A sessão para definição da instituição responsável pela gestão de serviços turísticos nos Parques Estaduais do Ibitipoca e Itacolomi (MG) pelos próximos 30 anos foi realizada nesta quarta-feira, 21, na B3, a bolsa de valores de São Paulo. A vencedora foi a Parques Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura, única habilitada para sessão, que ofereceu uma proposta de R$ 3,5 milhões, uma diferença de 799% do valor mínimo exigido como outorga. O Instituto Estadual de Florestas (IEF) seguirá atuando nos parques, como com ações para a conservação da natureza e apoio a pesquisas, além da fiscalização do contrato.
Após a assinatura do contrato, a concessionária ficará responsável pela gestão e operação dos atrativos nos dois parques, e na realização de investimentos - estimados em R$ 13,3 milhões, para os primeiros seis anos de concessão - em novas infraestruturas de apoio ao visitante, como novos centros de visitantes, camping, espaços para venda de alimentos e bebidas, estacionamento e transporte interno. Responsável por operações no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e no Polo Caminhos do Mar, no Parque Estadual da Serra do Mar (SP), também desenvolverá atividades de turismo de natureza nos parques e melhorias no acesso aos atrativos naturais.
Outra importante característica do projeto é a destinação de 2% de todas as receitas da futura concessionária para custear ações como educação ambiental, integração com o entorno e pesquisas. "Além de promover uma experiência ainda melhor aos visitantes, o projeto também permite que esse aprimoramento transborde para outras funções do parque", destaca Bárbara Matos, gerente de projetos do Instituto Semeia.
"A concessão nos Parques do Ibitipoca e Itacolomi é uma grande conquista para o Estado de Minas Gerais e consolida um total de cinco Unidades de Conservação estaduais contando com esse regime de parceria", ressalta Cecilia Vilhena, Coordenadora do Programa de Concessões de Parques do IEF/MG. "Acreditamos que o modelo vai trazer benefícios não apenas para os visitantes, como também para a conservação ambiental dessas áreas e comunidades do entorno."
Instituto Semeia
Criado em 2011, o Instituto Semeia é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Com sede em São Paulo (SP), trabalha para transformar áreas protegidas em motivo de orgulho para brasileiras e brasileiros. Atua nacionalmente no desenvolvimento de modelos de gestão e projetos que unam governos, sociedade civil e iniciativa privada na conservação ambiental, histórica e arquitetônica de parques públicos e na sua transformação em espaços produtivos, geradores de emprego, renda, e oportunidades para as comunidades do entorno, sem perder de vista sua função de provedores de lazer, bem-estar e qualidade de vida. São pilares de sua atuação: a geração e sistematização de conhecimento sobre a gestão de unidades de conservação; o compartilhamento de informações por meio de publicações e eventos; a implementação e o acompanhamento de projetos com governos de todos os níveis, como forma de testar e consolidar modelos eficientes e que possam ser replicados no país.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!