Botecar aumenta em até 40% o movimento dos bares participantes

Mais do que gastronomia criativa, o festival provoca um movimento de pessoas de regiões diferentes das que estão acostumadas

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Realizado há cinco anos consecutivos, o Botecar vai além da gastronomia criativa de bares. O festival que, nesta 5ª edição, tem 38 bares participantes, movimenta a economia desses estabelecimentos. A estatística feita pelos próprios proprietários é que há um aumento em 40% de clientes. Isso porque o evento desperta a curiosidade das pessoas que resolvem circular em regiões diferentes das que estão acostumadas a frequentar. Tudo isso atrás de um tira-gosto saboroso, criativo e, claro, regado à cerveja gelada.

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“Há um grande giro de pessoas durante o festival. A grande maioria dos bares relata aumento em até 40% do movimento normal. Alguns chegam até mais”, comenta o coordenador do Botecar, Antônio Lúcio Martins. É o caso do Bazin Bar, localizado no Bairro Dona Clara. A proprietária, Betânia França, relata um aumento em 60% na frequência dos clientes. O bar participa do Botecar desde a primeira edição. “Economicamente é um evento muito bom. Além disso, muita gente que, não conhecia o bar antes, passa a ser cliente”, comenta. Para essa edição o Bazin traz o prato “Realeza” (Cambito de porquinho, canjica de milho branca cremosa sobre regu de linguiça caseira com Maria-Gondó e farofa cítrica com triturado de torresmo).

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Mesma estimativa tem o proprietário do Boteco da Carne, localizado em Lourdes, Leonardo Matos. Ele ressalta a importância do festival para aumentar a frequência nos bares, atraindo novos clientes. “Tenho uma frase que sempre gosto de dizer: Cozinhar por prazer é ótimo, para vender é melhor ainda”. Para essa edição o prato que criou, “Salto Real”, leva costelinha apertada, chutney de banana da terra, farofa de alho e Ora-Pro-Nóbis.

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Até mesmo participantes novatos já sentem essa movimentação. O dono do Bar dos Meninos, no Salgado Filho, Ricardo dos Santos, comenta que já notou um aumento da clientela antes mesmo do período oficial do Botecar começar. O bar foi um dos cinco selecionados no Botecar de Verão, realizado em dezembro de 2017. “Tenho recebido pessoas de outras regiões aqui no meu bar. O que não acontecia antes”, comemora. Para o festival, ele criou o prato “Estrada de Minas” (torresmo de barriga assado na brasa com carne de sol acompanhado de mandioca cozida, queijo do serro e molho de alho com limão siciliano).

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BotecarEm sua 5ª edição, o Botecar conta com 38 bares de Belo Horizonte participantes. O festival, que traz o tema Estrada Real, promete movimentar a capital entre os dias 11 a 30 de abril. O estabelecimento que obtiver a maior nota total será eleito campeão desta 5ª edição. Os preços dos pratos, que podem servir de duas até quatro pessoas, variam entre R$ 26,90 a R$ 36,90.

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O Botecar foi criado em 2014 com o objetivo de retomar as raízes da cultura tradicional de botecos, gerando um movimento de valorização, desenvolvimento e aprimoramento do segmento em Belo Horizonte. É legitimado pelo fato de ter entre os participantes alguns dos bares mais tradicionais e apreciados da capital.

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Na 1ª edição, em 2014, o clima foi de copa do mundo, os pratos tiveram como pano de fundo, a bola e seus astros. Já em 2015 foi valorizada a diversidade cultural mineira, onde cada bar homenageou uma cidade de Minas Gerais com a qual tivesse ligações afetivas ou culturais. Em 2016 o tema foi Mineiridade, passando pela famosa cozinha seca dos tropeiros à suculenta cozinha das fazendas. Em 2017, com Quintais de Minas a ideia foi buscar inspiração na horta, pomar, chiqueiro e galinheiro. E agora em 2018, o tema Estrada Real com toda sua peculiaridade gastronômica oriunda da cozinha dos tropeiros.

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Novos bares participantesClassificados na 2ª edição do Botecar de Verão, cinco bares participam pela primeira vez do festival em 2018: Bar dos Meninos; Bar Du João, Boi Lourdes, Cantim e o Incrível bar e Restaurante.

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ParceirosA Uber é o aplicativo oficial do Botecar. O evento conta ainda com o patrocínio da Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte, Banco Inter além do apoio da Vilma Alimentos, Cachaça Decisão e Gontijo.

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Um pouco da Estrada Real:A Estrada Real é a maior rota turística do Brasil. São mais de 1.600 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.

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Atualmente a rota é um projeto turístico de grande magnitude que resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região. Não faltam delícias culinárias nas 199 cidades da Estrada Real. As comidas típicas de cada região conquistam os viajantes pela barriga, e cada lugar tem a sua especialidade. Aproveite o Botecar 2018 para experimentar cada uma dessas delícias “Reais” em pratos para lá de saborosos.

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