O concurso Comida di Buteco volta a ser promovido de forma presencial, depois de uma edição cancelada e outra em formato híbrido, em função da pandemia, que exigiu grandes restrições. É hora de matar a saudade! Os butequeiros da capital poderão se reencontrar durante a 22ª edição do Comida di Buteco (CDB), entre 8 de abril e 8 de maio de 2022. Em Belo Horizonte, o concurso contará com 90 butecos participantes , que serão conhecidos no dia 6 de abril.
De acordo com Filipe Pereira, diretor de operações do Comida di Buteco, serão quase 800 butecos de Norte a Sul do país disputando a eleição do melhor buteco em cada um dos 21 circuitos”, conta.
Petiscos variados a R$ 27,00
“É fundamental ressaltar a nossa missão – transformar vidas por meio da cozinha raiz – o buteco como extensão de sua casa. E continuamos a nossa tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita ao público experimentar as criações de muitos butecos; os petiscos participantes 2022 terão um preço fixo de R$ 27,00 em todo o Brasil. E como mais uma novidade, o circuito do Triângulo Mineiro começa a ser ampliado, com a inclusão da cidade de Araguari se somando a Uberlândia”, salienta Filipe Pereira.
A mecânica do concurso
Filipe reforça que se trata de um concurso e não de um festival. “Elege-se o Melhor buteco de cada circuito e não o melhor petisco! Temos vencedores e 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade”, explica.
Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o Melhor Buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.
“Buteco é exemplo de resistência e alegria. É ali que tudo ganha vida. Histórias começam e terminam, sorrisos simplesmente acontecem. A vida acontece lá. É por isso que essa tem sido uma cultura tão brasileira. É por isso que o “buteco sempre vive!”, comemora o diretor de operações do CDB.
Sobre o Comida di Buteco
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes e hoje cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e desde 2016 elege também o Melhor Buteco do Brasil.
Ele é o primeiro concurso do gênero no país e teve os seguintes resultados na sua última edição:
- 480 butecos participantes;
- 400.000 votos;
- 2500.000 petiscos vendidos;
- 4.500 empregos diretos gerados
- 4 milhões de pessoas impactadas nos butecos;
- 13 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.