Pular para o conteúdo

Shopping apresenta resultados do projeto que produz fertilizante orgânico a partir do lixo gerado pela praça de alimentação

    Em parceria com empresa de gestão de resíduos, projeto já reduziu cerca de 195 toneladas de lixo em quatro anos

    Um projeto que tem como meta reaproveitar o lixo gerado pela Praça de Alimentação do BH Shopping para a produção de fertilizante orgânico. O resultado? Custo zero para o empreendimento e nota 10 para a contribuição ambiental. “Como estamos gerando menos volume de lixo, renegociamos os contratos com as empresas de caçambas que levam o material ao aterro e com a empresa de jardinagem que agora deixa de usar outro tipo de fertilizante, fazendo uso daquele produzido no próprio empreendimento para nossos jardins internos e externos e também para as praças da região das quais cuidamos”, conta o superintendente do BH Shopping, Durleno Rezende.

    Batizado de BH Eco Shopping e realizado em parceria com as empresas Locavia (gestão de resíduos) e a BioIdeias (empresa de biotecnologia), a iniciativa comemora quatro anos com a redução de cerca de 195 toneladas de resíduos orgânicos. “Anteriormente tínhamos uma iniciativa para o descarte correto do lixo, mas nossa meta era obter uma operação que pudesse contribuir de fato com o meio ambiente e com a sociedade. Nossos resultados mostram que estamos no caminho certo”, afirma Sergio Giacomelli, gerente de Operações do mall.

    Se no primeiro ano o projeto reduziu 25,7 toneladas, somente no primeiro trimestre de 2018 ele já alcançou esse valor. No segundo ano, o crescimento do volume foi de 126%, totalizando mais de 58 toneladas reduzidas. Em 2017 o resultado foi ainda mais positivo com uma redução de 86,5 toneladas no ano, 49% a mais que no ano anterior e 236% a mais que no primeiro ano do projeto. Atualmente representa uma redução mensal de 8,7 toneladas/mês e a expectativa é chegar a 10 toneladas/mês nos próximos dois anos.

    Processo rápido e inodoro
    A matéria-prima usada para a produção do fertilizante orgânico é o resíduo de alimento gerado na Praça de Alimentação e também resíduo verde (proveniente de plantas que seriam descartadas). O material, coletado diariamente, passa por uma primeira triagem feita pela equipe de limpeza do empreendimento e é encaminhado para a Unidade Compacta de Tratamento de Resíduos (UCTR), localizada no shopping. Neste local, é feita uma segunda triagem, ou seja, a separação do alimento dos demais resíduos.

    Todo o material é pesado de 100 em 100 quilos e colocado em uma esteira com serragem. Giacomelli explica que, depois disso, o material é direcionado, via esteira, para um equipamento chamado Bio Reator, onde “a mágica acontece”. “As enzimas criadas pela BioIdeias são inseridas no processo e são as responsáveis pela aceleração da decomposição”. O método, que é praticamente inodor em função das enzimas, dura aproximadamente 45 minutos. Após isso, o fertilizante orgânico está quase pronto: basta retirar o material e deixar descansar por cerca de quatro dias. Em seguida, tudo é triturado e, depois de mais três dias, já pode ser utilizado.

    Sobre o BH Shopping
    Fundado em 1979, o BH Shopping é o mais completo centro de compras de Minas Gerais. São cerca de 400 lojas distribuídas em quatro pavimentos que oferecem o melhor da moda, gastronomia, entretenimento, cultura, lazer e diversão. O empreendimento conta com 10 salas de cinema, praça de alimentação com mais de 27 operações, espaço gourmet e um dos maiores centros de diversão eletrônica da América Latina, o HotZone. As maiores tendências, melhores marcas e grandes novidades estão sempre presentes pelos corredores do mall e agradam todas as gerações e os mais variados estilos.

    O BH Shopping foi o primeiro shopping center desenvolvido pela Multiplan, uma das maiores empresas deste segmento no país, que atualmente gerencia e detém uma carteira com 19 unidades em operação nos mercados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Alagoas.