Professores e alunos de escolas municipais de Vespasiano (MG) vão estudar matemática de uma forma diferente nas férias. Entre os dias 23 e 27 de janeiro, 48 docentes vão participar de uma formação prática do Programa Mentalidades Matemáticas. Ao todo, 60 alunos que vão cursar o 5° ano em 2023 vão ajudar na formação dos professores, participando de oficinas de matemática.
Dados do último levantamento do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), compilados pelo centro de pesquisa IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) mostram que só 5% dos estudantes brasileiros que terminam o Ensino Médio em escolas públicas alcançam um nível adequado de aprendizado em matemática. O Instituto Sidarta, entidade privada sem fins lucrativos, entendeu que, para ter resultados satisfatórios com os alunos, era preciso olhar para o professor, especialmente aqueles dedicados aos primeiros anos do Ensino Fundamental.
“A formação teórica e prática dentro do ambiente real de uma sala de aula permite que os participantes em formação vivenciem ao mesmo tempo o papel de professor e aprendiz. É um processo que busca ressignificar o papel do educador para que possamos alavancar a aprendizagem dos nossos jovens brasileiros”, explica Ya Jen Chang, presidente do Instituto Sidarta.
“É preciso romper a narrativa de que a matemática é uma área do conhecimento direcionada a uma parcela específica de estudantes. Para isso, é fundamental levar em consideração que o ensino da disciplina é um desafio no contexto brasileiro, especialmente em relação às desigualdades sociais e educacionais aprofundadas pela pandemia de Covid-19. Repensar novos modelos de ensino que sejam mais atrativos é essencial para tornar o letramento matemático acessível a todas e todos”, destaca Tatiana Bello, gerente de Implementação do Itaú Social, entidade parceira na realização do curso.
Cinco mil professores já foram formados na abordagem Mentalidades Matemáticas (MM), desenvolvida na Universidade Stanford, para ensinar uma matemática visual, criativa e aberta, impactando a vida de mais de 1 milhão de alunos em cidades como São Paulo, Cotia (SP) e Itu (SP), Altamira (PA) e Santana do Ipanema (AL).
A trajetória de sucesso de Vespasiano
O trabalho em Vespasiano começou em fevereiro de 2022 com aulas online e presenciais sobre a abordagem Mentalidades Matemáticas. No total, 200 professores do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal participaram de cursos de formação.
Ao longo do ano, os professores foram implementando os aprendizados teóricos na sala de aula e os estudantes sentiram as mudanças positivas. “Eu achava que matemática era sozinho. Mas aí eu comecei a trabalhar em grupo, conversando. Foi bom demais! O cérebro começou a criar sinapses”, conta, empolgado, o aluno Kadu Erler, que acaba de completar o 5° ano na Escola Municipal Senhor do Bomfim.
A importância do erro como parte do aprendizado
O objetivo da abordagem, criada pela professora de educação matemática Jo Boaler, de Stanford, é formar os professores e alunos para que não tenham medo da disciplina, para que aceitem o erro como parte do processo de aprendizagem e para que entendam que todos somos capazes de aprender matemática em altos níveis. As atividades do programa mostram uma matemática visual, criativa, aberta, equitativa e colaborativa.
Em poucos anos de aplicação no Brasil, o Mentalidades Matemáticas já tem resultados expressivos. Em Cotia (SP), um Curso de Férias de 10 dias, realizado com alunos de 4º e 5º anos, foi responsável por um salto equivalente a 1 ano e 3 meses em escolaridade matemática, calculado pelo desempenho na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service).
Serviço
Curso: Docentes Mentalidades Matemáticas (DoMM)
Datas: de 23 a 27 de janeiro, das 7h30 às 16h45
Onde: Escola municipal Sebastião Fernandes – R. São Sebastião, 390, Vespasiano/MG, CEP 33200-000