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O Marketing Digital e sua Importância no Setor de Apostas Esportivas

    O marketing digital revolucionou por completo a maneira como empresas, produtos e serviços são anunciados. Antigamente, não se imaginava como a internet chegaria a alcançar tantas pessoas no mundo todo, e hoje não podemos mais imaginar como seria a vida sem a conexão que temos através da rede de computadores. Muito disso se deve ao marketing digital e seu surgimento em diversas camadas da sociedade, inclusive das apostas esportivas online e sites de jogos de cassino.

     

    Os top casinos online do mundo hoje se preocupam bastante com a marca e a forma como ela pode ser espalhada e consolidada. Para isso, milhares de empresas vêm contratando staff especializado no assunto para fazer crescer o seu nome, não apenas entre os aficionados por esportes e jogos, mas também por aqueles que indiretamente possam se beneficiar com as apostas esportivas e jogos online.

     

    Hoje em dia, o marketing digital desenvolveu uma área especializada em esportes, o chamado marketing esportivo e através dele, milhares de empresas esportivas e ligadas ao esporte têm a chance de promover e levar o esporte e suas equipes ao topo do sucesso. 

     

    Vamos então neste artigo explicar sobre o que é marketing esportivo e suas principais características, além de mencionarmos as tendências para os próximos anos. Acompanhe aqui!

     

    Marketing Esportivo e suas Principais Características

     

    Em 2020, o mercado de apostas esportivas movimentou mais de 70 bilhões de dólares! Não se pode negar que este setor vem crescendo assustadoramente, e, com ele, a popularidade de esportes antes não tão relevantes para muitos, como a corrida de cavalos e hóquei no gelo. 

     

    No Brasil, as casas de apostas esportivas são as principais responsáveis pelos patrocínios dos clubes de futebol mais organizados e populares, como Flamengo e Corinthians. Os clubes brasileiros m 2021 movimentaram mais de R$800 milhões somente em patrocínios, sendo 25% deste valor exclusivamente oriundos de casas de apostas, como a Betano e bet365.

     

    Com isso, há de se convir que é muito mais conveniente e ao mesmo rentável investir em estratégias criativas de marketing com a intenção de captar a atenção do torcedor, e não apenas oferecer bônus de boas-vindas para serem usados nas apostas. Análises mais aprofundadas sobre os jogos e modalidades, cashback, promoções exclusivas e por tempo limitado, além de demontração de experiências de outros apostadores podem fazer a diferença.

     

    E pensando nisso, o marketing esportivo veio para poder alavancar os negócios das empresas em um espaço 100% digital. Pensando nessa paixão do torcedor por esportes e torneios (vide recentemente a Copa do Mundo do Catar), o marketing esportivo surgiu como uma tremenda oportunidade de inovação.

     

    Através dele, as empresas puderam acreditar na melhoria do relacionamento entre os diferentes públicos, sem contar no aumento considerável dos lucros advindos dos eventos promovidos por este setor. Ou seja, o marketing esportivo vem se consolidando dia após dia como uma ferramenta mais do que eficiente e extremamente lurativa na geração de oportunidades variadas de negócios. Em curtas linhas, pode-se dizer que o marketing esportivo usa o esporte como ferramenta própria para engajamento e comunicação entre os setores correlacionados.

     

    Os artifícios e recursos do marketing esportivo estão diretamente unidos as particularidades do universo do esporte, que vai de fato muito além das marcas, atletas e times que os representam. Envolve também a paixão e emoção proporcionados pelo esporte em geral. E o resultado disso tudo é o aumento surpreendente da receita e visibilidade das marcas envolvidas, além dos atletas, tornando assim possível um engajamento mais direto do torcedor e estímulo maior ao esporte, principalmente as categorias de base e esportes menos conhecidos pelo público.

     

    A funcionalidade principal do marketing esportivo, por assim dizer, é trabalhar com foco nos sentimentos despertados no torcedor, através do engajamento de pessoas e contínuo desenvolvimento em prol de atrair novos adeptos. Quando o marketing esportivo (uma campanha, por exemplo), é bem elaborado, a visibilidade e resultados são surpreendentes.

     

    E o que faz um profissional de marketing esportivo? Algumas das funções são:

     

    • Verificar e coletar registros historicos para saber sobre a evolução e desenvolvimento do esporte no mercado esportivo.
    • Elaborar modelos de gestão, apresentar propostas ousadas e de valor de acordo com cada contexto proprio, no intuito de aperfeiçoar as práticas já estabelecidas.
    • Apontar possíveis influenciadores ligados ao ambiente esportivo, além de atender a demanda de informaçoes e novidades.

     

    Estratégias de Marketing para Casas de Apostas

     

    O que dizer então sobre o marketing esportivo voltado para as casas de apostas, e como isso pode aumentar a visibilidade das empresas em questão?

     

    Antes de mais nada, o apostador é um torcedor. Não se pode dissociar essa ideia e, pensando nisso, é importante ofrecer sempre conteúdos inéditos para reter clientes e os fidelizar. Investir também em redes sociais têm sido também uma ótima estratégia, visto que muitos torcedores consomem conteúdos advindos do Instagram e Facebook, por exemplo. Ou seja, informações em larga escala são vistas neste tipo de meio de comunicação.

     

    As casas de apostas devem continuar a investir alto, como os clubes e competições vêm constantemente fazendo, mas depender exclusivamente da visibilidade não é suficiente. Para isso, ativações criativas são requisitos necessários para alavancar as marcas e trazer mais torcedores.

     

    Um outro ponto que precisamos apontar aqui tem a ver com a educação financeira. As empresas podem e devem contribuir com a educação financeira dos usuários que, por muitas vezes, se perdem durante as apostas, ou levados pela emoção do momento ou simplesmente por serem novatos no assunto. O governo já tentou várias vezes coibir e não autorizar as casas de apostas e seu funcionamento, principalmente devido ao que eles acham que seja uma má forma de usar a renda obtida pelo trabalho. E quanto mais se puder falar sobre educação financeira e controle de banca, maior certamente será o interesse do público a respeito de um assunto ainda discriminado por muitos.

     

    Poderiamos seguir adiante falando sobre a importância do marketing esportivo no setor de apostas esportivas, mas acreditamos que as ideias principais estejam todas aqui elaboradas para você.