de mais de 2,2 milhões de pessoas. A edição mais recente, em 2019, contou com 26 horas de programação, com mais de 440 atrações, alcançando um público de cerca de 520 mil pessoas, que passaram por 25 espaços do evento, no hipercentro da capital.
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