As finanças como conhecemos, 10 ou 20 anos atrás, já não são mais as mesmas hoje em dia. Quem dirá daqui a alguns anos… Sabendo disso, pensamos nas mudanças que mais devem ser inseridas no cenário futuro e trouxemos para que você conheça algumas das projeções.
Moedas digitais
Apesar de o pensamento ir direto para as criptomoedas quando falamos em moedas digitais, é necessário ter em mente que elas não são as únicas da classificação. Já inseridas no dia a dia de boa parte da população mundial, as moedas digitais podem ser mais comuns do que se imagina.
Um futuro bastante próximo é o da prevista moeda digital brasileira, a DREX. Com estimativa para que seu lançamento aconteça no final de 2024, ela deve ser muito similar ao Bitcoin, com base no blockchain, mas ainda assim com suas particularidades próprias.
Na prática, funcionará com “emissão” do Banco Central, com o viés de que nunca será emitida fisicamente, apenas de forma virtual. Este é mesmo um futuro brilhante a ser visto a olhos nus por todos, uma evolução que vale a pena ser acompanhada.
Blockchain
Entendendo um pouco melhor as moedas digitais, fica mais fácil compreender também o que é o blockchain. Uma espécie de proteção muito robusta que, ao mesmo tempo que consegue garantir a segurança de todos os dados que circulam ao redor das moedas, também proporciona o rastreamento exato de cada uma delas.
O blockchain é o suprassumo dos registros transacionais, pois, ao mesmo tempo que permite completo acesso de todos via compartilhamento de dados, também consegue certificar o sigilo e preservar o anonimato sempre que necessário ou conveniente. Não é à toa que quem pode já faz uso da tecnologia: já é possível encontrar este tipo de inserção até mesmo em casino online Brasil, na atualidade.
Tokens
Os tokens, por sua vez, apesar de também já existirem, tendem a tomar cada vez mais força com uma perspectiva de serem ainda mais potentes em um futuro não distante. A ideia que ele traz consigo é a de poupar esforços. Mas como isso acontece? Bom, ele se mostra como uma representação, como um símbolo de algo que realmente existe, mas que pode, ou não, ser concreto e materializável.
Na prática, ele economiza tempo burocrático (e muitas vezes dinheiro também) de quem precisa representar um bem ou um “a receber” como dívidas, precatórios ou até mesmo contratos.
NFT
Como uma espécie de token, mas para bens não fungíveis, ou seja, não podem ser trocados por outros de “mesmo valor”, pois seu valor é único. Sendo assim, NFT é uma forma de representar algo que pode, ou não, ser digital, mas que é definitivamente único.
Comumente são utilizados para representar músicas, obras de arte, artigos ou acessórios de jogos, e até mesmo memes já foram utilizados nesta circunstância. Ainda são pouco empregados na rotina, contudo, estão na fila para se popularizarem em um futuro muito próximo.
Inteligência artificial
A inteligência artificial, que ficou por último, é talvez a perspectiva de futuro mais próxima do presente. Ela se mostra em uma constante e imparável evolução que, ao que tudo indica, deve ser mais veloz do que se imagina. Com adições realmente impressionantes, podemos contar com a inteligência artificial na atualidade para uma série de atividades.
Já é possível otimizar questões do cotidiano, contar com ela para obter ajuda na hora de escolher investimentos em geral ou mesmo para conseguir apoio quando surgem dúvidas, consultando chatbots. Todas as tecnologias, juntas, andam lado a lado e transformam as rotinas financeiras de cada pessoa. Todavia, podemos esperar ainda mais mudanças além destas que já se mostram presentes, ainda que com muito a evoluir.