Pular para o conteúdo

Waze promove campanha de conscientização ao Maio Amarelo

    Desde 2014, o movimento Maio Amarelo fomenta a discussão do tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito. Por conta disso, o Waze, maior aplicativo de mobilidade comunitário, lança em parceria com outras empresas: Ipiranga, 99, Gringo e a ONG Observatório Nacional de Segurança Viária um mês inteiro de mensagens de conscientização sobre acidentes de trânsito em seu aplicativo.

    A campanha nacional em apoio ao Maio Amarelo é uma criação de todas as empresas. Ao digitar um destino no aplicativo o motorista receberá uma mensagem que o lembre da importância da segurança no trânsito, por exemplo, não esqueça de colocar o cinto de segurança, entre outros. A mensagem tem como base o senso de comunidade, que é intrínseco à plataforma, para engajar motoristas, passageiros e pedestres na construção de um trânsito mais seguro.

    A criação desse projeto, planejado e desenvolvido pela agência Mutato, possibilita diversas maneiras de criar conexões com os públicos dessas marcas que são tão potentes em voz e branding. A estratégia é utilizar a tecnologia e as ferramentas que cada empresa possui para fortalecer uma comunicação ágil e integrada.

    “O Waze é um aplicativo construído pela comunidade e para a comunidade, nós mudamos a forma como as pessoas se locomovem – ajudando as pessoas a economizarem tempo e terem mais qualidade de vida no trânsito. Por outro lado, também prezamos muito pela segurança, por isso que temos funções como alerta de limite de velocidade, aviso de criança ou pet no veículo, reports de acidentes e outras funções importantes para manter os motoristas e seus passageiros sempre protegidos.” diz Heloisa Pinho, Country Manager do Waze no Brasil.

    A Ipiranga é uma empresa parceira do Observatório, que criou o Maio Amarelo em 2014 para chamar a atenção da sociedade sobre os elevados índices de mortes e acidentes no trânsito. Além do Maio Amarelo, a companhia engaja milhares de pessoas em ações similares no Dia do Motorista, no Dia do Caminhoneiro e na Semana Nacional de Trânsito.

    “O engajamento das pessoas é fundamental quando se trata de cuidados no trânsito. Como uma empresa que apoia a mobilidade das pessoas, a Ipiranga tem um papel importante nesse tema, e vai ampliar o movimento ao lado das empresas parceiras como o Waze. Dirigir com atenção e não atender ao celular quando estiver ao volante, são hábitos que podem parecer pequenos, mas são essenciais para evitar acidentes e até salvar vidas”, comenta Bárbara Miranda, diretora de marketing e negócios da Ipiranga. A executiva lembra que a Ipiranga também engajará mais de 20 mil motoristas entre colaboradores, prestadores de serviço e usuários da plataforma de gestão Pró-Frotas, além de campanhas nas redes sociais e na mídia para promover o Maio Amarelo.

    “Temos certeza que, nesse 9º ano do Movimento Maio Amarelo, vamos alcançar brasileiros de todos os lugares. A parceria dessas quatro grandes marcas, em prol da segurança no trânsito, demonstra a preocupação latente desse tema em todos os níveis da sociedade. O sinistro de trânsito é sim hoje, uma preocupação de todos e o Movimento veio para jogar luz sobre esse tema que afeta indistintamente qualquer pessoa que transita”, afirma José Aurelio Ramalho, diretor presidente do Observatório.

    Para a 99, a parceria com o Waze em um momento de mobilização nacional como o Maio Amarelo é natural e totalmente alinhada às práticas da empresa em relação a respeito, responsabilidade e empatia entre motoristas e passageiros na construção de um trânsito mais seguro. Levando segurança como uma prioridade, a companhia disponibiliza mais de 50 recursos para passageiros e motoristas parceiros antes, durante e depois dos trajetos.

    “O Gringo é uma empresa que tem como meta ser o melhor amigo do motorista, então o cuidado com a segurança no trânsito é muito natural. Ficamos honrados com a possibilidade de atuar em conjunto com outras marcas em uma ação como essa porque ela não se resume apenas à crescente comunidade de usuários, mas também atinge parentes e amigos, tanto como motoristas quanto como pedestres”, analisa Rodrigo Colmonero, CEO e co-fundador do Gringo.

     

    Para mais informações, entre em contato conosco: waze@smartpr.com.br.

    Sobre o Waze

    O Waze é pioneiro em navegação social, otimizando a tecnologia móvel e a comunidade global engajada para redefinir as expectativas em relação aos mapas de hoje. O Waze tem a maior rede de motoristas do mundo, que trabalham juntos diariamente para superar o trânsito e economizar tempo e dinheiro. O app recomenda consistentemente as rotas mais rápidas com base em direção em tempo real e dados de milhares de usuários. De redirecionamento de tráfego, postos de combustíveis com preços baixos e ofertas relevantes de grandes marcas, o Waze é uma das companhias de direção mais amplas do mercado. Para baixar o aplicativo, acesse o site do Waze.

    Sobre a 99

    A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.

    Sobre a Ipiranga

    A Ipiranga é uma plataforma de mobilidade e conveniência que facilita o dia a dia das pessoas. Com 85 anos de tradição em operações de excelência e qualidade de combustíveis e atendimento ao consumidor, o relacionamento com clientes e o compromisso com a inovação e o futuro da mobilidade urbana são prioridades do negócio. São mais de 7 mil postos e 6 mil grandes clientes, que aplicam o portfólio pioneiro de produtos e serviços da Ipiranga para atividades da indústria, transporte, logística e carga. Além de ser uma empresa Top of Mind, a Ipiranga tem as maiores marcas de franquias próprias dos segmentos de conveniência e troca de óleo e pequenos reparos, a AmPm e o Jet Oil, além do maior programa de fidelidade do Brasil, o Km de Vantagens, com mais de 36 milhões de participantes. A Ipiranga também é uma empresa cidadã, comprometida com as agendas de diversidade e inclusão social, além de promover a qualificação profissional, oportunidades para entrada de jovens no mercado de trabalho, o voluntariado, iniciativas de descarbonização com o Programa Carbono Zero e o Saúde na Estrada, um dos maiores projetos nacionais para cuidados e bem-estar do caminhoneiro. A empresa é signatária do Pacto Global e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

    Sobre o Gringo

    Gringo foi lançado em 2020, em São Paulo, com o propósito de ser o melhor amigo dos motoristas. Seus milhões de clientes, encontram um jeito simples, seguro e personalizado de monitorar e realizar serviços relacionados a seus documentos e veículos.

    Em 2021, pouco mais de um ano depois de seu lançamento, o Gringo já coleciona conquistas: é o app mais baixado na categoria Auto; participou do programa Scale-Up da Endeavor e Google Growth Academy; e recebeu o selo RA1000 do Reclame Aqui, na categoria serviços online.

    Sobre Observatório

    O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) é uma organização não governamental sem fins lucrativos e reconhecida pelo Ministério da Justiça Brasileiro como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP. Mais que um órgão consultivo, o OBSERVATÓRIO é um órgão de inteligência, com objetivo principal de prover de forma constante à sociedade brasileira os subsídios técnicos necessários para o desenvolvimento seguro do trânsito no Brasil, bem como executar ações que gerem soluções eficientes e necessárias ao convívio harmônico entre pessoas, veículos e vias. Em maio de 2021, completamos dez anos de atuação em todo território nacional. No site do Observatório, a sociedade pode conhecer também outros materiais e outras formas de atuação junto a diversos públicos distintos: www.onsv.org.br.