Com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos, a série Ideias, promovida desde maio de 2020 pelo Sesc, por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal no YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A iniciativa abre a programação 2021 de debates neste sábado, dia 09 de janeiro, tratando do tema Um Ano Sem Folias: Os Reisados em Tempos de Isolamento Social. Confira a programação:
Sábado (9)
Um Ano Sem Folias: Os Reisados em Tempos de Isolamento Social
A Folias de Reis faz parte do calendário católico que comemora os Santos Reis e agrupa devotos que celebram os Magos do Oriente – Gaspar, Baltazar e Melquior (muitas vezes chamado de Belquior) – com cortejos, músicas e visitas, de porta em porta, no período que vai de 25 de dezembro a 6 de janeiro. No Brasil, a partir da colonização, a Folia de Reis se espalhou pela rota dos Bandeirantes e se desenvolveu pela região chamada etnicamente de caipira.
Portanto, no encontro, serão debatidas as consequências da pandemia causada pela Covid-19 na clássica celebração e a importância da manifestação das culturas populares tradicionais. Pesquisadores e mestre contam as histórias da Folia de Reis dos Prudêncio de Cajuru (SP), com um repertório de mais de 50 toadas diferentes, e da Festa de Reis de Palmital (SP), considerada a maior do gênero no país.
Participantes: Mário Reis – mestre embaixador da companhia de Reis Água das Anhumas, da cidade de Palmital (SP), há mais de 23 anos, criador e professor do projeto Novos Foliões; e Priscila Ribeiro – foliã de Santos Reis, musicista, etnomusicóloga, mestre em música e doutoranda (ECA/USP). Tem na Folia de Reis uma herança familiar, que além de fazer parte de sua prática, também é objeto de sua pesquisa.
Mediador: Alberto T. Ikeda – professor de Etnomusicologia, Culturas Populares e Metodologia da Pesquisa, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), e do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM), ambos da Universidade de São Paulo (USP), consultor da Cátedra Kaapora, da Diversidade Cultural e Étnica na Sociedade Brasileira, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Apresentação: Edson Martins Moraes – integrante da equipe do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.