Em parceria com o site Fashionistando Shopping apresenta as tendências do streetstyle japonês em exposição de fotos inéditas, entre os dias 12 e 29 de abril
Tradição, contemporaneidade, ancestralidade, tendências. Elementos culturais traduzidos em moda se encontram nas ruas de Tokyo e, entre os dias 12 e 29 de abril, poderão ser apreciados também no Piso Nova Lima do BH Shopping. A exposição Tōkyō Sutairu (東京スタイル)|O Estilo de Tokyo promovida pelo mall em parceria com o site Fashionistando, traz o olhar urbano e único da fotógrafa Bruna Luise, brasileira residente há dois anos no Japão. “Seguindo nossa vocação em apresentar as principais tendências de moda para a cidade, não poderíamos deixar passar a oportunidade de trazer o universo do Japão moderno para cá quando soubemos da viagem que o Fashionistando programou para cobrir a Amazon Fashion Tokyo”, explica Renato Tavares, gerente de Marketing do BH Shopping.
Para além das novidades das passarelas, a exposição dá enfoque para o comportamento das pessoas nas ruas e como a moda traduz de forma única os diversos elementos híbridos da cultura japonesa. “Nosso site sempre faz uma pesquisa investigativa sobre o streetstyle de diferentes culturas pelo mundo e com Tokyo não poderia ser diferente. Sabíamos que veríamos peculiaridades encantadoras e não estávamos erradas!”, comenta Ludmilla Rangel, do Fashionistando. Fabiola Paiva, parceira na criação do site, completa. “A proposta da exposição surgiu justamente por saber que lá encontraríamos produções completamente diferentes do que estamos acostumados a ver. Tínhamos certeza da riqueza do material que teríamos em mãos e, junto com o BH Shopping, decidimos compartilhar isso com os mineiros”.
A exposição é assinada por Bruna Luise, fotógrafa brasileira que há dois anos mudou-se para o Japão e se intitula uma apaixonada pela cultura e pelos cenários que Tokyo proporciona. “Me sinto muito feliz em poder compartilhar o meu amor por fotografia e pelo Japão no meu próprio país. Quando moramos longe buscamos não perder nossas conexões e raízes. Poder levar para o Brasil um pouco da cultura japonesa que tenho vivenciado aqui para o Brasil me encanta”.
Curiosidades
Quem passar pela exposição vai rapidamente perceber que moda e história andam muito juntas no Japão. Tanto que a foto favorita de Bruna foi tirada durante o evento Seijin no Hi (algo como “a chegada da maturidade”, em tradução livre) que acontece uma vez por ano. É um dia em que homens e mulheres que atingem a idade de 20 anos celebram o momento com um rito de passagem coletivo. “As mulheres, principalmente, acordam de madrugada para se arrumar, algumas usam kimonos passados de geração em geração ou alugam vestimentas caríssimas e peças para o cabelo para este momento especial”, explica Bruna.
Detalhes dos figurinos, elementos usados pelos japoneses que criam produções diferenciadas e trazem o toque de atitude e personalidade que os tornam únicos no contexto cultural da moda, são outros destaques explorados na exposição, que encerra no dia 29 de abril. Além de produções completas, será possível contemplar delicados e diferentes minúcias, que saltam aos olhos. “O que mais me surpreende são os contrastes. Temos fotos de mulheres lindíssimas, usando trajes tradicionais, quanto looks de homens e mulheres que não tem medo de fazer misturas inusitadas para conquistar um visual único”, completa Fabíola.
Sobre o BH Shopping
Fundado em 1979, o BH Shopping é o mais completo centro de compras de Minas Gerais. São cerca de 400 lojas distribuídas em quatro pavimentos que oferecem o melhor da moda, gastronomia, entretenimento, cultura, lazer e diversão. O empreendimento conta com 10 salas de cinema, praça de alimentação com mais de 27 operações, espaço gourmet e um dos maiores centros de diversão eletrônica da América Latina, o HotZone. As maiores tendências, melhores marcas e grandes novidades estão sempre presentes pelos corredores do mall e agradam todas as gerações e os mais variados estilos.
O BH Shopping foi o primeiro shopping center desenvolvido pela Multiplan, uma das maiores empresas deste segmento no país, que atualmente gerencia e detém uma carteira com 19 unidades em operação nos mercados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Alagoas.
Informações:
Exposição Tōkyō Sutairu (東京スタイル) | O Estilo de Tokyo
Data: 12 a 29 de abril
Local: Piso NL
Evento Gratuito
Horário: 10h às 22h