Centro Universitário inicia 2021 com importante apoio à cultura mineira por meio da Lei de Incentivo
O UniBH, reconhecido como o melhor Centro Universitário privado de BH, inicia o ano com um importante resultado do seu apoio à cultura por meio da Lei de Incentivo: o filme Kevin, produzido por Joana Oliveira, foi selecionado para a Mostra de Cinema de Tiradentes. A única obra totalmente mineira na programação competirá na prestigiada Mostra Aurora, a principal do Festival.
Apoiar e incentivar a valorização das manifestações culturais em Belo Horizonte é um dos pilares do UniBH, isso porque a instituição acredita na cultura como ferramenta de transformação. Ao todo, em 2020, mesmo com a pandemia do novo coronavírus e, ainda que em formatos on-line, foram 16 projetos apoiados superando o ano de 2019. De acordo com Rafael Ciccarini, reitor do UniBH, a instituição está entre as que mais investem nesse tipo de iniciativa na cidade.
“Estamos honrados em poder contribuir com a ampliação e visibilidade da cultura mineira. Ver que o resultado do nosso investimento em cultura proporciona a realização de sonhos e reverbera a qualidade do trabalho que é feito em Minas é a comprovação de estarmos no caminho certo”, afirma Ciccarini.
Sobre o começo da jornada de produção do filme, Joana diz que acreditava ser muito difícil de ser financiado. A produção independente sempre precisa de um financiamento inicial par dar o pontapé e, por se tratar de uma temática que aparentemente seria banal e uma produção muito complexa, houve um receio. “Conseguimos aprovar uma primeira parte do orçamento pela Lei Municipal de Incentivo à cultura e o UniBH apostou nesse filme, nessa história, que é de todas as mulheres que estão tentando se entender no mundo. Acreditar em um projeto como esse é apostar também na voz de um povo, na cultura e no jeito brasileiro de olhar o mundo. Então, sem o orçamento inicial não conseguiríamos aprovar o restante do orçamento, sou muito agradecida ao UniBH por acreditar e apostar no cinema, estou muito feliz”, afirma Oliveira, que também é professora do ecossistema Ânima.
Sobre o filme Kevin | Documentário | 81 min | MG | 2021 | Estreia: 26/01, às 20h | Classificação: livre
É a primeira vez que Joana, uma brasileira, visita sua amiga Kevin em seu país, a Uganda. Elas se conheceram há 20 anos quando estudaram juntas na Alemanha e faz muito tempo que não se veem. Agora estão próximas de completar 40 anos e a vida se mostra mais complexa que na juventude. Esse é um filme sobre uma amizade entre mulheres. O longa-metragem, uma produção da Bukaya Filmes, co-produção da Anavilhana e Vaca Amarela Filmes, ficará 48 horas online no site da mostra.
A programação completa da Mostra de Cinema de Tiradentes pode ser acessada por meio do site https://mostratiradentes.com.br/
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!