Fonte: Aquila Joias.
Um ano novo é sinônimo de novidades em todos os setores, sendo o mundo fashion um dos mais visados.
As tendências que ditam um ano, no entanto, não necessariamente precisam ser elementos completamente novos. Às vezes, são aspectos já existentes, mas que prometem ganhar ainda mais força nos próximos 12 meses.
Veja a seguir as trends de roupas, calçados e acessórios que devem dominar as lojas em 2022.
A volta dos anos 2000
Nem faz tanto tempo assim que os 2000 se foram, mas já é o suficiente para que as marcas tomassem uma posição saudosista em relação à moda do começo do século XXI.
Na TV e nas redes sociais é possível perceber uma presença bem forte de calças de cintura baixa, minissaias, bandanas, estampas e modelagens de borboleta, barriga de fora e muito jeans.
Para referências bem claras, pense no auge de Christina Aguilera, Britney Spears e Paris Hilton.
Muito brilho
Roupas cheias de brilho não são nada desconhecidas, mas têm poder o suficiente para crescer ainda mais nesta temporada.
Paetês, cristais, tecidos metalizados, lantejoulas e pedrarias vão continuar em alta em 2022.
Muito se engana, porém, quem acha que esses looks só servem para a noite. Os desfiles das grifes Paco Rabanne, Rodarte e Michael Kors, que aconteceram em plena luz do dia – e ao ar livre! – em 2021 provaram exatamente o contrário.
Color block
O color block (ou color blocking) vem fazendo a cabeça dos maiores nomes da moda há alguns anos e, pelo visto, ainda está longe de cair em decadência.
Esse método consiste em usar várias cores bem fortes em um único look, girando em torno de dois ou mais tons de uma paleta.
Os apaixonados por essa tendência, portanto, não têm medo de misturar um blazer laranja vivo com uma calça rosa bubblegum ou um vestido roxo combinado a um casaco amarelo.
Vale tudo para quem é criativo e adora escolhas audaciosas.
Tudo branco
Em contrapartida ao color block, o branco monocromático, isto é, usar branco dos pés à cabeça, também chega com tudo em 2022.
Apesar do visual clean e minimalista, não é todo mundo que tem coragem de sair de casa usando um look completamente claro. Pode não parecer, mas roupas assim exigem uma boa dose de ousadia.
E é exatamente por isso que as maiores marcas do mundo deram destaque especial ao branco nas semanas de moda em Nova York no ano passado – Valentino, Fendi e Hermès foram algumas.
Acessórios
É claro que os acessórios, em especial as joias e semijoias, não poderiam ficar de fora da lista de tendências para a temporada.
Os anéis, brincos e pulseiras de pedras coloridas são uma grande expectativa para os fashionistas do Brasil e do mundo.
Brincos no estilo de aros frontais – argolas um pouco menores – dominaram as passarelas e os tapetes vermelhos dos desfiles e exibições em 2021. São itens simples, elegantes e atemporais.
Acessórios em forma de correntes, com aros bem definidos, também ganharam muita atenção no último ano. São peças poderosas e imponentes que mostram autoconfiança e muito estilo.
Talismãs com significados espirituais continuam em alta, especialmente em berloques e medalhões. O misticismo permite que os designs sejam chamativos e demonstram enorme expressão.
Western boots
As western boots, ou botas de cowboy, sempre estiveram presentes em alguns aspectos da moda norte-americana, mas até mesmo as casas de luxo francesas estão aderindo ao estilo, como é o caso da Saint Laurent e Givenchy.
Feitas de couro, com salto baixo e bico mais fino, os calçados apresentam estampas diversificadas e podem aparecer com ou sem cano.
Não é muito difícil encontrá-los nos looks clicados para o Instagram, combinados com vestidos, saias e calças.
Crochê
O crochê não é mais coisa de vovózinha e agora é parte essencial do closet das influenciadoras de moda.
Por ser tão versátil, várias peças podem ser feitas de crochê: vestidos, tops, shorts e até biquinis.
O mais indicado, porém, é que certas roupas de crochê sejam usadas quando os termômetros marcarem temperaturas mais altas, já que a leveza e os furinhos das peças permitem uma circulação maior de ar.
Sapatos tufted
Muita gente torce o nariz para essa trend, mas isso não impediu que os sapatos tufted, com tiras acolchoadas, ganhassem força nas passarelas e nas lojas.
Internacionalmente, esse estilo já é bem mais conhecido, mas deve chegar ao Brasil apenas agora, no começo de 2022.
Os especialistas dizem que, além dos amantes do universo fashion, os jovens Gen Z serão os grandes responsáveis por disseminar esse tipo de calçado.
Sensualidade
As amostras generosas de pele estão de volta com tudo.
Há quem diga que a tendência voltou porque todos sentem falta do contato humano depois de tanto tempo de pandemia. Outros, atribuem isso ao comeback da moda dos anos 2000.
Independentemente do motivo, espera-se que as marcas invistam em peças curtas, transparentes e com cortes ousados, principalmente em relação aos vestidos.
Nas fashion weeks do ano passado, Gucci, Ludovic de Saint Serni e Versace foram algumas das grifes que deixaram isso bem claro ao desfilarem suas modelos em looks bastante sexy nas passarelas.
Jaqueta biker
As jaquetas de motoqueiro, muito populares nas cenas grunge e punk dos anos 1980, retornam aos holofotes em 2022.
Feitas de couro e geralmente bem largas (oversized), as jaquetas biker se encaixam em diversos formatos: com e sem lapela, com acabamento desgastado, mangas bufantes, cheias de zíperes e pinos, com franjas e em colorações diferentes.
A peça é perfeita para usar por cima daquele look mais justinho de saia, vestido ou calça jeans.