Pular para o conteúdo

Feira Hippie – Feira da Afonso Pena

    A Feira Hippie existe desde 1991 na Av Afonso Pena

    Mas tudo começou em 1969, quando alguns artistas e estudantes ligados às artes plásticas tiveram a ideia de expor seus trabalhos artísticos experimentalmente na praça da Liberdade, local muito arborizado, cercado pelo belo conjunto arquitetônico e que era pouco frequentado pelos belorizontinos na época. De início houve uma certa dificuldade, por parte da prefeitura, em permitir a exposição de trabalhos artísticos livremente. Em 1971, o governador de Minas Gerais Israel Pinheiro desejou que a praça voltasse a ser frequentada pelo povo e apoiou a realização da feira como um evento permanente deixando surpresos os funcionários da prefeitura, que não tinham o menor interesse em sustentar um aglomerado de Hippies naquele nobre local. Somente a partir desta visita é que a feira passou a ter uma periodicidade fixa.

    \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/

    Logo, a feira hippie foi se tornando um ponto de encontro de moradores e turistas. Frente ao grande número de visitantes, o que tornou a praça pequena para a realização da feira e levando em conta o risco de degradação ambiental, a feira foi transferida, em 1991, para a Av. Afonso Pena, onde permanece até hoje. A Feira existem cerca de 3.000 expositores divididos em 17 setores.

    Consolidou-se assim como um patrimônio cultural e turístico da capital tornando se uma das maiores feiras em espaço aberto da America Latina, ampliando suas atividades e crescendo em diversidade, se tornando nos dias atuais um dos maiores pontos de produtos artesanais do país, recebendo milhões de visitantes de todos os cantos do Brasil, inclusive do exterior.

    Feira Hippie – Feira da Afonso Pena
    Endereço: Avenida Afonso Pena, 1060 – Centro
    Complemento: Entre Rua da Bahia e Avenida Carandaí
    Horário de Funcionamento: domingo das 8h às 14h
    Telefone: 156 – (31) 3277 4914