O conhecido Trem da Vale – que liga a cidade de Ouro Preto à cidade de Mariana – é agora o mais novo parceiro da Associação Circuito do Ouro e compõe a Rota Histórico-Cultural do roteiro Entre Cenários da História.
Locomotiva que liga Ouro Preto à Mariana faz parte do roteiro histórico da região
O tradicional Trem da Vale agora faz parte da Rota Histórico-Cultural da Associação Circuito do Ouro. Compondo o conhecido roteiro “Entre Cenários da História”, o passeio de trem vai funcionar às sextas, sábados e feriados, partindo de Ouro Preto com destino à Mariana.
A Estação de Passagem de Mariana ficou conhecida pela exploração do ouro, que teve início no século XVIII, quando o garimpo contava com milhares de escravos trabalhando no Morro Santo Antônio. No final do século XIX, o trecho foi adquirido por ingleses e deu origem à Mina da Passagem. Desativada em 2001, é considerada hoje a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo. Já as estações de Ouro Preto e Mariana são os pontos inicial e final de cada viagem e completam em 2017, respectivamente, 129 e 103 anos.
A construção da ferrovia que liga as duas cidades foi iniciada em 1883 e concluída somente em 1914. De 2004 a 2006, a Vale revitalizou a antiga ferrovia e também foi responsável pela restauração das quatro estações. Os vagões e a locomotiva foram artesanalmente reformados, conservando suas características originais. O Circuito do Ouro é uma região turística que agrupa 15 municípios com proximidade geográfica e afinidades históricas, culturais e naturais.
Informações:
Partida: de Ouro Preto com destino à Mariana / Mariana com destino para Ouro preto.
Cidades: O trajeto do Trem da Vale inclui quatro estações: Ouro Preto, Vitorino Dias, Passagem de Mariana e Mariana. O percurso ainda garante muitas lições sobre a história do Circuito do Ouro, região que abrange 15 municípios.
Compras: Grupos podem fazer reservas antecipadas e as passagens também são vendidas nas próprias estações Ouro Preto e Mariana, de quarta a domingo, das 8h30 às 17h, ou no site da Vale.
Funcionamento: O Trem funciona às sextas, sábados, domingos e feriados.
Trajeto: O trajeto tem extensão de 18 quilômetros, com prazo estimado de uma hora de viagem.
Vagões: Ele possui seis carros de passageiros, sendo cinco convencionais com 240 lugares e um vagão panorâmico que possui 52 lugares, com uma estrutura transparente que permite uma visão geral das paisagens do percurso, como a cachoeira do Funil, os sítios arqueológicos e a Mata Atlântica (espécies mais frequentes são embaúbas, sangras d’ água, candeias, ingás, piteiras e samambaias), totalizando 292 lugares.
#DicasBH : Crianças e moradores das duas cidades possuem descontos especiais ao apresentar comprovante de residência.