Pular para o conteúdo

Importação de vinho malbec cresce 42% no Brasil em 2020

    A importação de vinhos da uva Malbec no Brasil cresceu 42% em 2020 em relação a 2019. A Argentina, principal exportadora deste tipo de uva no mundo, foi responsável por quase 90% das importações de Malbec no país, mantendo a sua liderança isolada no ranking dos rótulos mais consumidos e aprovados por brasileiros, segundo dados divulgados recentemente pela Ideal Consulting. Já entre os vinhos tintos, o Malbec é o segundo preferido entre os brasileiros, atrás apenas do Cabernet Sauvignon, de acordo com a Wine Intelligence

    Apesar de ter sua origem na França, foi na Argentina que a uva Malbec melhor se desenvolveu e transformou o país vizinho em seu maior produtor mundial, onde a variedade adaptou-se melhor do que qualquer outra região do mundo. Sua adaptação se deu, principalmente, em função do solo seco, das altas temperaturas e da alta altitude.

    Cabe destacar que os sabores variam de uma região para outra, tornando-os singulares e elevando a experiência gastronômica de quem os consome. A versão argentina da Malbec, por exemplo, possui uvas com cachos menores e densos, que resultam em frutos proporcionalmente menores.

    A vinícola Doña Paula, fundada em 1997 em Mendoza, na Argentina, e produtora de vinhos premium e, uma das principais vinícolas argentinas que importam para o país, observou um aumento de mais de 190% no volume de importação para o Brasil entre 2019 e 2020 com o lançamento no Brasil de produtos já reconhecidos no exterior como Los Cardos, Doña Paula Estate e o ícone da vinícola Seleccion de Bodega.

    ‘O Malbec da Argentina possui atributos que tornam ainda mais especial as refeições dos brasileiros. No Brasil, churrascos com carne bovina e porco são muito comuns e o Malbec vai muito bem com este tipo de preparo, pois tem aromas frutados que complementam os aromas da carne, fazendo uma harmonização perfeita”, explicou o enólogo da vinícola Doña Paula, Martín Kaiser. O profissional destaca ainda que cada região da Argentina possui características próprias e que isto amplia ainda mais a possibilidade de harmonizar o Malbec argentino com diferentes pratos tipicamente consumidos no Brasil, como por exemplo a feijoada.

     

    Malbec World Day

    O sucesso do malbec é tão grande que uma data foi criada para celebrar essa variedade. O dia 17 de abril é considerado o Malbec World Day (Dia Mundial do Malbec, na tradução), mas as festividades em torno da bebida acontecem ao longo de todo o mês.

    A data foi estabelecida em 2011 pela Wines of Argentina, entidade responsável pela imagem do vinho argentino no mundo, com o objetivo de promover a sua uva mais famosa. A data é um marco na transformação da vitivinicultura na Argentina.

     

    Sugestões de vinhos Malbec

    DOÑA PAULA ESTATE MALBEC 2018

    O Doña Paula Estate Malbec é proveniente de vinhedos de El Celpillo e Gualtallary e apresenta características únicas do Vale do Uco, terroir de clima frio, solos pedregosos e minerais. É um rótulo equilibrado, com boa concentração e frescor, taninos macios e final longo. Não é à toa que o Doña Paula Estate Malbec acumula diversos prêmios e excelentes pontuações da crítica especializada em todo o mundo. Veja a lista completa aqui.

    Ficha técnica

    Região: Região: Finca Alluvia, em Gualtallary (Tupungato, Valle de Uco), e Finca Los Indios, em Altamira (San Carlos, Valle de Uco)

    Variedade: 100% Malbec

    Colheita: 2017

    Álcool: 13.5%

    Acidez: 5.63g/l

    Açúcar residual: 1.8g/l

    pH: 3.7

    Preço sugerido: R$ 99,90

    Onde encontrar: Oba Hortifruti – São Paulo, Rede Zona Sul – Rio de Janeiro (loja física e e-commerce) e Supermercado Nordestão, no Rio Grande do Norte

     

    Sobre a vinícola Doña Paula

    Fundada em 1997, em Mendoza, na Argentina, a vinícola Doña Paula está entre as principais vinícolas argentinas exportadoras de vinhos Premium, exportando 85% de sua produção para mais de 55 países.

    Atualmente, Doña Paula possui 703 hectares de vinhedos nas melhores áreas de Mendoza. Sua produção é 100% própria e seus vinhedos são plantados nas melhores áreas do país, buscando transmitir a expressão mais fiel de cada terroir. O respeito e o conhecimento do local de origem das uvas são as premissas que norteiam a produção de seus vinhos e devido ao seu processo de produção sustentável, pode ser consumido por veganos e também por celíacos, permitindo que todos tenham o prazer de desfrutar um bom vinho.

    Doña Paula também é reconhecida pela inovação, foi a primeira vinícola argentina a produzir um espumante Sauvignon Blanc.

    Mais informações: www.donapaula.com