MM Gerdau será reaberto ao público neste sábado(16/10)

Funcionando de forma parcial desde julho deste ano, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal será reaberto ao público esta semana. Com isso, será possível acessar todas as dependências da instituição voltada para promover a Ciência e a Tecnologia. Mesmo com a reabertura, a programação será mantida em formato híbrido, ampliando o alcance das ações promovidas pelo museu.

Leia mais

Assim como todos os espaços voltados para a promoção da cultura, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal também precisou suspender as suas atividades presenciais em função do avanço da pandemia. Fechado desde 17 de março de 2020, a instituição, que já vem se adaptando para receber o público com segurança, agora será reaberta em sua totalidade. Desde 09/07, os visitantes só possuem acesso ao primeiro piso, que abriga o café(reaberto recentemente com nova proposta), praça de convivência, loja Bem Mineiro e espaço para exposições temporárias. Com a reabertura dos demais andares, todo o acervo do MM Gerdau estará acessível ao público. Além disso, o Museu passa a oferecer uma série de outras atividades, complementando a programação digital. O MM Gerdau segue com todos os protocolos de segurança, como distanciamento social, capacidade de pessoas por ambiente, higienização das mãos, medição de temperatura na entrada do museu e uso obrigatório de máscaras cobrindo nariz e boca.

Leia mais

Com a reabertura, os visitantes poderão ter acesso ao interior de todo o Prédio Rosa, considerado um marco arquitetônico da capital mineira. No Piso Liberdade, onde fica a Praça de Convivência, o público poderá conferir a Druza de Quartzo, a maior e mais pesada amostra do acervo mineral. No Andar das Minas, o visitante é convidado a fazer um percurso pelas principais minas do estado, um passeio guiado por personagens que contam histórias das Minas Gerais. Salas e exposições que apresentam a diversidade do universo mineral, incluindo um inventário com mais de 400 amostras. Já no Andar do Metal, o público tem a oportunidade de entender sobre a importância e usos do metal para a humanidade, além de acompanhar a evolução de suas aplicações. Por meio de uma balança especial é possível saber uma estimativa da quantidade de substâncias minerais que cada pessoa carrega no seu corpo, além de conhecer o Professor Mendeleev e as Janelas para o Mundo. A sala da Língua Afiada será reaberta após passar por reformas e a exposição Minerais do Brasil é considerada uma das maiores de minerais raros do país.

Leia mais

"Estamos muito confiantes em retomar a abertura total do Museu, entendendo que fazemos isso de maneira segura, cumprindo todos os protocolos sanitários e em um momento de avanço da vacinação da população e de indicadores estáveis. Abrimos parcialmente, apenas com o Nível Liberdade em 09/07 e, desde então, recebemos cerca de 15 mil pessoas. Existe uma demanda em geral para a retomada de todas as atividades. Acreditamos que é hora de abrir totalmente para que o público possa ter de novo a experiência de visitar o MM Gerdau por completo, retomar suas atividades de lazer, cultura e diversão no Circuito Liberdade. Nunca deixamos de estar próximos do nosso público, sobretudo com as ações digitais, mas é hora desse reencontro com os visitantes e, com todos os cuidados, compartilhar com eles novas experiências. Vem muita coisa boa por aí!", destaca Márcia Guimarães, diretora do MM Gerdau.

Leia mais

Abrindo a programação presencial para o mês de outubro, no dia 16/10, o MM Gerdau recebe O Museu Tropical, realizado pela Teria Café Cafeteria, que inaugura o brunch no Terraço. O momento será dividido em dois turnos com capacidade para 30 pessoas pela manhã e 60 pessoas à noite. O Blobo da Bôta se apresentará nos dois momentos.

Leia mais

Baile da Bôta é iniciativa que surgiu em Belo Horizonte com o intuito de celebrar os ritmos brasileiros, com destaque para os originários nas regiões norte e nordeste do país, reunindo em todas a alegoria das festas tradicionais amazônicas, representadas pela figura folclórica do Bôto cor-de-rosa e a cultura dos paredões e bailes de brega do Pará. Além de unir a mistura da música mineira com a paraense, nordestina e latinoamericana, o baile tem a proposta de enaltecer os movimentos efervescentes da música eletrônica de periferia como o tecnobrega, o funk, bregafunk, eletromelody e bahia bass.

Leia mais

No dia 30/10, das 13h às 17h30, a Praça de Convivência do MM Gerdau recebe o 8º Encontro de Colecionadores de Minerais (adulto e mirim), evento que já faz parte do calendário dos colecionadores e apreciadores de minerais e também integra a programação da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a SNCT 2021. Na ocasião, o museu receberá 18 colecionadores, entre adultos e crianças, que foram convidados a expor peças de sua coleção, tirar dúvidas dos curiosos e conversar com os entusiastas e apaixonados pelo universo dos minerais. O encontro é uma oportunidade de troca e venda de minerais para os colecionadores e interessados em possui um exemplar.

Leia mais

Também no dia 30/10, às 15h, haverá o lançamento do livro “Coleções: Minerais do Brasil”, incluindo a participação dos autores Carlos Cornejo e Andrea Bartorelli. Eles irão conversar com o público presente sobre colecionismo de minerais.

Leia mais

A obra destaca a multiplicidade de acervos, experiências e conhecimentos relativos à Mineralogia, Gemologia, Meteorítica e Paleontologia no Brasil, apresentando um registro tanto das amostras minerais quanto das pessoas que as extraem, colecionam, estudam e preservam. Além dos espécimes mineralógicos, as coleções reúnem pedras preciosas em bruto, gemas lapidadas, meteoritos, mineralizações fósseis e antiguidades relativas à mineração, assim como objetos históricos e acervos bibliográficos e iconográficos correlatos, inclusive o registro de vivências e recordações vinculadas à Mineralogia e às Geociências.

Leia mais

AÇÕES CULTURAIS

Leia mais

Todas as atividades culturais e educativas do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal são gratuitas. A programação completa está disponível no site www.mmgerdau.org.br e diversas atividades, assim como outros conteúdos educativos, estão disponíveis gratuitamente em suas redes sociais (@mmgerdau).

Leia mais

:: SOBRE O MM GERDAU O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal ::

Leia mais

|www.mmgerdau.org.br |

Leia mais

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. É um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.

Leia mais

O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.

Leia mais

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

Leia mais

PROGRAMAÇÃO e INFORMAÇÕES COMPLETAS: www.mmgerdau.org.br

Leia mais

Programação presencial MM Gerdau Outubro 2021

Leia mais

(todas as ações presenciais seguirão protocolos de segurança)

Leia mais

16/10 – O Museu Tropical

Leia mais

11h às 14h - Brunch da Bôta, no Terraço do MM Gerdau

Leia mais

18h às 22h - Baile da Bôta, no Museu

Leia mais

Limite de 30 pessoas por atividade

Leia mais

A retirada de ingressos (mesas para 4 ou 2 pessoas) é gratuita. Todas as pessoas deverão permanecer sentadas durante o evento. As experiências gastronômicas custam R$35,00 por pessoa e incluem alimentação completa (bebidas serão cobradas à parte).

Leia mais

O sistema de retirada de ingressos(reserva de mesas) bem como o sistema de consumo Cashless(mais seguro em relação à pandemia), será feito pela GoFree, uma startup de BH parceira.

Leia mais

30/10 - sábado - 8º Encontro de Colecionadores de Minerais (adulto e mirim)

Leia mais

Horário: de 13h às 17h30 - presencial, na Praça de Convivência do MM Gerdau

Leia mais

O Museu receberá 18 colecionadores, entre adultos e crianças, que foram convidados a expor peças de sua coleção, tirar dúvidas do público e conversar com os interessados a iniciar uma coleção de minerais. O encontro é uma oportunidade de troca e venda de minerais para colecionadores e interessados em adquirir um exemplar.

Leia mais

30/10 - sábado - Lançamento do livro “Coleções: Minerais do Brasil”, com a participação dos autores Carlos Cornejo e Andrea Bartorelli

Leia mais

Horário: 15h

Leia mais

Integrando a programação do 8º Encontro de Colecionadores de Minerais, o MM Gerdau recebe os autores Carlos Cornejo e Andrea Bartorelli para o lançamento oficial da publicação e bate-papo com o público.

Leia mais

Sobre os autores: Carlos Jesús Cornejo Chacón nasceu em Santiago do Chile em 29 de dezembro de 1961. Formou-se jornalista pela Universidade Católica do Chile, em 1984, e atuou como radialista e autor de reportagens. Em 1986, passou a residir em São Paulo. Trabalhou como repórter, fotógrafo, editor e produtor gráfico durante vários anos, colaborando com matérias e reportagens fotográficas para diversas publicações, tais como o jornal Folha de S.Paulo e as revistas Horizonte Geográfico e Eco Turismo. Realizou diversas exposições fotográficas, entre elas Cristais: Flores do Reino Mineral, Brasil: Jardim Mineral, Expedição Atacama: Viagem ao Deserto Mais Seco do Mundo, Ilha de Páscoa: a Terra dos Gigantes de Pedra e Ilhas dos Mares do Sul. Colecionador de minerais, conta com um acervo de mais de mil amostras, além de uma biblioteca especializada em mineralogia. Foi fundador e editor do Jornal das Pedras entre 1995 e 1998, publicando diversas matérias sobre mineralogia, gemologia, paleontologia e espeleologia. É membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Leia mais

Andrea Bartorelli nasceu em São Paulo em 1941. Graduou-se em Geologia em 1965 e foi assistente do professor Viktor Leinz no Departamento de Geologia e Paleontologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Em 1969, obteve o mestrado em Geologia pela USP com a dissertação Reconhecimento Geológico da Parte Setentrional da Cordilheira Huallanca, Peru. A partir de 1970, passou a atuar como geólogo em empresas de projetos de engenharia, mineração e consultoria ambiental. Em 1997, defendeu tese de doutoramento na Universidade Estadual de São Paulo, intitulada As Principais Cachoeiras da Bacia do Paraná e sua Relação com Alinhamentos Tectônicos. Em 2006, criou o Museu de Minerais de Parati, Rio de Janeiro. Exposições: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP: Amazônia: Tapeçarias de Andrea Bartorelli, 1979; Minerais, Minérios e Gemas Brasileiras, 1984 (Associação Brasileira de Gemologia e Mineralogia / Departamento Nacional da Produção Mineral), e O Brasil dos Viajantes, 1994, onde atuou como colaborador científico de geociências. Museu de Geociências da USP: Reino Mineral: 1ª Exposição Coletiva (1996) e Águas-Marinhas Brasileiras (1997). Livros: A História da Mineração no Brasil. Consultor Técnico. Atlas Copco, 1989. Geologia do Continente Sul-Americano: Evolução da Obra de Fernando Flávio Marques de Almeida. Co-organizador e autor do capítulo VI. Petrobras / BECA. 2004. Sua coleção mineralógica consiste em cerca de mil amostras, na sua grande maioria de procedência brasileira.

Leia mais

Serviço

Leia mais

MM Gerdau será reaberto ao público

Leia mais

Data: 16/10, sábado - Neste dia, O Museu estará aberto para visitação até às 18h.

Leia mais

Horário de funcionamento dos demais dias: De terça a sábado, das 11 às 18h, e nas quintas, das 11 às 21 horas, entrada franca, sem agendamento.

Leia mais

Endereço: Praça da Liberdade, s/nº - Prédio Rosa - Belo Horizonte/MG

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Dicas BH