Pular para o conteúdo

Festival Orquestrando: Praça JK será palco de atividades infantis gratuitas em agosto

    Oficinas, apresentações, contação de histórias e o Dia da Família do Coleguium integram a programação do evento

    No dia 25 de agosto, a partir das 9h, o Festival Orquestrando – Recital de Inverno, transformará a Praça JK em um grande palco de diversão e brincadeiras. Com o show musical da Cia Pé de Moleque, o espetáculo do O Quintal da Guegué e mais uma infinidade de atividades culturais, as crianças poderão participar de um evento gratuito com toda a família em um dos principais pontos de BH.

    O público atendido pelo projeto Querubins também terá a chance de interagir com o Orquestrando de uma forma diferente. Nesta edição, a produtora e idealizadora do evento, Gabrielle Corrêa, decidiu pela primeira vez aliar um projeto social ao Orquestrando, com atrações e oficinas exclusivas que acontecerão na sede da instituição no dia 17 de agosto. “Quis fazer um coração diferente bater junto com o nosso, trazendo memórias afetivas experimentadas e oferecer para as crianças do projeto um pouco do que o nosso evento proporciona por meio da arte e da cultura”, destaca.

    Com duas tendas de circo armadas, o público que pretende ir à Praça JK será recepcionado pelo Palhaço Treco Treco, interpretado por André Gentil, que também ministrará oficinas circenses para as crianças. Integram a programação do evento espetáculos, musicalização infantil, performance realizada com bonecos dos Transformers com mais de 2 metros de altura, contação de histórias com Edelvais Queiróz e a fundadora da Aletria, Rosana Mont’Alverne.

    O festival busca despertar nos pequenos uma nova memória afetiva/criativa e Gabrielle exemplifica isso por meio de uma experiência que ela vivenciou na infância. “Fiz um projeto de biologia na escola no qual plantei uma muda de pau-brasil. Aquilo foi tão forte que até hoje sei a data. Isso criou uma memória tão enraizada, porque senti que ali estava salvando o planeta, plantando a árvore que deu o nome ao meu país, colocando mais ar no mundo, para que todos respirassem melhor”, explica. Para ela, isso poderia ter inspirado a ser tornar uma profissional que lida com o meio ambiente. Dessa forma, é esse tipo de sentimento que ela deseja provocar nas crianças que participarão do evento.

    créditos das fotos Helen Pessoa Fotografias

    Patrocinado pelo Coleguium, o responsável pelo marketing e admissões da rede de ensino, Daniel Hippertt, explica sobre a importância de incentivar eventos como esse e convida todos para participarem. “Patrocinar esse tipo de evento está em linha com o posicionamento da nossa marca que tem como objetivo formar cidadãos conscientes, atuantes e transformadores da sociedade. A nossa contribuição com Belo Horizonte e com Minas Gerais vai muito além da sala de aula, formamos pessoas para o mundo e para contribuir na sociedade como um todo. O Coleguium sente muita sinergia com o evento que vai ser realizado e decidimos incluir o nosso Dia da Família na programação. Por isso, convidamos as famílias que fazem parte da nossa rede a participarem e estendemos esse convite a toda Belo Horizonte”, afirma ele.

    Seguranças exclusivos, ambulância, brigadistas, sombreamento com tendas de circo, espaços kids e família serão oferecidos no local para que as crianças possam aproveitar o evento com conforto. O público terá acesso à praça da alimentação com food bikes e barracas, além de espaços simultâneos e literários como do Coleguium e da Editora Aletria.

    PROGRAMAÇÃO FESTIVAL ORQUESTRANDO – 25 DE AGOSTO
    Das 9h às 9h30 Alongamento e recepção do público pelo Palhaço Treco Treco
    Das 9h30 às 10h Contação de histórias para bebês – Edelvais Queiróz
    Das 10h às 10h20 Coleguium– Bonecos Coleguium
    Das 10h20 às 11h Oficina de Circo Cia do Sol
    Das 11h às 11h40 Coleguium– Bingo letrado
    Das 11h40 às 12h30 Apresentação – O Quintal da Guegué
    Das 12h30 às 13h Espetáculo de circo: Treco Treco – O maior mágico do mundo
    Das 13h às 13h30 Performance Transformers
    Das 13h30 às 14h20 Show musical – Cia Pé de Moleque
    Das 14h20 às 15h Contação de histórias – Rosana Mont’Alverne.
    Das 15h às 15h30 Entrega de brindes e encerramento

    créditos das fotos Helen Pessoa Fotografias

    ESPAÇOS MULTIUSO
    Das 9h às 15h Musicalização infantil – Minueto
    Das 9h às 15h Espaço Literário – Aletria
    Das 9h às 15h Espaço Kids com brinquedos infláveis
    Das 9h às 15h Espaço Coleguium

    SERVIÇO:
    FESTIVAL ORQUESTRANDO – RECITAL DE INVERNO
    DIA: 25 de agosto – sábado
    HORÁRIO: Das 9h às 15h
    LOCAL: Praça JK- Avenida dos Bandeirantes, 240 – Sion, BH.
    ENTRADA: franca

    Quando surgiu o Festival Orquestrando?
    Criado em 2016, o festival acontece em espaços públicos de Belo Horizonte e busca orquestrar eventos infantis gestados e pensados desde a sua concepção para as crianças. Já contou com várias edições, como a Ressaquinha de Carnaval, o Recital de Inverno e o Carnavalzinho, no bairro Buritis. Também já integrou a programação do Circuito de Parques, em 2017 e neste ano, em abril, teve uma edição realizada no Museu Abílio Barreto que celebrou o Dia Nacional do Livro.
    Espetáculos e apresentações
    Cia pé de moleque – Espetáculo: “Do fundo do baú”
    A Cia Pé de Moleque apresenta o espetáculo cênico-musical “DO FUNDO DO BAÚ”, um convite para diferentes gerações brincarem ao som de músicas e brincadeiras que fazem parte de muitas infâncias! Acompanhados pelos músicos Guilherme Guedes (Violão 7 cordas) e Natália Mitre (Percussão), os artistas Isaac Luís e Juliana Daher envolvem crianças e famílias numa atmosfera de doces lembranças musicais encontradas em um baú, cujas memórias trazem ao palco a alegria e festividade em arranjos cuidadosamente feitos para as canções. Uma envolvente narrativa tecida a cada canção!

    Palhaço Treco Treco – Espetáculo: “Treco Treco – O maior mágico do mundo”
    Hoje tem espetáculo?
    Um palhaço muito atrapalhado que se diz um grande mágico, tenta provar ao público que realmente é o grande mágico dos últimos tempos. Passando pela arte clássica do circo entre malabarismos, equilibrismo, palhaçadas e interação da plateia até que finalmente executa os números de mágicas; e permanece a pergunta:” E o palhaço o que é?”

    Performance Transformers (Bumblebee e Optimus Prime)
    Saídos do filme Transformers, Optimus Prime e Bumblebee se apresentam na Terra para salvar seu próprio mundo e agora permanecem no nosso para nos proteger.

    Performances impactantes e seguida de sessão de fotos.

    O Quintal da Guegué – Espetáculo: “Música pra brincar”
    “Música pra brincar” convida a plateia a participar ativamente da cena transformando o espetáculo numa celebração à alegria. Vivo e pulsante, une gerações através da brincadeira, em momentos de muita descontração e afetividade. O espetáculo foi criado a partir de brincadeiras musicais, canções de domínio popular e autorais que convida o público para uma vivência ativa do início ao fim. Em meio a bonecos e adereços em diversas situações cênicas e lúdicas,”Música pra brincar” tem suas canções interpretadas ao vivo, onde sonoridade do canto de Guegué (Gledes Gualberto) é reforçada pela presença do Lobo, o músico, Paulo David.

    Contação de história da Aletria com Rosana Mont’Alverne – Apresentação: “A primavera da bicharada”

    Um passeio pelos contos tradicionais do Brasil e do mundo pela ótica de autores contemporâneos.

    créditos das fotos Helen Pessoa Fotografias