Na próxima sexta-feira (25), pais, alunos, amigos e toda a comunidade escolar da Fundação Torino vão se reunir em torno do palco e de uma estrutura de artistas de primeira linha. A partir das 16h30 acontece o Suonerìa Fest, um festival de música com vários talentos que prometem uma set list variada, indo do erudito, passando pelo pop internacional ao rock nacional.

 

O evento celebra a diversidade da música e mostra a evolução dos alunos que começaram a ter contato com instrumentos musicais a partir dos dois anos de idade na Fundação. Nesta edição, participam do evento alunos a partir da 2ª Media (equivalente ao 7º ano do Ensino Fundamental), até a 4ª Superiore (equivalente ao 3º ano do Ensino Médio), nas categorias solo ou grupo.

 

Nesta edição, o festival conta com 15 grupos inscritos para se apresentarem com expectativa de duração de três horas de show.

 

O som do despertar

 

A palavra italiana Suonerìa significa “o som do despertador”. Como explica a professora de música, Clarissa Sodano, o festival ganhou esse nome por ter o “intuito de despertar os alunos para o interesse musical. Suono em italiano significa som”.

 

Além de um fomento à cultura, o Suonerìa Fest é também um evento afetivo para a Fundação Torino. As docentes, hoje à frente do projeto, são ex-alunas da escola e também vivenciaram a experiência de um festival musical em seus tempos de estudante. São responsáveis pela curadoria do festival: Clarissa Sodano, professora de Música; Camila Ferreira e Gabriella Fiuza, professoras da Fundação Torino.

 

Clarissa, que foi aluna da Fundação Torino até 2005, se emociona hoje por poder proporcionar o festival e incentivar futuras gerações na música. “Os alunos têm todo o suporte da escola, de infraestrutura de palco e luz. Eles propõem o repertório, inclusive, uma aluna irá apresentar composição própria em italiano. Os estudantes podem se apresentar solo, em grupo, tem músicas em inglês, português, instrumental, tem de tudo”, conta.

Sobre a Fundação Torino

A Fundação Torino foi criada em Belo Horizonte, em 1975, antes mesmo da inauguração da primeira fábrica da Fiat no Brasil. O intuito era proporcionar aos filhos dos funcionários da montadora a continuidade de estudos em uma escola italiana. Em 1992, de escola exclusivamente italiana, a Fundação Torino ampliou sua oferta a estudantes brasileiros para atender a uma demanda da sociedade mineira, que a reconhecia como escola referencial. A instituição passou, assim, a ser bicultural, com a inserção também do currículo brasileiro. Nesse mesmo ano, foi criada a Scuola Materna, para crianças de até cinco anos. Acompanhando os movimentos da mantenedora FCA – Fiat Chrysler Automobiles, a Fundação Torino, hoje, atua como escola internacional, apta a receber não apenas alunos brasileiros e italianos, mas de todas as nacionalidades.

 

Serviço

Suonerìa Fest 2022 | 2ª edição

Quando: 25 de novembro, a partir das 16h30-19h30

Local: Fundação Torino – Av. Jorn.Djalma Andrade, 1300 – Belvedere