A música erudita e a dança voguing se unem no projeto Voguing Opera, que vai reunir artes e artistas para contar uma história, revisitando o passado através de uma dança contemporânea. A ação, inédita em Belo Horizonte, vai promover o encontro de dois universos aparentemente bem distantes, o da música clássica e a dança voguing – um estilo inspirado nas poses dos modelos das páginas da revista Vogue. O projeto vai acontecer em março, de forma híbrida, em diferentes frentes de ação: bate-papo e aulas práticas, presencial, com os artistas Safira Ninja Avalanx, Amerikana Puzzle e Timmy 007 e apresentação artística com suas perfomances gravadas e exibidas pelo canal do Youtube do ECA – Espaço de Cultura e Arte – https://bit.ly/36gWblY – , realizador do projeto.
O bate-papo vai acontecer dia 11 de março, sexta-feira, no Centro Cultural Lindéia Regina, às 19h; dia 12, sábado, no Centro Cultural Bairro das Indústrias, às 15h terá uma aula prática; e dia 13 de março, domingo, no Centro Cultural Urucuia, às 15h, mais uma aula prática. O vídeos inéditos estreiam nos dias 16, 23 e 30 de março, quartas-feiras, às 16h.
“Mais do que erudição de uma dança popular ou de popularizar uma ária de ópera erudita, esse projeto é o encontro de dois universos que se dialogam para criar algo completamente novo. Ele também cumpre um papel social e de legitimação, já que o voguing oferece um espaço para a cultura GLBTQI+ sobreviver. Afinal de contas, o voguing é uma forma de expressar a verdade do eu, de contar uma história e de apresentar qualquer tipo de identidade“, explica o idealizador e produtor, Ricardo Matosinho, do ECA – Espaço de Cultura e Arte.
O projeto Voguing Opera é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte / Edital Descentra. Para as apresentações artísticas inéditas, que serão registradas em vídeo, foram escolhidas três músicas ícones do repertório erudito, passando pelos períodos Barroco, clássico e romântico. São elas: Hallelujah (Aleluia), parte do oratório “Messias” (1741) de Georg Friedrich Händel; Der Hölle Rache kocht in meinem Herzen (A vingança do inferno ferve no meu coração), mais conhecida com Rainha da Noite, ária da ópera “A Flauta Mágica” (1791) de Wolfgang Amadeus Mozart; e L’amour est un oiseau rebelle (O amor é um pássaro rebelde), mais conhecida como Habanera, ária da ópera “Carmen” (1875) de Georges Bizet. Exclusivamente para o projeto, A DJ EVEHIVE e o DJ B o u t remixaram as obras de Ópera e acrescentaram as características sonoras do Vogue Beat, trazendo a Cultura Ballroom.
O voguing é um estilo de dança inspirado nas poses que os modelos fazem nas páginas da Vogue, e igualmente influenciado pelos hieróglifos do Antigo Egito e pelos movimentos de ginástica. Frequentemente, a persona adotada pelos voguers é uma paródia codificada da feminilidade tradicional, que tanto glorifica como subverte ideais de beleza, sexualidade e classe. O voguing tem as suas origens na Nova Iorque dos anos 80, tendo sido criado pelas comunidades negras e latinas LGBTQI+ do Harlem.
A dança voguing é uma das manifestações da Cultura Ballroom, movimento político, de ocupação de espaços e de celebração da diversidade de gênero, sexualidade e raça.
Programação Voguing Opera
No dia 11 de março, sexta-feira, às 19h, acontece o bate-papo com Safira Ninja Avalanx (Luiza Vida), no Centro Cultural Regina Lindéia. Na conversa, ela fala sobre o que é a Cultura Ballroom, seu surgimento e como essa se desenvolveu e se expandiu para outros lugares do mundo, principalmente no Brasil. A performatividade que nasce dentro desse movimento cultural é resultado de um contexto histórico marcado pelo racismo, transfobia, xenofobia e todas as manifestações artísticas presentes nessa cultura, sua música, sua dança, suas roupas, suas gírias e estilo de vida são respostas a esses afrontamentos e a ressignificação dessas violências transformando-as em arte.
O vídeo com a performance de Safira Ninja Avalanx (Luiza Vida) no Voguing Opera vai ao ar no dia 16 de março, quarta-feira, às 16h, pelo canal do Youtube do ECA – Espaço de Cultura e Arte – https://bit.ly/36gWblY
No dia 12 de março, sábado, às 15h, no Centro Cultural Bairro das Indústrias, quem conversa com o público é Amerikana Puzzle (Iara Fernandes). Ela dará uma aula prática de runway e face, categorias estéticas importantes para a Cultura Ballroom. Em seu princípio, anteriormente ao voguing, essa cultura se dedicava exclusivamente a categorias que exibiam beleza, moda e passabilidade e essa tradição se mantém até hoje, sendo um dos marcos desse movimento cultural.
O vídeo com a performance de Amerikana Puzzle no Voguing Opera vai ao ar no dia 23 de março, quarta-feira, às 16h, pelo canal do Youtube do ECA – Espaço de Cultura e Arte – https://bit.ly/36gWblY
No dia 13 de março, domingo, às 15h, no Centro Cultural Urucuia, o dançarino Timmy 007 (Jhones Victor) vai ministrar uma aula de Vogue que perpassa a performatividade, seus elementos, história e contexto de criação. A dança voguing é a expressão máxima daquilo que a cultura ballroom representa, trazendo beleza, moda e passabilidade em uma única performance dançada. Uma movimentação que parte de mulheres trans racializadas estrutura-se numa manifestação única, que contempla a criatividade e a liberdade do ser como nenhuma outra dança faz.
O vídeo com a performance de Timmy 007 ((Jhones Victor) no Voguing Opera vai ao ar no dia 30 de março, quarta-feira, às 16h, pelo canal do Youtube do ECA – Espaço de Cultura e Arte – https://bit.ly/36gWblY
Serviço: Voguing Opera
Programação gratuita
Informações: @ecabh
Youtube ECA: https://bit.ly/36gWblY
Bate-papos Voguing Opera
11 de março, sexta-feira
Local: Centro Cultural Lindéia Regina – Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Bairro Regina (Barreiro), Belo Horizonte
Horário: bate-papo, às 19h
Palestrante e dançarina: Safira Ninja Avalanx (Luiza Vida)
12 de março, sábado
Local: Centro Cultural Bairro das Indústrias – R. dos Industriários, 289 – Indústrias I (Barreiro), Belo Horizonte
Horário: bate-papo, às 15h
Palestrante e dançarina: Amerikana Puzzle (Iara
Fernandes)
13 de março, domingo
Local: Centro Cultural Urucuia – R. W-3, 500 – Pongelupe (Barreiro), Belo Horizonte
Horário: bate-papo, às 15h; apresentação às 16h30
Palestrante e dançarino: Timmy 007 (Jhones Victor)
Performances Voguing Opera
16 de março, quarta-feira, às 16h, performance de Safira Ninja Avalanx (Luiza Vida), exibição no canal do Youtube – https://bit.ly/36gWblY
23 de março, quarta-feira, às 16h, performance de Amerikana Puzzle (Iara
Fernandes), exibição no canal do Youtube – https://bit.ly/36gWblY
26 de março, quarta-feira, às 16h, performance de Timmy 007 (Jhones Victor), exibição no canal do Youtube – https://bit.ly/36gWblY