Quando se trata de pedir empréstimo em seu empreendimento, duas das opções mais populares para aqueles que desejam abrir uma empresa são o PF (Pessoa Física) e o MEI (Microempreendedor Individual). Embora ambos possam ser utilizados para iniciar um negócio, existem algumas diferenças importantes entre eles que devem ser levadas em consideração. O PF refere-se a uma pessoa que deseja atuar como empreendedor de forma autônoma, sem a necessidade de abrir uma empresa formalmente registrada. Já o MEI é uma categoria criada para formalizar a situação de pequenos empresários, permitindo que eles paguem impostos de forma simplificada e tenham acesso a benefícios como aposentadoria e seguro-desemprego. Neste artigo, vamos explorar mais detalhadamente as diferenças entre essas duas opções, para que você possa escolher a melhor opção para o seu negócio.

Dúvidas e diferenças

Essa é uma dúvida muito comum e relativamente simples de explicar e diferenciar. Dizemos que uma pessoa (PF) nasce com esse status, ou seja, todo cidadão reconhecido pelo estado. Essa PF tem direitos e deveres inerentes desde o nascimento até a morte, cabendo ressaltar que, por exemplo, uma pessoa sem CPF não é impedimento para ser reconhecida como PF.

Por outro lado, o Microempreendedor Individual (MEI) também é considerado PF por exercer algumas atividades empresariais em nome próprio.

Fora isso, não há diferença entre o patrimônio empresarial desenvolvido por esse microempresário e o próprio patrimônio pessoal.

Ou seja, os MEIs pagam o mesmo conjunto de impostos que os PFs (IPTU, IPVA, IOF etc.). Logo, ambos conseguem pedir empréstimos utilizando um SIM Digital.

O que é um cartão SIM digital, serve para empréstimo?

O SIM Digital é uma modalidade de empréstimo indicada para empreendedores que se enquadrem na categoria Pessoa Física (PF) e/ou Microempreendedor Individual (MEI).

Para beneficiar deste crédito, devem cumprir as regras do Regime Simplificado de Microfinanças Digitais para Empresários (SIM Digital).

O programa CAIXA define um conjunto de critérios para incentivar os brasileiros que desejam abrir um negócio, além de medidas para incentivar e formalizar a criação de pequenos negócios em todo o país.

Esta é mais uma oportunidade para a CAIXA abrir seu próprio negócio, seja criando-o do zero ou formalizando um já existente. Com o empréstimo SIM digital da Caixa, você poderá:

  • Pagamento de despesas diversas, como despesas com seus fornecedores, salários de funcionários;
  • Pagar a manutenção do seu negócio (luz, água, etc.);
  • Compra de produtos e insumos;
  • E muito mais!

Solicitar crédito é uma ferramenta importante para quem quer expandir ou até mesmo abrir seu próprio negócio. Como este artigo demonstra, pode levar a uma maior vitalidade e mais receita para você e sua empresa.

Para isso, a Caixa tem apostado nas necessidades dos pequenos empreendedores no Brasil, com iniciativas como a oferta de crédito pelo app Caixa Tem, que abrirá diversas portas para quem busca esse dinamismo e impulso na carreira.

Dessa forma, a construtora conquistará novas oportunidades, gerará empregos e capacitará ainda mais os pequenos empreendedores brasileiros à medida que seu negócio se desenvolver e amadurecer.

Para solicitar o empréstimo, clique aqui.

-> Empréstimos CAIXA TEM Pessoa Física: A Melhor Opção para suas Necessidades Financeiras <-

-> Empréstimos CAIXA TEM Pessoa Jurídica Microempreendedor: Como Obter o Melhor Financiamento <-

By Nimai

Apaixonado por Belo Horizonte, pai de duas meninas maravilhosa e marido da dona!