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Teatro em Movimento completa 21 anos produzindo espetáculos digitais inéditos

    O Teatro em Movimento celebra 21 anos e traz novidades em sua programação, que se estabelece em formato híbrido. Para 2022, o projeto vai atuar em 4 eixos de trabalho – ao invés de 3, como ocorreu na edição anterior, oferecendo: cursos, atividades e repertórios virtuais e presenciais.

     O Eixo 1 é o de Formação, no qual será realizada a segunda edição da Formação em Teatro Digital, destinado a adultos interessados na capacitação profissional em Teatro Digital. E, neste ano, ainda dentro do segmento de educação on-line, serão lançadas duas novas frentes de atuação: o Dança e Poéticas da Tela e o Teatro Digital nas Escolas – para estudantes dos ensinos fundamental e médio. Programação gratuita.

    O Eixo 2 traz a segunda temporada da Websérie, na qual está prevista a estreia de dez episódios, explorando uma nova temática: “Brasilidades”. A ideia é seguir ampliando o protagonismo dos artistas mineiros, onde, além de atuar, são convidados a participar da construção do roteiro e fazer a sua própria filmagem. Programação gratuita.

     O Eixo 3, o CenaWeb, também terá a sua segunda edição e, desta vez, novos diretores entram no desafio de trazer a linguagem teatral para o digital, criando e estreando dois espetáculos. A atriz e cineasta Carla Camurati já está trabalhando com a temática do universo feminino, em uma montagem intitulada “Confessionário”. E o premiado diretor Carlos Gradim vai dirigir uma peça com dramaturgia de Edmundo de Novaes, que trata da finitude e envelhecimento, sendo o elenco formado por artistas brasileiros com mais de 70 anos. Programação gratuita.

    E o eixo 4 prevê o retorno das apresentações presenciais do Teatro em Movimento, em Belo Horizonte, dos aclamados espetáculos “Love Love Love”, com Débora Falabella e Yara de Novaes, de 17 a 19 de março, no Teatro do Minas Tênis; “O Mistério de Irma Vap”, com Luís Miranda e Mateus Solano, dias 2 e 3 de julho, no Sesc Palladium; e “Barbara”, com Marisa Orth, dias 13 e 14 de agosto, no Sesiminas.

    De acordo com Tatyana Rubim, idealizadora e coordenadora do Teatro em Movimento, o projeto assume os seus eixos como segmentos a serem trabalhados, pesquisados e evoluídos, tendo como referência o modo como foi feito em 2020 e 2021. “Os processos estão se definindo e sua evolução seguirá os inputs tecnológicos. No momento em que precisamos ocupar o digital, devido a pandemia, trabalhamos de modo compartilhado, agregando muitos artistas para o desenvolvimento dessa pesquisa. Agora, seguimos com a investigação da linguagem digital, buscando novos impulsos tecnológicos para o campo do teatro e, a partir desta edição, também abrimos para um novo território artístico, que é a dança. Ao mesmo tempo, o Teatro em Movimento sedimenta o compromisso com a formação de plateia, com uma amplitude de público, chegando também às escolas, marcando a sua característica de inovação”, destaca Tatyana Rubim.

    A atuação do projeto, em 2022, segue dentro do que propõe o Teatro EmMov Digital, uma ampla plataforma de Teatro para web, criada em 2019, com a coordenação geral de Tatyana Rubim, que também divide a coordenação de experiências digitais e formação em teatro digital com a doutora da UFMG, Mariana Lima Muniz. E a coordenação da formação em Dança e Poéticas da Tela é de Leonel Brumm, professor e coordenador dos cursos de dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará – ICA/UFC.

    Esta edição do Teatro em Movimento é apresentada pelo Instituto Unimed BH e pelo Instituto Cultural Vale, tem o patrocínio do Itaú e da Cemig e conta com o apoio da CBMM, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

    Eixo 1 – Formação em Teatro Digital 

    A Formação em Teatro Digital tem o objetivo de capacitar para as possibilidades de interação entre o teatro e o universo  digital. É dirigido a atores, diretores, técnicos teatrais e artistas de outras áreas com interesse no Teatro Digital. Entre as disciplinas do curso estão Relações entre teatro e o universo digital; Poéticas Tecnológicas; Processos criativos no audiovisual; Cinema, vídeo e obra digital; Narrativas interativas e games; Elaboração de projetos culturais, etc. 

    Essa segunda edição tem cinco meses de duração e vai acontecer de março a julho de 2022, com 110 horas, na modalidade de educação on-line. São 200 vagas para o curso e 100 vagas por disciplina para ouvintes (que não farão o curso todo). Toda a programação é gratuita.

    As aulas serão aplicadas exclusivamente on-line, na plataforma Microsoft Teams, por professores capacitados nas áreas de artes digitais, teatro digital, games, audiovisual e produção de projetos culturais. O objetivo é que o curso contribua para a abertura de novos mercados para profissionais da área das artes cênicas em Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais e do país. A coordenação pedagógica é da professora doutora da UFMG Mariana Lima Muniz (UFMG).

    As inscrições serão entre os dias 2 a 07 de março e podem ser feitas através do site www.teatroemmovimento.com.br .

    Eixo 1 –  Formação  em Dança e Poéticas da Tela  

    O Teatro EmMov Digital segue com a expansão de seu território de atuação e pesquisa lançando a Formação em Dança e Poéticas da Tela, um curso de dança on-line, sob a coordenação pedagógica de Leonel Brumm, professor e coordenador dos cursos de dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará – ICA/UFC e coordenador do Midiadança: laboratório de dança e multimídia.

    “O curso de Dança e Poéticas da Tela segue uma característica bem forte do Teatro em Movimento de acompanhar a tendência mundial de compartilhamento de conhecimento e de inovação dentro dos repertórios. Vamos ampliar nossas ações e trazer o gênero artístico dança, com toda a sua diversidade e potencialidade, enriquecendo ainda mais um projeto em construção, como é o caso do Teatro EmMov Digital”, acredita Tatyana Rubim, que assina a coordenação geral do Formação em Dança e Poéticas da Tela. A data de início do curso ainda será divulgada e as inscrições serão feitas via site www.teatroemmovimento.com.br. 

    Eixo 1 –  Formação – Teatro Digital nas Escolas 

    O Teatro EmMov Digital chega nas escolas públicas e privadas de ensino com o curso de formação Teatro Digital nas Escolas, sob a coordenação pedagógica de Ana Régis. A ideia é levar os múltiplos gêneros teatrais e o fazer artístico para o debate em sala de aula, junto a adolescentes e jovens de 11 a 17 anos, cursando o Fundamental II e o Ensino Médio. Na formação, que será de forma híbrida, a equipe técnica do projeto convida o professor a assistir a um espetáculo para, em seguida, fazer um estudo, por meio de oficinas com os criadores da montagem e com especialistas em artes cênicas.  A partir daí, o professor é orientado a levar a experiência e o conhecimento adquirido aos seus alunos.

    O objetivo destas atividades é instrumentalizar os alunos para criar conteúdo digital, de preferência com dramaturgia, que terão como suporte o incremento da experiência dos estudantes no uso de suas redes sociais.  Como resultado do projeto, os estudantes atendidos e suas escolas farão uma mostra remota coletiva dos trabalhos criados pelos alunos, com eleição dos melhores vídeos, por votação pública. Inicialmente, o curso será oferecido para professores e alunos das escolas de Araxá e Belo Horizonte. A data de início do curso ainda será divulgada. 

    “Com o Teatro Digital nas Escolas, queremos alcançar essa faixa etária, de 11 a 17 anos, ampliando o público e formando essa nova plateia por meio da democratização e produção do conhecimento. A ideia é que professores, de qualquer disciplina, atuem conosco na instrumentalização de alunos produtores e criadores de conteúdo com alta qualidade nas redes sociais”,  explica Tatyana Rubim.  

    Eixo 2 – Websérie “Brasilidades”

    A segunda temporada da Websérie do Teatro EmMov Digital terá como tema central “Brasilidades” e os 10 episódios previstos serão protagonizados por artistas, sendo a maioria formada por mineiros. Da mesma forma como foi trabalhada a primeira temporada, a ideia é que os próprios atores se gravem, com a liberdade de improvisar e experimentar esse processo de criação, a partir dos textos entregues a eles e que também podem contar com suas colaborações. Com o apoio de uma equipe artística, incluindo Gilberto Scarpa, Eder Santos e Barão Fonseca. A Websérie vai interagir com esse artista que estará trabalhando com seus próprios recursos e contará com a assessoria de uma equipe técnica especializada. Os episódios serão exibidos nas redes sociais do @teatroemmovimento e terão, em média, 4 minutos. 

    “Com a temática “Brasilidades” , a ideia é trazer toda a essência do Brasil, do Barroco à Semana Semana de Arte Moderna de 1922, da arte popular à contemporânea, explorando tradições, costumes, arte e cultura, por meio dessas cenas curtas. A Websérie preza por manter uma amplitude de participação da diversidade de gênero, dando espaço para o  ator atuar, criar, roteirizar e integrar-se a todo o processo.  Além de dar continuidade à pesquisa mais verticalizada do teatro digital que estamos produzindo, juntos”, explica Tatyana Rubim. 

    Eixo 3 –  CenaWeb – espetáculos virtuais inéditos

    Nesta segunda edição do CenaWeb, o Teatro EmMov Digital realiza duas montagens virtuais inéditas, concebidas exclusivamente para o ambiente digital, trazendo dois novos diretores para o projeto. A premiada atriz e cineasta Carla Camurati já trabalha no espetáculo documentário “Confessionário”, tendo como ponto de partida o universo feminino. Para o segundo repertório, Tatyana Rubim convidou o diretor Carlos Gradim e o dramaturgo Edmundo de Novaes, que trabalham em um texto que vai tratar da finitude da vida e do envelhecimento, colocando em cena atores com mais de 70 anos. 

    A previsão de estreia é no segundo semestre de 2022. 

    Eixo 4 – Espetáculos presenciais

    O repertório de programação presencial do Teatro Em Movimento segue com a curadoria de Tatyana Rubim, trazendo importantes montagens que estão estreando ou retomando a circulação pelo país. Seguindo com as normas de segurança contra o Covid-19 impostas pelos autoridades de governo local, estão previstos para o primeiro semestre de 2022 os espetáculos:

    “Love, Love, Love” é o segundo trabalho do Grupo 3 de Teatro, formado por Débora Falabella, Yara de Novaes e Gabriel Fontes Paiva, com a dramaturgia do inglês Mike Bartlett, que faz de pequenas situações um espelho da sociedade.  Neste espetáculo, um núcleo familiar é o mote para retratar conflitos geracionais e a desilusão com ideologias. As apresentações serão de 17 a 19 de março, no Teatro do Minas Tênis, em Belo Horizonte. 

    “O Mistério de Irma Vap”, com Luis Miranda e Mateus Solano, estreia no grande teatro do Sesc Palladium nos dias 2 e 3 de julho. A trama original se passa em um lugar remoto da Inglaterra e conta a história de Lady Enid (Mateus Solano), a nova esposa do excêntrico Lord Edgar (Luis Miranda). Ela tem que se adaptar a viver em uma mansão mal-assombrada pelo fantasma da primeira esposa de seu marido – o lugar onde o filho do casal foi morto por um lobisomem. Na casa, há também uma governanta esquisitíssima, que assume a posição de arqui-inimiga da recém-chegada. Para retomar o amor de seu marido, Lady Enid come o pão que o diabo amassou e pratica peripécias divertidas. Ao contrário da história original, a nova versão será situada em um trem fantasma de um parque de diversões macabro, com os atores Luis Miranda e Mateus Solano dando vida a vários personagens, entre humanos e assombrações. Segundo o diretor Jorge Farjalla, as referências para a montagem são a estética dos filmes de terror dos anos 1980, assim como o videoclipe “Thriller”, de Michael Jackson. 

    “Barbara”, com Marisa Orth, terá duas apresentações nos dias 13 e 14 de agosto, no Teatro Sesiminas. Como nada é por acaso no teatro, “Barbara” surge exatamente às vésperas da celebração de 40 anos da vitoriosa carreira de Marisa Orth. Uma das atrizes mais versáteis de sua geração, com imensa contribuição na TV, teatro musical, cinema e música, Marisa volta às suas origens para comemorar a data. A montagem é livremente inspirada a partir de “A saideira: uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência”, de Barbara Gancia. A idealização e direção são de Bruno Guida. 

    Sobre o Instituto Unimed-BH 

    Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui (https://resultadosinstituto.unimedbh.com.br/2020/) e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH. 

    Sobre o Itaú Unibanco

    O Itaú Unibanco é um banco digital com a conveniência do atendimento físico. Estamos presentes em 18 países e temos mais de 60 milhões de clientes, entre pessoas físicas e empresas de todos os segmentos, a quem oferecemos as melhores experiências em produtos e serviços financeiros. Temos uma agenda estratégica com foco na centralidade do cliente, que passa por duas transformações: cultural e digital, ambas sustentadas na diversidade do nosso povo. Fomos selecionados pela 22ª vez consecutiva para fazer parte do Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI World), sendo a única instituição financeira latino-americana a integrar o índice desde sua criação, em 1999.