O encontro com o público, agendado para o dia 27.04, sábado, marca a abertura do projeto “Circulação Avoar” que prevê 14 apresentações em escolas públicas de Belo Horizonte

Criado por Janaína Morse e Maria Tereza Costa (Minha Companhia), trabalho cênico-musical, combina teatro, improviso, palhaçaria e muita música.

No dia 27 de abril, sábado, a partir das 16h, a Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, se torna palco de “Avoar”. Criado pelas artistas Janaína Morse e Maria Tereza Costa, da Minha Companhia, o espetáculo cênico-musical mescla teatro, brincadeiras, palhaçaria, improvisos e muita interação com a plateia. No repertório, canções autorais do álbum “Avoar”, premiado em 4º lugar no Prêmio da Música Popular Mineira, categoria infantil (2020).

A sessão gratuita de “Avoar” abre o “Circulação Avoar” que leva 14 apresentações do espetáculo a escolas da rede pública de Belo Horizonte, localizadas nas regionais Nordeste, Noroeste, Pampulha e Venda Nova. Este projeto tem patrocínio da MGS e é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

“A proposta de circular em escolas vem de um desejo antigo da Minha Companhia de dar acesso ao maior número de crianças possível. Não por acaso escolhemos instituições que se encontram em regiões mais distantes do eixo central da cidade, em que essa lacuna normalmente é maior”, conta a artista Janaína Morse.

Resultado de pesquisa, experimentação e combinação de múltiplas linguagens, “Avoar” contém somente canções autorais com temas como imaginação, sonho, criatividade e foi pensado para construir paisagens sonoras e lúdicas, com olhar voltado para a criança. Em cena, Janaína Morse e Maria Tereza Costa, respetivamente as palhaças Brisa e Tecla, executam oito canções, ao vivo, em variados estilos como pop, reage, blues, baladas, country e rock, instaurando uma atmosfera de poesia, interatividade e muita diversão.

O roteiro cênico e o repertório, permeados pela interatividade, e flexíveis no encontro e na relação com o público, criam uma cena viva e única. “Avoar é um espetáculo muito gostoso de fazer e de assistir, porque o tempo todo estamos jogando com o público. Ele é interativo do início ao fim. Tanto as crianças quanto os adultos participam e se divertem muito!”, comenta a artista Maria Tereza Costa.

Sobre as artistas da Minha Companhia

Fundadoras, gestoras, idealizadoras, criadoras e encenadoras da coletiva artística feminina, Minha Companhia, nascida em 2019, Janaína Morse e Maria Tereza Costa são artistas maduras, com experiências distintas e complementares, movidas pela admiração mútua e pelo desejo de investigar caminhos autorais em diferentes campos criativos, entrelaçando múltiplas linguagens.

 

Os projetos buscam interagir e priorizar uma equipe feminina, valorizando e incentivando a produção e a atuação da mulher no cenário cultural. As pesquisas atualmente estão focadas na associação e permeabilidade das linguagens teatro, palhaçaria e música, voltadas para a criação de obras exclusivamente autorais que pensam o universo das infâncias com narrativas contemporâneas e diferenciadas.

 

Ficha Técnica

Produção e realização: Minha Companhia

Patrocínio: MGS

Atuação:

Janaína Morse – Palhaça Brisa

Maria Tereza Costa – Palhaça Tecla

Criação, concepção e composições:  Janaina Morse e Maria Tereza Costa

Direção musical: Maria Tereza Costa

Direção de palhaçaria: Janaína Morse

 

SERVIÇO

Espetáculo Avoar em única apresentação na Praça de Santa Tereza

27.04, sábado – 16h

Local: Praça Duque de Caxias – Santa Tereza

Entrada Franca