Ao tentar fazer parte do mercado de trabalho, um dos principais documentos envolvidos será o seu portfólio digital. Este documento também utiliza a sigla CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou simplesmente Carteira Profissional. Portfolio oferece a possibilidade de registrar todas as relações de trabalho que você já teve, se aplicável, todas as relações de trabalho que você já teve.
Lá você encontrará detalhes como as datas em que esteve na empresa, bem como sua função e o responsável por contratá-lo. Atualmente, a tecnologia não é novidade, ela vem mudando e simplificando nossas vidas. Tanto que agora você pode substituir alguns documentos básicos de cidadania por um aplicativo simples como o CPF.
Atualmente, no Brasil, grande parte da população trabalha em empregos regidos pela CLT (Código do Trabalho Consolidado), para os quais é necessário possuir a CTPS, a carteira de trabalho acima citada e a carteira do INSS. Todas as suas questões trabalhistas estão aí, além das empresas em que você trabalhou, dos cargos que ocupou, das pessoas que o contrataram.
Na CTPS também constam:
Outra mensagem que mostra a importância da CTPS para a sua carreira é que se você não for registrado na CTPS, não poderá começar a trabalhar, pelo menos na CLT. Com um Cartão de Trabalho, você não apenas pode provar que está ou esteve empregado em um emprego, mas também pode:
Vale ressaltar que a carteira digital é como uma continuação do documento original, que funcionará para facilitar a busca de qualquer informação, quando necessário.
Passo 1: primeiramente, você simplesmente deve acessar a loja de aplicativos de seu celular, seja ela App Store ou Google Play.
Passo 2: na barra destinada à procura, digite “Carteira de Trabalho Digital”.
Passo 3: quando encontrar o app correto, cuja instalação é gratuita, basta clicar em “Instalar” ou “Obter”.
Pronto! Agora é só esperar pela finalização do downoad.
Como usar?
Agora que o aplicativo faz parte do seu smartphone, basta saber como usá-lo, então confira as breves instruções. Ao acessá-lo, em breve você deverá cadastrar seu perfil, inserindo seu número de CPF - Cadastro de Pessoa Física, para posteriormente cadastrar seu login e senha. Após isso, você precisará confirmar todas as informações sobre sua CTPS, e logo após, deverá informar alguns dados pessoais, inclusive e-mail.
Durante a verificação do cadastro (incluindo responder a 5 perguntas), você receberá uma senha, que pode ser alterada. Posteriormente, será lido um código QR, que servirá basicamente para autenticação. Tudo o que resta agora é aceitar a Política de Privacidade e algumas perguntas frequentes. Você então terá acesso a uma extensão da sua carteira digital, lembre-se, ela não substitui os arquivos tradicionais.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!