A saída para o Rio de Janeiro, na BR-356, em Belo Horizonte, vai ganhar um empreendimento inovador, que vai revolucionar a experiência de compras e lazer dos frequentadores: o Espaço 356. Projetado pela BLOC Arquitetura, idealizado e executado pelo Grupo EPO, com uma área de aproximadamente 24.000 m², o shopping será o primeiro que seguirá o conceito ‘lifestyle’ em Minas Gerais. O projeto teve um aporte de aproximadamente R$ 120 milhões.

O shopping vai reunir, em um só lugar, cultura, arte, gastronomia e moda. “No Espaço 356 vamos desmistificar a ideia de que é preciso ir a vários locais para consumir o que é novo. Fizemos uma curadoria para oferecer aos frequentadores do 356 tudo que eles precisam e esperam de um shopping tradicional, somado a um ambiente gourmet, contemporâneo e que proporciona qualidade de vida”, destaca Rodrigo Campelo, superintendente do shopping.

O Espaço 356, que está em fase final de construção, com previsão de entrega para 1º semestre de 2023, possui uma estrutura inovadora para receber diversos parceiros, seja para lojas físicas, pop-up ou  compartilhadas. “O nosso objetivo é reunir pessoas que querem uma nova forma de empreender e consumidores que buscam por  modernidade e experiência de consumo diferentes daqueles obtidos nos shoppings tradicionais”, conta Rodrigo.

O shopping resgatará antigas referências dos locais de compra dos mineiros, contando com comércio variado onde o público encontrará de tudo. O empreendimento será diverso e plural, tudo isso num ambiente contemporâneo, despojado, aberto e de estética industrial. Será o maior investimento dos últimos anos na região.

No momento, já fazem parte dessa empreitada o primeiro Park Indoor de BH, um Centro Cultural que abrigará cursos assinados por profissionais de renome, além de eventos que acontecerão na Esplanada e Rooftop e a ativação de um raro vagão de trem que ganhará nova vida no ambiente.

“Estar no espaço 356 é imprescindível para o lojista que pretende mostrar a personalidade da sua marca e estar em um ambiente despojado que reúne tudo o que existe de diferente em BH, em um só lugar”, ressalta o superintendente do Espaço 356.

Inovação alinhada à história

O arquiteto urbanista Alexandre Nagazawa, sócio diretor da BLOC Arquitetura, responsável pelo projeto, conta que a concepção arquitetônica do Espaço 356 foi pautada no retrofit da estrutura existente, aproveitando sua modulação e adaptando-a para um uso novo, requalificando não só o edifício, mas toda uma região. O projeto também valoriza a Serra do Curral e a Estação Ecológica do Cercadinho, que podem ser vistas e apreciadas do shopping.

“Com devido tratamento paisagístico e a total reutilização da estrutura dos antigos motéis, o projeto evidencia o que há de mais expressivo na edificação: a trama estrutural existente, escondida por uma grande parede cega na principal fachada do prédio antigo”, conta. Essa estrutura foi descortinada, reconfigurando o fluxo de circulação interno. Assim, foi possível abrir o interior do edifício todo para fora, criar módulos de lojas e corredores com agradáveis ambiências e espaços de convivência abertos, iluminados naturalmente e com vegetação.

A inspiração tanto do retrofit quanto do formato de armazém, despojado e aberto, veio de outros equipamentos de sucesso no Brasil e de diversas regiões do mundo. “Mas, é claro, buscamos antes as referências em casa, nas nossas origens mineiras e tropeiras, nos antigos armazéns dos caminhos de Minas, na forma única e marcante do Mercado Central aqui em BH, nos jardins do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo; depois atravessamos o oceano estudando o Mercado de San Miguel, em Madri, na Espanha; o Marché Dauphine, em Saint-Ouen, na França; e ainda o Schrannenhalle Munich, em Munique, Alemanha”, pontua o arquiteto.

Conheça mais sobre o Espaço 356 pelo  https://www.instagram.com/espaco356_bh/.