Atividades acontecem entre esta terça, 26 de março, e dia 27 de abril, ocupando as ruas da cidade e os Centros Culturais Lindeia Regina, Vera Cruz, Vila Fátima, Pampulha e Urucuia; novidade é a “Oficina de Palhaçaria ” dedicada às mulheres

Para comemorar duas décadas dedicadas à democratização do circo e à formação de aprendizes da arte do circo, o projeto “Caravana da Alegria”, idealizado e mantido pela Cia Teatro El Individuo, com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC), apresenta mais de um mês de programação especial em Belo Horizonte. Entre esta terça-feira, 26 de março, e dia 27 de abril, serão dezenas de atividades, como espetáculos, oficinas e apresentações na rua e em centros culturais da capital, inteiramente gratuitas para o público. A novidade deste ano é a realização, pela primeira vez, de um workshop de palhaçaria exclusivo para mulheres.

Mantendo o caráter itinerante que levou a “Caravana da Alegria” para centenas de cidades no Brasil e no mundo ao longo de duas décadas, desta vez a edição comemorativa do projeto acontece nos Centros Culturais Lindéia Regina, Alto Vera Cruz, Vila Fátima, Vila Marçola, Bairro das Industrias, Liberalino Alves de Oliveira, Pampulha, Zilah Sposito, Venda Nova e Urucuia, além de promover apresentações nas ruas, uma marca registrada da Cia. Teatro El Individuo. Ao todo, serão 45 atividades em centros culturais e nas ruas, com a intenção de aproximar as atividades circenses da população e descentralizar o acesso à cultura.

“Levar nossa arte aos centros culturais faz parte da descentralização das ações artísticas da Cia El Individuo, alcançando os objetivos de democratização do acesso aos bens culturais, apresentando para todo tipos de público. Já nas Saídas de Palhaços, performance itinerante na área de abrangência dos centros culturais, estaremos convocando o público nas ruas, apresentando os espaços culturais para a população que não conhecia o equipamento cultural”, avalia o artista circense Marcelo Castillo, idealizador do projeto e diretor da Cia Teatro El Individuo.

A novidade desta edição é a “Oficina de Palhaçaria Feminina”, que acontece no Centro Cultural Vila Fátima, de 9h às 12h, em quatro oportunidades: 10, 12, 17 e 19 de abril. As inscrições são gratuitas, divulgadas na página da Cia El Individuo no Instagram. A ideia é que as participantes possam desenvolver seus estados de palhaças, sob a orientação da artista e palhaça Mariana Rabelo.

“O circo tem muito a mudar, de desconstruir, a oficina tem esse intuito, nesta ação reforçamos o aprimoramento das colegas. A oficina tem como objetivo capacitar artistas circenses nas artes da palhaçaria e será uma oficina de palhaça para palhaça”, adianta Marcelo.

Na programação comemorativa realizada nos centros culturais, contando sempre com a interação do público, a Cia Teatro El Individuo apresenta dois dos maiores sucessos da companhia, em formatos repaginados. O espetáculo “Grandes Roubadas”, protagonizado pelo palhaço Mercúrio (Marcelo Castillo), revisita números clássicos do circo, a partir de cenas de improviso. Já em “Circo Miko”, a ideia principal é a de revelar que os erros podem apontar muitas virtudes. Por isso, a montagem faz um convite à completa falta de vergonha, ao expor malabaristas que erram, mágicos que deixam escapar seus truques e acrobatas que não disfarçam o medo de altura.

As ações realizadas na rua pretendem levar doses de improviso e muita interação com o respeitável público, fazendo de cada apresentação um espetáculo inédito. O Festival “Circo do Minuto”, tem a intenção de reproduzir a essência do circo em números curtos, de alto impacto visual e vai reunir cinco palhaços profissionais junto a outros cinco palhaços amadores em números de palhaçaria, malabares e equilíbrio. Será feito um chamamento público, os detalhes para inscrições serão divulgados no Instagram da companhia. As apresentações, sem divulgação prévia para manter o caráter surpresa, vão acontecer em semáforos da avenida de Contorno.

Completando os espetáculos de rua, o projeto “Palhaço Cidadão”, conhecido popularmente como “Saídas de Palhaços”, ainda vai propiciar uma série de intervenções circenses livres nas ruas do entorno dos centros culturais que receberão a “Caravana da Alegria”.

“As ‘Saídas de Palhaços’ são fantásticas oportunidades de chegar ao público a partir de seus cotidianos: as conversas nas calçadas, o cafezinho na padaria. Teremos sequências de brincadeiras, jogos, risos e muita alegria. Nessas ações, os palhaços percorrem as ruas do entorno dos Centros Culturais, em becos, ruas, comércios, casas etc. São duas horas de palhaçaria oferecida ao público de forma bem espontânea”, justifica Marcelo.

Cia Teatro El Individuo

Conduzida hoje pelo multiartista argentino Marcelo Castillo, natural de Córdoba, na Argentina, a Cia El Individuo chegou a BH em 2004, e acumula uma trajetória atenta à pesquisa da arte circense, principalmente na América Latina, tendo passagens por países como Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. No Brasil, tem participações no Festival Internacional de Teatro (FIT), Festival Mundial de Circo e Festival Nacional de Teatro de Campo Grande (FESTCAMP), além da realização de um cortejo especial por 13 distritos e cidades da Bacia do Rio Doce, atingidas pelo desastre da barragem de Mariana, em 2015.

Atualmente, além de Castillo, a Cia Teatro El Individuo é composta por Thiago Nicácio, Maximiliano Barreiro, Carlos da Silva e Luan Pereira. A trupe desenvolve pesquisas de atuação baseadas nas manifestações cênicas oriundas da linguagem do circo e do palhaço, tendo como objetos de estudo e criação a arte circense, através da ocupação de espaços públicos para a realização de espetáculos e oficinas a céu aberto.

As montagens que integram o repertório da Cia misturam diferentes técnicas circenses, dando suporte a uma dramaturgia composta por múltiplas ações físicas. Dessa forma, a Cia acumula conhecimento de técnicas de expressão corporal, vocal e de representação teatral, visando sempre aperfeiçoar o desenvolvimento de sua arte circense.

SERVIÇO | CIA TEATRO EL INDIVIDUO

Programação – 20 Anos da Caravana da Alegria

 

Espetáculo “Grandes Roubadas”

26/3, terça-feira, 19h – Centro Cultural Pampulha

(Rua. Expedicionário Paulo de Souza, 185, Itatiaia)

27/3, quarta-feira, 14h – Centro Cultural Urucuia

(R. W-3, 500, Pongelupe)

 

Espetáculo “Circo Miko”

16/4, terça-feira, 15h – Centro Cultural Pampulha

(Rua. Expedicionário Paulo de Souza, 185, Itatiaia)

 

27/4, sábado, 14h – Centro Cultural Urucuia

(R. W-3, 500, Pongelupe)

 

*As datas das próximas apresentações serão divulgadas em breve.

 

“Oficina de Palhaçaria Feminina”

 

Quando. Dias 10, 12, 17 e 19/4, sempre de 9h às 12h

Onde. Centro Cultural Vila Fátima

(Rua São Miguel Arcanjo, 215, Nossa Senhora de Fátima)