Pular para o conteúdo

Orquestra Opus sobe ao palco dia 1º de amaio, acompanhada do grupo Giramundo

    Orquestra Opus e o grupo Giramundo estarão juntos no palco para apresentação do espetáculo O carnaval dos animais, com trilha executada ao vivo. Inspirado na Fantasia para pequena orquestra, do compositor francês Camille Saint-Sãens (18351921), a montagem reúne em uma mesma peça, a maior coleção de marionetes de fio do grupo Giramundo, nesta icônica produção. A apresentação, indicada para toda a família, será no dia 1º de maio, domingo, às 16h. Ingressos disponíveis em bit.ly/OPUS-e-GIRAMUNDO

    No enredo, as marionetes contam a história que se desenrola a partir da decisão do Leão de convidar todos os animais para uma festa na floresta. No entanto, o grande rei proíbe a entrada daqueles com boca grande e deixa o jacaré e o sapo furiosos. Revoltados, eles usam vários artifícios para participar do alegre evento, causando alvoroço e confusão.

    O carnaval dos animais” é uma obra para dois pianos e orquestra, composta por 14 pequenas peças que contam, de maneira divertida, uma história onde os animais se encontram para festejar. Nesse espetáculo convergimos a música e o teatro numa narrativa lúdica que encanta crianças e adultos“, explica o maestro da Orquestra Opus, Leonardo Cunha.

    Giramundo

    Criado em 1970, em Belo Horizonte, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Maria Antonieta Martins (Madu), o Giramundo é um grupo de teatro de bonecos, cujo centro de identidade persiste na atividade de construção de montagens teatrais. Em 50 anos de atuação, o Grupo montou 36 espetáculos teatrais, construindo um acervo de mais de 1.500 bonecos. Pelo seu trabalho, o Grupo já recebeu mais de 30 premiações, entre elas o prêmio Molière, a Medalha de Honra da Inconfidência, a medalha “Santos Dumont” e a Ordem do Mérito Cultural.

    Orquestra Opus

    Nesses 15 anos de fundação, a Orquestra Opus realizou mais de 200 espetáculos por oito estados brasileiros, onde pode fomentar a música orquestral, motivo que levou à criação do projeto Orquestrando Brasil, iniciado em 2006. Além desses concertos onde busca democratizar a música de concerto com uma comunicação mais próxima do público, a Orquestra Opus começou a convidar artistas da MPB para realizar o projeto Orquestra OPUS convida. Com este projeto, realizou espetáculos com Milton Nascimento, Daniela Mercury, Ana Carolina, Fafá de Belém, Guilherme Arantes, Leo Jaime, Flávio Venturini, Sá & Guarabyra, Maria Gadú, Dado Villa-Lobos, Derico Sciotti, Sandra de Sá e Nando Reis, o que deu uma notoriedade e experiência nessa mistura de música popular com música erudita. Ao longo desses anos, a Orquestra Opus gravou 2 CDs e levou a música brasileira para outros países, como Alemanha, França e Peru.

    Serviço: 

    Orquestra Opus e Giramundo apresentam O carnaval dos animais

    Data: 1º de maio, domingo, às 16h

    Local: Centro Cultural Unimed BH-Minas (Rua da Bahia 2244 – Lourdes)

    Ingressos: bit.ly/OPUS-e-GIRAMUNDO

    Classificação Livre

    Duração: aproximadamente 45 minutos

    Informações: @orquestraopus