Pular para o conteúdo

Rota do blues – Edição “Blues para todos”

    No dia 09 de abril chega na região do Barreiro, o Rota do Blues, Edição “Blues para Todos”, no Centro Cultural Urucuia, em Belo Horizonte.

    O Rota do Blues acontece desde 2014, com o objetivo de fomentar, incentivar e disseminar o gênero Blues, trazendo para nossa cidade os grandes nomes do Blues nacional e internacional, com a intenção de colocar Belo Horizonte na rota dos festivais de Blues do Brasil. Tem por característica destacar a cena do Blues local e criar o intercâmbio cultural entre os artistas deste segmento, produtores e o público.

    Com o intuito de disseminar e fomentar o público, promovendo a descentralização cultural, esta edição especial “Blues Para Todos”, levará o Blues para outras regiões da cidade. O evento terá entrada gratuita e profissional preparado para atender pessoas com deficiência. Teremos o workshop: “A guitarra no Blues” com Alexandre da Mata, com inscrições gratuitas pelo site: www.rotadoblues.com e a exposição de arte: “Um olhar sobre o Blues” com Marcos Kaoy do Barracão Antiguidades e Arte.

    No line up, shows com a cantora Nanda Moura diretamente do Rio de Janeiro, as bandas Soul Much Blues, Alexandre da Mata & The Black Dogs, Little Butter e a participação especial de Roberta Magalhães, vocalista da banda Ablusadas.

    Idealizado pelo guitarrista e produtor cultural Bruno Marques (Marques Produções) e conta com a coprodução do baterista e produtor cultural Zanarth (Atividade Produção). Esta edição será realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte / Edital Descentra.

    Sobre as atrações

    Nanda Moura (RJ)

    É uma estudiosa do Blues tradicional, tendo como referências principais, artistas dos anos 20 e 30, como Blind Willie Johnson, Son House, Robert Johnson, Skip

    James, e ainda as grandes Divas Bessie Smith, Memphis Minnie e Ma Rainey.

    Em 2021 lançou seu álbum “QUARENTENA”, que foi concebido em plena pandemia, uma visão sensível, uma interessante reflexão sobre o que foi esse período de confinamento, utilizando canções do Blues Tradicional.

    Soul Much Blues

    A Soul Much Blues apresenta standarts dos dois gêneros da música negra que dão nome à banda. No repertório, versões de Heartbreak Hotel, Summertime, I Put A Spell On You, I’m a Woman, Hoochie Coochie Gal, Chain of Fools, Mustang Sally e muitos outros sucessos. O grupo é formado por Laura Lima (lead vocal), Artur Santos (guitarra e voz), Leo Lima (teclado e voz), Rodrigo Belisário (baixo) e Benny Cohen (bateria e voz).

    Alexandre da Mata & The Black Dogs

    Alexandre da Mata apresenta seu trabalho mais autoral, tocando canções do álbum “AllThemReasons”, e versões de grandes clássicos do blues. Ao lado dos parceiros de banda, Irene Dias (vocal), Cinara Motta (baixo), Danilo Temponi (bateria) e Sandro Verissimo (teclado).

    Little Butter                                              

    “Little Butter é uma banda de Jump Blues. A banda idealizada e liderada pelo gaitista Eduardo Sanna está se tornando hoje um dos expoentes do blues tradicional de Minas Gerais. Participação especial de Roberta Magalhães, vocalista da banda Ablusadas.

    Rota do Blues – Edição “Blues para Todos”

    09 de abril – 16h

    Centro Cultural Urucuia

    Rua W-3, 500 – Bairro Pongelupe (Barreiro) – BH/MG

    Entrada gratuita

    Inscrições para workshop no site: www.rotadoblues.com