Lula aprovou o plano de quitação de dívidas e agora muitos brasileiros terão a oportunidade de renegociar suas dívidas com desconto. Dito isso, a iniciativa foi desenvolvida pelo Ministério da Fazenda sob a direção de Fernando Haddad.
O ministro anunciou que o presidente Lula da Silva deu plenos poderes para aprovar o pedido do Desenrola (Programa de Renegociação da Dívida). O programa desenhado para esse fim foi uma das promessas de campanha do presidente para reduzir o endividamento da população. saber mais!
Como funciona o programa de amortização da dívida do governo federal?
Desenrola é um projeto pensado desde a campanha presidencial de Lula. Já o ministro Fernando Haddad está no comando da pasta.
Após a posse de Lula e seus ministros, o Programa de Regularização da Dívida começou a tomar forma no primeiro trimestre de 2023, com o objetivo de reduzir o endividamento da população e devolver o crédito aos cidadãos.
Segundo Haddad, o sistema funcionará da seguinte forma: os credores interessados podem participar do esquema, mas depende do tamanho do desconto que eles têm para oferecer aos inadimplentes.
No entanto, a empresa terá autonomia para oferecer uma redução de valor mais viável, o que é benéfico para ambas as partes. Por exemplo, a dívida pode ser negociada com bancos, financeiras ou concessionárias de hidrelétricas. Quanto maior o desconto que uma empresa oferece, melhores são suas chances de conseguir o valor da dívida.
Segundo Fernando Haddad, as empresas vão participar do esquema de acordo com o tamanho do desconto que se propõem a dar aos devedores.
Quando vai começar o programa Desenrola?
Apesar da aprovação do plano de quitação da dívida, a Desenrola ainda não tem data de início. Como disse Haddad, o governo começará a desenvolver sistemas eletrônicos para coletar informações diversas.
Esta informação será necessária para executar as transações do programa. Portanto, só será possível aplicar os benefícios aos cidadãos após essa etapa técnica. Mas tudo aponta para que o plano seja apresentado na próxima semana, porém, o presidente já disse que não quer iniciá-lo até que o sistema previdenciário esteja pronto.
O Desenrola é um programa de renegociação de dívidas para atender cerca de 40 milhões de brasileiros com dívidas de até 5.000 reais, que ganham até 2 salários mínimos e estão inscritos no Serasa.
Essa é uma ótima oportunidade para quem tem dívidas pendentes, mas não consegue saldá-las. Assim, o governo pretende fazer acordos de descontos e parcelamentos em até 60 meses.
Como o plano foi desenvolvido em parceria com bancos públicos, os recursos da coalizão serão utilizados para a criação de um fundo que será utilizado para pagar inadimplentes e reduzir o risco para os bancos.
Esta é a última informação sobre o plano divulgada pelo governo desde a eleição do atual presidente Lula.