Na sua IX edição, o Lumiar Festival Interamericano de Cinema Universitário terá como tema central a política. Produzido pelo curso de Cinema e Audiovisual da Una – que integra o Ecossistema Ânima, o festival será realizado em Belo Horizonte entre os dias 21 e 28 de outubro com uma programação gratuita e ocupação de diversos espaços, como o Una Cine Belas Artes, Cine Humberto Mauro e Una Liberdade.
A sessão de abertura do festival será composta por dois documentários: Terremoto (2022), de Gabriel Martins, cineasta mineiro diretor de Marte Um, filme escolhido para ser o representante do Brasil no Oscar 2023 e a exibição de Amigo Secreto (2022), com direção e roteiro de Maria Augusta Ramos. Vale destacar que todas as sessões e encontros são abertos ao público em geral e gratuitos, com distribuição de ingressos 30 minutos antes dos eventos. A abertura contará com a presença do diretor Gabriel Martins e do elenco do filme Marte Um.
De acordo com o coordenador de Área da Cidade Universitária Una, Antônio Terra, o festival pretende refletir as diversas formas de atuação política que estão envolvidas no fazer cinematográfico. “Queremos refletir como o cinema e o audiovisual respondem à conjuntura política dos últimos anos e quais serão as possibilidades de atuação e efetividade destas ações“, afirma.
Dentro dessa proposta, uma das mais relevantes cineastas brasileiras contemporâneas, a documentarista Maria Augusta Ramos fará uma participação no Lumiar e será a grande homenageada da edição. A diretora realizou filmes importantes, contestadores e que dialogam com a intenção de se discutir o papel das artes na construção do discurso político na atualidade.
Homenagem
Maria Augusta Ramos é uma diretora de cinema premiada internacionalmente e integra a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Oscars). Em 2014, recebeu o prêmio Marek Nowicki outorgado pela Helsinki Foundation of Human Rights pela sua obra. Seus documentários foram exibidos nos mais importantes festivais de cinema e documentário do mundo, incluindo retrospectivas em Montreal, Praga, Rio de Janeiro, Mar del Plata (Argentina) e Madrid.
A documentarista participará de uma masterclass ao vivo, de forma virtual, sendo exibida no Una Cine Belas Artes dia 22 de outubro, às 16h, com a participação e interação do público na sala de cinema.
Mostra Competitiva Interamericana
Este ano, o festival recebeu 140 inscrições de curtas-metragens, vindos de 4 países: Haiti, Chile, Argentina e Brasil. Os filmes inscritos são produções de mais de 80 instituições de ensino superior da América Latina. A curadoria selecionou 27 curtas, dividindo-os em 6 sessões competitivas e foram selecionados 9 filmes que irão compor duas sessões paralelas. Foram selecionados filmes das 5 regiões do Brasil, além de curtas da Argentina e Chile.
Oficina Som no Cinema de Guerrilha
Na parte formativa, será realizada a Oficina Som no Cinema de Guerrilha, com o diretor de som Glaydson Mendes. A oficina propõe uma reflexão dos processos de produção de uma obra cinematográfica, partindo de uma perspectiva sonora e trabalhando com recursos criativos e de baixo orçamento (com 20 vagas). Esta atividade será na Una Liberdade. Seguindo a trilha da formação, o festival vai oferecer a Oficina Produção – Processos e Realização, com a produtora Gabriela Barbosa.
Confira abaixo alguns destaques da programação:
Lumiar IX Festival Interamericano de Cinema Universitário – de 21 a 28 de outubro:
21/10 – Sessão de abertura no Una Cine Belas Artes – 19h30
Filme convidado – Terremoto, Gabriel Martins (Brasil, 2022) | Livre | 26′
Filme Amigo Secreto, Maria Augusta Ramos (Brasil, Alemanha, Holanda, 2022) | 131′
22/10 – Una Cine Bela Artes – 14h Sessão Retrospectiva
Justiça | Maria Augusta Ramos | Brasil, Holanda | 2004 | 14 anos | 100′
16h Master Class com Maria Augusta Ramos – Mediação: Carla Maia | Ao vivo, direto de Amsterdam, com interação em tempo real com o público na sala de cinema.
– A Casa Socialista
18h Festa de abertura | Com Dj Corisco
A programação completa está disponível no: Una.br/lumiarfestival