A música erudita e a dança voguing se unem no projeto Voguing Opera, que vai reunir artes e artistas para contar uma história, revisitando o passado através de uma dança contemporânea. A ação, inédita em Belo Horizonte, vai promover o encontro de dois universos aparentemente bem distantes, o da música clássica e a dança voguing – um estilo inspirado nas poses dos modelos das páginas da revista Vogue. O projeto vai acontecer em março, de forma híbrida, em diferentes frentes de ação: bate-papo e aulas práticas, presencial, com os artistas Safira Ninja Avalanx, Amerikana Puzzle e Timmy 007 e apresentação artística com suas perfomances gravadas e exibidas pelo canal do Youtube do ECA – Espaço de Cultura e Arte – https://bit.ly/36gWblY – , realizador do projeto.

O bate-papo vai acontecer dia 11 de março, sexta-feira, no Centro Cultural Lindéia Regina, às 19h; dia 12, sábado, no Centro Cultural Bairro das Indústrias, às 15h terá uma aula prática; dia 13 de março, domingo, no Centro Cultural Urucuia, às 15h, mais uma aula prática. O vídeos inéditos estreiam nos dias 16, 23 e 30 de março, quartas-feiras, às 16h.

Mais do que erudição de uma dança popular ou de popularizar uma ária de ópera erudita, esse projeto é o encontro de dois universos que se dialogam para criar algo completamente novo. Ele também cumpre um papel social e de legitimação, já que o voguing oferece um espaço para a cultura GLBTQI+ sobreviver. Afinal de contas, o voguing é uma forma de expressar a verdade do eu, de contar uma história e de apresentar qualquer tipo de identidade, explica o idealizador e produtor, Ricardo Matosinho, do ECA – Espaço de Cultura e Arte.

projeto Voguing Opera é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte / Edital Descentra. Para as apresentações artísticas inéditas, que serão registradas em vídeo, foram escolhidas três músicas ícones do repertório erudito, passando pelos períodos Barroco, clássico e romântico. São elas: Hallelujah (Aleluia), parte do oratório Messias” (1741) de Georg Friedrich Händel; Der Hölle Rache kocht in meinem Herzen (A vingança do inferno ferve no meu coração), mais conhecida com Rainha da Noite, ária da ópera A Flauta Mágica” (1791) de Wolfgang Amadeus Mozart; e L’amour est un oiseau rebelle (O amor é um pássaro rebelde), mais conhecida como Habanera, ária da ópera Carmen” (1875) de Georges Bizet. Exclusivamente para o projeto, A DJ EVEHIVE e o DJ B o u t remixaram as obras de Ópera e acrescentaram as características sonoras do Vogue Beat, trazendo a Cultura Ballroom.

O voguing é um estilo de dança inspirado nas poses que os modelos fazem nas páginas da Vogue, e igualmente influenciado pelos hieróglifos do Antigo Egito e pelos movimentos de ginástica. Frequentemente, a persona adotada pelos voguers é uma paródia codificada da feminilidade tradicional, que tanto glorifica como subverte ideais de beleza, sexualidade e classe. O voguing tem as suas origens na Nova Iorque dos anos 80, tendo sido criado pelas comunidades negras e latinas LGBTQI+ do Harlem.

dança voguing é uma das manifestações da Cultura Ballroom, movimento político, de ocupação de espaços e de celebraçãda diversidade de gênero, sexualidade e raça.

Programação Voguing Opera

No dia 11 de marçosexta-feira, às 19h, acontece o bate-papo com Safira Ninja Avalanx (Luiza Vida), no Centro Cultural Regina Lindéia. Na conversa, ela fala sobre o que é a Cultura Ballroom, seu surgimento e como essa se desenvolveu e se expandiu para outros lugares do mundo, principalmente no Brasil. A performatividade que nasce dentro desse movimento cultural é resultado de um contexto histórico marcado pelo racismo, transfobia, xenofobia e todas as manifestações artísticas presentes nessa cultura, sua música, sua dança, suas roupas, suas gírias e estilo de vida são respostas a esses afrontamentos e a ressignificação dessas violências transformando-as em arte.

O vídeo com a performance de Safira Ninja Avalanx (Luiza Vida) no Voguing Opera vai ao ar no dia 16 de março, quarta-feira, às 16h, pelo canal do Youtube do ECA – Espaço de Cultura e Arte – https://bit.ly/36gWblY

No dia 12 de marçosábado, às 15h, no Centro Cultural Bairro das Indústrias, quem conversa com o público é Amerikana Puzzle (Iara Fernandes). Ela dará uma aula prática de runway e face, categorias estéticas importantes para a Cultura Ballroom. Em seu princípio, anteriormente ao voguing, essa cultura se dedicava exclusivamente a categorias que exibiam beleza, moda e passabilidade e essa tradição se mantém até hoje, sendo um dos marcos desse movimento cultural.

O vídeo com a performance de Amerikana Puzzle no Voguing Opera vai ao ar no dia 23 de março, quarta-feira, às 16h, pelo canal do Youtube do ECA – Espaço de Cultura e Arte – https://bit.ly/36gWblY

No dia 13 de marçodomingo, às 15h, no Centro Cultural Urucuia, o dançarino Timmy 007 (Jhones Victor) vai ministrar uma aula de Vogue que perpassa a performatividade, seus elementos, história e contexto de criação. A dança voguing é a expressão máxima daquilo que a cultura ballroom representa, trazendo beleza, moda e passabilidade em uma única performance dançada. Uma movimentação que parte de mulheres trans racializadas estrutura-se numa manifestaçãúnica, que contempla a criatividade e a liberdade do ser como nenhuma outra dança faz.

O vídeo com a performance de Timmy 007 ((Jhones Victor) no Voguing Opera vai ao ar no dia 30 de março, quarta-feira, às 16h, pelo canal do Youtube do ECA – Espaço de Cultura e Arte – https://bit.ly/36gWblY

Serviço: Voguing Opera

Programação gratuita

Informações: @ecabh

Youtube ECA: https://bit.ly/36gWblY

Bate-papos Voguing Opera

11 de março, sexta-feira

Local: Centro Cultural Lindéia Regina – Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Bairro Regina (Barreiro), Belo Horizonte

Horário: bate-papo, à19h

Palestrante e dançarina: Safira Ninja Avalanx (Luiza Vida)

12 de março, sábado

Local: Centro Cultural Bairro das Indústrias – R. dos Industriários, 289 – Indústrias I (Barreiro), Belo Horizonte

Horário: bate-papo, à15h

Palestrante e dançarina: Amerikana Puzzle (Iara

Fernandes)

13 de março, domingo

Local: Centro Cultural Urucuia – R. W-3, 500 – Pongelupe (Barreiro), Belo Horizonte

Horário: bate-papo, à15h; apresentaçãàs 16h30

Palestrante e dançarino: Timmy 007 (Jhones Victor)

Performances Voguing Opera

16 de março, quarta-feira, às 16h, performance de Safira Ninja Avalanx (Luiza Vida), exibição no canal do Youtube – https://bit.ly/36gWblY

23 de março, quarta-feira, às 16h, performance de Amerikana Puzzle (Iara

Fernandes), exibição no canal do Youtube – https://bit.ly/36gWblY

26 de março, quarta-feira, às 16h, performance de Timmy 007 (Jhones Victor), exibição no canal do Youtube – https://bit.ly/36gWblY