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Botecar fomenta o turismo gastronômico em BH

    Confira sugestões de pacotes turísticos que incluem no roteiro os bares do Botecar

    Muito mais que um festival que movimenta os bares de Belo Horizonte, o Botecar mostra ser um grande produto para fomentar o turismo da cidade. A fama de ser a capital dos bares ecoa por todo Brasil e também já além das fronteiras. Associando este caminho a um festival profissional como o Botecar, a chance de potencializar a movimentação turística de Belo Horizonte pode ser bastante proveitosa.

    Em sua 5ª edição, o Botecar conta com 38 bares de Belo Horizonte. O festival, que traz neste ano o tema Estrada Real, já movimenta a capital desde o dia 11 e vai até o dia 30 de abril. O estabelecimento que obtiver a maior nota total será eleito campeão desta 5ª edição. Os preços dos pratos, que podem servir de duas até quatro pessoas, variam entre R$ 26,90 a R$ 36,90.

    O festival foi criado em 2014 com o objetivo de retomar as raízes da cultura tradicional de botecos, gerando um movimento de valorização, desenvolvimento e aprimoramento do segmento em Belo Horizonte. É legitimado pelo fato de ter entre os participantes alguns dos bares mais tradicionais e apreciados da capital. Todos com uma gastronomia original de botecos que além de um sabor muito peculiar traz aquele atendimento aconchegante que fideliza a clientela e encanta os turistas. São cinco anos colhendo resultados positivos como o aumento em 40% na movimentação dos botecos participantes.

    Belo Horizonte – Uma destino gastronômico
    Visitar Belo Horizonte significa ser seduzido não só por seu exuberante cenário e oferta cultural, mas também pela culinária mineira, que é um atrativo à parte. A diversidade gastronômica da capital mineira ultrapassou as suas fronteiras e hoje agrada os paladares mais sofisticados e ocupa o 2º lugar na pesquisa da demanda internacional.

    A gastronomia de Belo Horizonte é originária de uma rica e diversificada herança cultural dos diversos povos que vieram se integrar à sociedade mineira. Pratos que remetem às históricas cozinhas de fazenda como o feijão tropeiro, o frango com quiabo, o tutu, o pão de queijo, a ambrosia, se misturam com opções contemporâneas elaboradas pelos grandes talentos da cozinha. A cidade é conhecida, também, como “Capital Mundial dos Botecos” – reúne o maior número de bares e restaurantes por habitante do Brasil, sendo 18.600 negócios concentrados em mais de dez polos gastronômicos que empregam 112.000 pessoas.

    Além do entretenimento
    Os bares de Beagá, como a capital é carinhosamente chamada, têm em sua grande maioria administrações familiares de ambiente descontraído onde são servidos petiscos criativos feitos com produtos típicos locais. Ao degustar um prato típico, o turista não está levando à boca apenas uma mistura de ingredientes, mas uma experiência de muitos anos de aprimoramentos, que passou de geração para geração; está conhecendo novas culturas e hábitos, e isso é de extrema importância para a população local, que vê seus elementos culturais e históricos, usos e costumes de seus antepassados serem valorizados.

    Vocação para gastronomia
    Belo Horizonte tem vocação para apresentar a gastronomia como singularidade, envolvendo nela os estabelecimentos na criação de roteiros e uma maior divulgação dos elementos gastronômicos já presentes, demonstrando que a cozinha de uma localidade pode ir muito além de uma simples oferta técnica, podendo ser também um importante meio de conhecimento cultural acerca da localidade.

    A capital mineira é uma síntese dos sabores do Estado, que esbanjam criatividade e valorizam os ingredientes característicos mineiros.

    É importante que se discuta quais são as melhores maneiras de desenvolver o setor, acrescentando que o turismo gastronômico também abre as portas para a exportação de produtos, valoriza e fomenta a produção de produtos locais, bem como incentiva o desenvolvimento de uma oferta competitiva.

    Neste contexto, a Belotur trabalha políticas públicas que propõe posicionar Belo Horizonte e região como Polo Gastronômico de relevância. Tudo isso por meio de ações de resgate de produtos e ingredientes, da oferta de roteiros de experiência, de um plano municipal, que valorize a genuína gastronomia mineira e da capital, que promova a cultura, que valorize os modos de fazer e saberes, que eleve a autoestima da comunidade. Criando ainda novas oportunidades de negócios, empregos e renda com o envolvimento de toda a cadeia produtiva do município e circuitos limítrofes, além da integração dos setores correlatos.

    Abaixo enviamos algumas sugestões de pacotes que podem ser vendidos nas agências.

    1) Roteiro Botecar em BH
    4 dias e 3 noites
    1º dia: Traslado Aeroporto / Hotel e Jantar no bar campeão do Botecar 2017 (Agosto Butiquim)
    2º dia: City Tour Belo Horizonte com almoço no Bar da Lora, no Mercado Central
    3º dia: Dia livre e à noite participação em uma Caravana de bares Botecar (3 bares)
    4º dia: Traslado Hotel / Aeroporto

    2) Roteiro Botecar em BH 2
    5 dias e 4 noites
    1º dia: Traslado Aeroporto / Hotel e Jantar no bar campeão do Botecar 2017 (Agosto Butiquim)
    2º dia: City Tour Belo Horizonte com almoço no Bar da Lora, no Mercado Central
    3º dia: Dia livre e à noite participação em uma Caravana de bares Botecar (3 bares)
    4º dia: Inhotim
    5º dia: Traslado Hotel / Aeroporto

    3) Caravana de bares
    Rota de 3 bares participantes do Botecar, com transporte e refeição incluídos (com cota limite para bebidas alcoólicas).
    Permanência: 4 horas
    Dias de semana: 19h às 23 horas
    Sábados: 13h às 17 horas
    Grupos de até 16 pessoas