Pular para o conteúdo

Edição especial do Praça Sete Instrumental Live

    Em comemoração aos 300 anos de Minas Gerais, o Cine Theatro Brasil Vallourec apresenta uma edição especial do Praça Sete Instrumental Live, com 4 lives durante o mês de dezembro. As apresentações online acontecem no canal do centro cultural no Youtube, gratuitamente, nos seguintes dias: Senta a Pua (10 de dezembro, quinta-feira), Assanhado Quarteto convida Michelle Andreazzi (14 de dezembro, segunda-feira), Laura Catarina (17 de dezembro, quinta-feira) e quarteto i Molinari camerata musici (22 de dezembro, terça-feira). Todas as transmissões serão feitas a partir das 20h.

    O cenário é a porta de entrada do Cine Theatro Brasil Vallourec e, ao fundo, a Praça Sete de Setembro — um símbolo no coração da capital do estado. A música é, claro, mineira. A cantora Laura Catarina e os grupos Senta a Pua, Assanhado Quarteto e quarteto i Molinari camerata musici serão os destaques para esta série comemorativa.

    Esta é a segunda temporada do projeto Praça Sete Instrumental Live. Iniciado em maio, diversos nomes da música mineira passaram por ele, como Chico Amaral, Thiago Delegado, Nath Rodrigues, Renato Caetano e a banda Soul Much Blues. Todas as lives ficam disponíveis no canal do YouTube, para o público compartilhar e rever mais vezes.

    A iniciativa é do Cine Theatro Brasil Vallourec e tem patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de médicos cooperados e colaboradores, e da Vallourec, ambos via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

    Senta a Pua

    10 de dezembro, quinta-feira

    Desde 2007, Senta a Pua Gafieira propõe uma música instrumental brasileira feita para dançar, vivenciando o universo dos salões de gafieira e propondo um repertório próprio além de novos arranjos. Em sua trajetória, o grupo se apresentou ao lado de artistas renomados como Paulo Moura, Elza Soares , Eduardo Neves, Zé da Velha e Silvério Pontes.

    O grupo se apresenta com Rodrigo Torino (violão de 7 e direção musical), Ulisses Luciano (trompete), Danillo Mendonca (trombone), Luadson Constancio (teclados),

    Bruno Vellozo (baixo) e Gustavo Grieco (bateria).

    Assanhado Quarteto convida Michelle Andreazzi

    14 de dezembro, segunda-feira

    Formado por André Milagres, Lucas Ladeia, Rodrigo Heringer e Rodrigo Magalhães, o grupo surgiu em 2011 a partir de uma proposta coletiva de execução do repertório de choro com uma formação pouco convencional, utilizando instrumentos como o baixo-acústico, a bateria, a guitarra e o vibrafone, somados aos tradicionais violão de sete cordas e cavaquinho. O resultado é um som dotado de personalidade, inovação e brasilidade.

    Laura Catarina

    17 de dezembro, quinta-feira

    Destacando-se pela beleza de sua voz e pela sensibilidade poética, Laura Catarina percorre por diversos universos musicais. Natural de Belo Horizonte e filha de Vander Lee, descobriu o amor pela música na infância. A influência do pai foi importante para o início da carreira: aos 9 anos de idade Laura já estava envolvida profissionalmente com a música.

    Integrou ao lado de amigos de faculdade a banda Dom Pepo, da qual era vocalista. Já gravou com Luiz Gabriel Lopes, com o rapper Hot Apocalypse, com Kdu dos Anjos, e com seu pai Vander Lee em dois discos e no último DVD lançado.

    Atualmente, Laura trabalha na campanha de financiamento coletivo de seu segundo disco solo, Amor de Pai, homenagem a Vander Lee. O repertório inclui músicas autorais de pai e filha, com destaque para as canções “Românticos”, “Onde Deus Possa Me Ouvir”, “Esperando Aviões” de Vander Lee e “Amor de pai”, de Laura Catarina. Participações especiais de Aline Calixto, Di Souza e Lucas Rasta.

    Quarteto i Molinari Camerata Musici

    22 de dezembro, terça-feira

    O quarteto i Molinari camerata musici busca mostrar a abrangência e a sofisticação da música erudita por meio de uma combinação eclética entre instrumentos e vozes. Seu vasto repertório, composto por árias de óperas, operetas, trilhas de musicais e de filmes, canções e música instrumental, permitem ao grupo estimular, formar e alcançar os mais diversos públicos. A esse tipo de abordagem musical, chama-se ‘classical crossover’, e é um movimento artístico já bastante difundido mundialmente.

    Formado pela soprano Helen Isolani, o tenor João di Souza, o tenor Néstor Gurry e o pianista, maestro e arranjador Robério Molinari, o i Molinari cultiva a democracia da música, saindo do hermetismo da ópera tradicional e da banalização da música comercial, e oferecendo uma inusitada mistura de estilos vocais e instrumentais