Este ano a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais apresenta a série “Fora de Série” em que traz, através da música, a história das orquestras ao longo do tempo. Neste sábado (07), acontece o concerto “Orquestra pré-clássica”, com regência do maestro convidado Luís Gustavo Petri. A apresentação ainda conta com a participação de Rommel Fernandes, no violino, e Philip Hansen, no violoncelo. O espetáculo chega ao público pela TV aberta, ao vivo, em uma edição especial do programa Harmonia, da Rede Minas.
A orquestra pré-clássica, entre os períodos barroco e clássico, adquiriu maior estrutura e raízes nas várias cidades europeias. O repertório sinfônico foi representado nas salas de concerto e nos teatros de ópera. Esse momento histórico é explorado no concerto da Filarmônica. A programação traz “Abertura Zemira”, de Nunes Garcia; “Sinfonia concertante para violino e violoncelo em Lá maior”, de Johann Sebastian Bach; “Sinfonia nº 1 em Ré maior, G. 490”, de Luigi Boccherini; “Orfeu e Eurídice”: “Abertura”, “Dança dos espíritos abençoados” e “Dança das fúrias”, de Christoph Gluck; e “Sinfonia nº 7 em Dó maior, Hob. I:7, “A Tarde”, de Joseph Haydn.
O programa especial Harmonia com o “Fora de Série – A orquestra pré-clássica”, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, vai ao ar ao vivo, neste sábado (07), às 18h, pela Rede Minas. O público ainda pode acompanhar a apresentação, nesse mesmo horário, pelo do canal do programa no YouTube (youtube.com/harmoniatv). No domingo (08), às 14h, tem mais Harmonia, pela Rede Minas, com entrevista com o músico e professor Yuzo Akahori que fala sobre o shamisen, um instrumento importante da cultura japonesa, além de outras novidades.