Entenda como a ferramenta de pagamento se tornou a mais utilizada em todo o território brasileiro e um exemplo para o resto do mundo.
Nos últimos dois anos, o brasileiro pôde experimentar uma ferramenta nova de pagamento que foi lançada pelo próprio governo através do Banco Central brasileiro e que trouxe soluções muito melhores do que as que já estávamos acostumados a encontrar nos maiores bancos tradicionais que operam em território brasileiro.
O PIX surgiu como uma ferramenta de pagamento que transcendia todos os mercados e níveis sociais, já que, tanto empresas, quanto pessoas físicas podem utilizá-lo com facilidade, além de grandes marketplaces e plataformas digitais, como os cassinos que pagam via pix, se tornaram extremamente populares surfando na aceitação gigante que o PIX teve em todo o Brasil.
E, neste artigo, nós vamos entender melhor a jornada do PIX até se tornar este sucesso que é entre os brasileiros e a influência que esta ferramenta está tendo sobre o mercado internacional.
O PIX foi lançado oficialmente pelo Banco Central brasileiro em 2020 e divulgado pelo governo daquela época, porém, esta ferramenta já estava em desenvolvimento há alguns anos e só precisava ser finalizada para a utilização a nível nacional.
A ferramenta foi criada para ser o melhor que o sistema bancário poderia oferecer, uma ferramenta simples que qualquer um possa utilizar, prática, intuitiva, rápida e segura. Felizmente, o PIX se sai bem em todos estes aspectos, já que oferece a segurança de altíssimo nível, é fácil de se utilizar através de suas chaves cadastradas e completa transações em questão de segundos.
Já nos primeiros meses, o PIX desbancou um dos métodos de pagamento mais utilizados em território nacional em número de transações, o DOC. Pouco tempo depois, o TED, que era o método de pagamento mais utilizado em todo o Brasil foi completamente desbancado pela nova ferramenta que apresentava uma série de vantagens sobre os dois serviços, que não tiveram nenhuma chance e se tornaram uma opção distante dos brasileiros.
Desde então, o PIX vem batendo recorde de utilização e movimentação, demonstrando toda a sua superioridade e popularidade clara com a grande maioria dos usuários brasileiros. O que temos agora, é pessoas físicas e jurídicas, ou seja, empresas, utilizando o PIX tanto para fins pessoais quanto para fins comerciais, movimentando a economia com maior facilidade e trazendo benefícios para todos.
Há vários anos os grandes sistemas bancários vêm procurando formas de desburocratizar e facilitar as transações internacionais, discussão que foi intensificada com o surgimento de centenas de carteiras digitais e ferramentas de pagamento que possibilitaram a usuários de todo o mundo fazer transações em moedas tradicionais, criptomoedas e até mesmo NFT’s.
Esta discussão está indo, agora, para um próximo nível, já que o PIX brasileiro demonstrou que é possível desenvolver e lançar uma ferramenta de pagamento funcional e prática a níveis nacionais e internacionais. Muitos países possuem os seus próprios sistemas que se assemelham ao que temos no Brasil, o que chamou a atenção dos grandes centros bancários que estão procurando uma forma de unificar os sistemas.
O objetivo é o lançamento de uma ferramenta global que possa fazer o que o PIX faz no cenário brasileiro, dando condições tanto para pessoas físicas ou empresas de fazerem as suas transações internacionais em poucos segundos, de forma prática, simples e barata.
Desta forma, desmistificando as transações internacionais e retomando o espaço que os bancos tradicionais perderam ao longo dos últimos anos para as plataformas de pagamento digitais, como as grandes carteiras digitais e gateways de pagamento, como o Paypal, que acumulam milhões de usuários em todo o mundo e mostraram que é possível fazer transações deste nível com segurança e praticidade.
A previsão para o lançamento de um serviço como este é de 2025, vamos aguardar.
O PIX é um dos grandes trunfos brasileiros no cenário internacional, esta ferramenta pode oferecer uma experiência de utilização muito acima do que todos estavam acostumados, até mesmo em questão de taxas e tarifas, não é à toa que se tornou o método de pagamento mais popular entre os brasileiros.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!