O Teatro EmMov Digital integra o Teatro em Movimento, que está em sua 21ª edição, e lança o curso inédito em Belo Horizonte, de “Formação em Dança e Poéticas Digitais”, com coordenação pedagógica do doutor em Artes Visuais, Leonel Brum. Em formato on line e totalmente gratuito, o curso é dedicado a profissionais e pessoas ligadas às relações entre a dança e o audiovisual, artistas, técnicos e pesquisadores das áreas da dança, performance, cinema, vídeo, teatro, artes visuais e música. Dividido em três módulos, a formação tem duração de três meses, de setembro a dezembro de 2022, com carga horária de 90 horas. As inscrições podem ser feitas do dia 7 a 20 de de setembro pelo site www.teatroemmovimento.com.br. E o curso começa no dia 22 de setembro de 2022.
Esta edição do Teatro em Movimento é apresentada pelo Instituto UnimedBH e pelo Instituto Cultural Vale, tem o patrocínio do Itaú e da Cemig, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.
O Teatro EmMov Digital – com a coordenação-geral de Tatyana Rubim, que divide a coordenação do núcleo formativo com a doutora da UFMG, Mariana Lima Muniz – é uma ampla plataforma de Teatro para web, criada em 2020, e segue, em 2022, com a expansão de seu território de atuação e pesquisa com destaque para o lançamento do curso de Formação em Dança e Poéticas Digitais. O projeto é realizado e produzido pela Rubim Produções.
De acordo com Tatyana Rubim, o curso terá uma característica bem forte do Teatro em Movimento de acompanhar a tendência mundial de compartilhamento de conhecimento e de inovação dentro dos repertórios. “Vamos ampliar nossas ações e trazer o gênero artístico ‘dança’, com toda a sua diversidade e potencialidade, enriquecendo ainda mais um projeto em construção, como é o caso do Teatro EmMov Digital”, explica.
Leonel Brum destaca a importância de trazer o ensino da dança para a web. “O isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19 potencializou um movimento de migração de alguns cursos para a web, sobretudo daqueles que tratam de disciplinas voltadas para as artes. Oferecer um curso totalmente online de dança digital amplia as possibilidades de participação de pessoas de diversas partes do país e mesmo daqueles que se encontram atualmente em outros países que não teriam como acompanhar o curso se ele fosse oferecido presencialmente.”
Além disso, ele reforça o desafio de levar a dança para a tela. “Acredito que a tela seja um espaço possível para se pensar e fazer dança agregando recursos do audiovisual, uma dança impossível de ser realizada no espaço tridimensional que habitamos”, explica. “O maior desafio a ser enfrentado por um profissional é atuar em uma área que carece de um conceito que possa dar conta do que pode vir a ser videodança ou cinedança. Aliás, pensar em definição nessa área é sistematizar e aniquilar aquilo que possa emergir a partir de um processo poético. Tratando-se de uma obra artística, essa condição de ausência de definição/conceito é, na realidade, libertadora”, acredita.
“Formação em Dança e Poéticas Digitais”
O curso de “Formação em Dança e Poéticas Digitais” é dividido em três módulos, interligados entre si. A didática envolve vídeo-aulas, fórum de discussão, aulas interativas e orientações individuais por videoconferência, contatos por whatsapp e por e-mail com tutores e coordenação.
O primeiro apresenta a disciplina que abordará a “Relação entre a dança e o audiovisual”, desde as primeiras relações do cinema com a dança até os dias de hoje, além de introduzir debates a respeito das especificidades das linguagens do audiovisual e da dança a partir da exibição e análise de obras de videodança/cinedança.
O segundo módulo intitulado “Videodança – campo de interações cinestésicas” será voltado para cinestesia e composição, a ser ministrado pela professora Lilian Graça. O objetivo é promover a análise e reflexão de obras videodançadas, inclusive da própria professora, cujos processos de criação e elaboração estética propiciam uma vivência cinestésica ou de movimento. A disciplina busca assim mediar o entendimento da videodança como um campo de interação cinestésica.
O terceiro módulo será ministrado pelo professor Gustavo Gelmini que se dedicará a “Dramaturgia e montagem”. O objetivo é apresentar alguns autores que abordam reflexões sobre a dramaturgia e abrir para debates a respeito das possibilidades de composição para as poéticas da tela, abordando conceitos cinematográficos e apresentando realizações de cinedança assinadas pelo próprio professor.
Durante o curso, serão formados grupos de 10 estudantes. A aula interativa sobre o trabalho final (todos os docentes, com três opções de trabalho de acordo com cada professor) será no dia 6 de outubro, quinta-feira, às 19h30. As datas das aulas interativas podem sofrer alterações que serão avisadas com antecedência pelos tutores. Elas serão gravadas e disponibilizadas na plataforma. Ao final do curso os/as participantes desenvolverão trabalhos práticos a partir dos conteúdos apresentados ao longo dos três módulos.
Para a escolha do professor orientador, cada um deles terá direito a até sete (7) vagas. O preenchimento das mesmas se dará por ordem de chegada. O desenvolvimento do trabalho final do curso com supervisão do corpo docente será de 36 horas.
SOBRE A EQUIPE
Leonel Brum, artista, professor e curador que tem se dedicado nos últimos 20 anos a pesquisar as disciplinas que envolvem as relações entre a dança e o audiovisual. É doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ com o tema da videodança e cinedança. É um dos diretores artísticos do dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança e trabalha como professor dos cursos de Graduação em Dança do Instituto de Cultura e Arte da UFC – Universidade Federal do Ceará. É um dos membros fundadores da Rede Ibero-Americana de Videodança, mais conhecida como REDIV. Atualmente, coordena três importantes projetos: o TEPe: Technologically Expanded Performance, uma parceria entre a UFC e ULisboa; o Midiadança que é um laboratório de dança e multimídia da UFC e ainda este Curso de formação em Dança e Poéticas Digitais.
Lilian Graça, artista e pesquisadora da dança, coreógrafa e videasta. Nos últimos 12 anos vem se dedicando a pesquisar temáticas e realizar obras que tratem da percepção cinestésica na videodança que também é tema de sua pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA – Universidade Federal da Bahia. Desde 2015 vem ministrando aulas de videodança, aprofundando e compartilhando pedagogicamente questões voltadas para as relações da dança com o audiovisual.
Gustavo Gelmini, mestre em dança pela Universidade Paris 8, cujo trabalho se baseia na natureza multidisciplinar das artes e em uma visão documental do indivíduo. Também se debruça na relação filosófica do Tempo e nas tensões entre vulnerabilidade e potência no mundo contemporâneo. Apresentou espetáculos e cinedanças no Brasil e na Europa. Seus trabalhos foram selecionados durante três anos entre os destaques das temporadas pelo jornal O Globo (2016, 2017 e 2019). Seu espetáculo “Fauno” (2018) recebeu o Prêmio CesgranRio de dança para Thiago Oliveira, melhor bailarino.
Serviço:
Teatro EmMov Digital lança curso “Formação em Dança e Poéticas Digitais”
Inscrições de 7 a 20 de de setembro pelo site www.teatroemmovimento.com.br
Gratuito