Em parceria com empresa de gestão de resíduos, projeto já reduziu cerca de 195 toneladas de lixo em quatro anos
Um projeto que tem como meta reaproveitar o lixo gerado pela Praça de Alimentação do BH Shopping para a produção de fertilizante orgânico. O resultado? Custo zero para o empreendimento e nota 10 para a contribuição ambiental. “Como estamos gerando menos volume de lixo, renegociamos os contratos com as empresas de caçambas que levam o material ao aterro e com a empresa de jardinagem que agora deixa de usar outro tipo de fertilizante, fazendo uso daquele produzido no próprio empreendimento para nossos jardins internos e externos e também para as praças da região das quais cuidamos”, conta o superintendente do BH Shopping, Durleno Rezende.
Batizado de BH Eco Shopping e realizado em parceria com as empresas Locavia (gestão de resíduos) e a BioIdeias (empresa de biotecnologia), a iniciativa comemora quatro anos com a redução de cerca de 195 toneladas de resíduos orgânicos. “Anteriormente tínhamos uma iniciativa para o descarte correto do lixo, mas nossa meta era obter uma operação que pudesse contribuir de fato com o meio ambiente e com a sociedade. Nossos resultados mostram que estamos no caminho certo”, afirma Sergio Giacomelli, gerente de Operações do mall.
Se no primeiro ano o projeto reduziu 25,7 toneladas, somente no primeiro trimestre de 2018 ele já alcançou esse valor. No segundo ano, o crescimento do volume foi de 126%, totalizando mais de 58 toneladas reduzidas. Em 2017 o resultado foi ainda mais positivo com uma redução de 86,5 toneladas no ano, 49% a mais que no ano anterior e 236% a mais que no primeiro ano do projeto. Atualmente representa uma redução mensal de 8,7 toneladas/mês e a expectativa é chegar a 10 toneladas/mês nos próximos dois anos.
Processo rápido e inodoro
A matéria-prima usada para a produção do fertilizante orgânico é o resíduo de alimento gerado na Praça de Alimentação e também resíduo verde (proveniente de plantas que seriam descartadas). O material, coletado diariamente, passa por uma primeira triagem feita pela equipe de limpeza do empreendimento e é encaminhado para a Unidade Compacta de Tratamento de Resíduos (UCTR), localizada no shopping. Neste local, é feita uma segunda triagem, ou seja, a separação do alimento dos demais resíduos.
Todo o material é pesado de 100 em 100 quilos e colocado em uma esteira com serragem. Giacomelli explica que, depois disso, o material é direcionado, via esteira, para um equipamento chamado Bio Reator, onde “a mágica acontece”. “As enzimas criadas pela BioIdeias são inseridas no processo e são as responsáveis pela aceleração da decomposição”. O método, que é praticamente inodor em função das enzimas, dura aproximadamente 45 minutos. Após isso, o fertilizante orgânico está quase pronto: basta retirar o material e deixar descansar por cerca de quatro dias. Em seguida, tudo é triturado e, depois de mais três dias, já pode ser utilizado.
Sobre o BH Shopping
Fundado em 1979, o BH Shopping é o mais completo centro de compras de Minas Gerais. São cerca de 400 lojas distribuídas em quatro pavimentos que oferecem o melhor da moda, gastronomia, entretenimento, cultura, lazer e diversão. O empreendimento conta com 10 salas de cinema, praça de alimentação com mais de 27 operações, espaço gourmet e um dos maiores centros de diversão eletrônica da América Latina, o HotZone. As maiores tendências, melhores marcas e grandes novidades estão sempre presentes pelos corredores do mall e agradam todas as gerações e os mais variados estilos.
O BH Shopping foi o primeiro shopping center desenvolvido pela Multiplan, uma das maiores empresas deste segmento no país, que atualmente gerencia e detém uma carteira com 19 unidades em operação nos mercados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Alagoas.