Pular para o conteúdo

Mostra on-line do Grupo Tapa e Teatro Aliança Francesa

    O teatro foi uma das áreas mais afetadas com a paralisação completa das atividades presenciais em boa parte de 2020. O Tapa, grupo teatral, se reinventou e levou seu trabalho para diversos estados brasileiros e outros países com a Mostra de Repertório On-line no Teatro Aliança Francesa. Em sua trajetória de mais de 40 anos, o grupo enfrentou várias crises econômicas, instabilidades políticas, porém sempre se manteve em atividade. Atualmente, continua seu trabalho artístico, dialogando com essa nova linguagem proporcionada pelas ferramentas digitais.

     

    Por isso, em janeiro de 2021, o grupo retoma a mostra com mais 3 espetáculos: Vidas à Margem, dramaturgia original do Tapa, com Flávio Tolezani e Natalia Gonsales, no dia 16 de janeiro; O Urso, de Anton Tchekhov (1860-1904), com Brian Penido Ross, Camila Czerkes e Dalton Vigh, em 23 de janeiro; e uma apresentação de Despedida de Solteiro, de Arthur Schnitzler (1862 -1931), no dia 30 de janeiro, com Antoniela Canto, Adriano Bedin, Ariel Cannal e Bruno Barchesi.

     

    Todas as montagens têm direção de Eduardo Tolentino de Araújo. As sessões serão transmitidas ao vivo pela plataforma ZOOM, às 19h, com uma peça diferente a cada semana. Os ingressos têm preços populares de R$20,00 e o público pode contribuir com outros valores para ajudar na manutenção do grupo com a campanha SOS TAPA. Todos os tickets podem ser adquiridos pelo site da Sympla.

     

    Os espetáculos

    Vidas à Margem

    O sonho americano desfeito em um país que divide os cidadãos entre vencedores e perdedores sem que haja uma segunda chance para os deserdados, é o fio condutor de Vidas à Margem, uma criação inspirada em temas recorrentes na dramaturgia americana do século 20. Na trama, um homem é uma mulher, interpretados por Flávio Tolezani e Natalia Gonsales, enfrentam uma difícil relação por estarem à margem do sistema.

     

    O Urso

    Com Brian Penido Ross, Camila Czerkes e Dalton Vigh, O Urso, de Anton Tchekhov, é uma comédia curta e traz uma jovem viúva recolhida em sua propriedade. Durante o luto, ela recebe a inesperada e intempestiva visita de um proprietário de terras vizinho que veio cobrar dívidas contraídas pelo falecido marido. A tensão entre os dois, intermediada por um velho criado, adquire alta voltagem na medida que as máscaras caem.

     

    Despedida de Solteiro

    No enredo, o protagonista se vê em apuros no dia do seu casamento quando uma conquista da véspera acorda no seu quarto e se recusa a ir embora. O elenco é formado por Antoniela Canto, Adriano Bedin, Ariel Cannal e Bruno Barchesi.