Desde a última década, inovação e criatividade se misturam para se tornar um agente de mudança no campo profissional. Nesse contexto, o mercado de trabalho amplia suas possibilidades graças à tecnologia, proporcionando oportunidades que provavelmente ninguém previu há 20 anos.
O relatório Futuro do Trabalho, do Fórum Económico Mundial, revelou que as competências mais desejadas a partir de 2025 serão a criatividade, a flexibilidade e o pensamento analítico. A criação de conteúdo, juntamente com a inteligência de dados e a computação em nuvem, são algumas das ocupações mais promissoras do mundo.
A Jellysmack, startup global que trabalha com criadores de conteúdo, assinou uma lista com as cinco ocupações com maior ressonância global hoje, e que ao mesmo tempo oferecem a possibilidade de abrir muitas portas no futuro.
- Dados e inteligência artificial: Em um ambiente cada vez mais digital, os especialistas em inteligência artificial, por meio do poder do Big Data, identificam padrões e rotas para otimizar os processos de negócios. Muitas coisas podem ser feitas. Por exemplo, fazer previsões por meio de análise de dados para melhor interagir com os clientes, além de gerar uma fonte inesgotável de planos estratégicos inteligentes em marketing.
- Automação do processo: Trata-se basicamente da substituição de atividades humanas por sistemas que o fazem automaticamente. Esses engenheiros permitem que as empresas economizem tempo nas áreas financeira ou contábil, para que possam se concentrar em questões mais estratégicas em vez de tarefas pesadas.
- Desenvolvimento de software para internet das coisas: É altamente relevante hoje, pois os desenvolvedores de tecnologia especializados têm a tarefa de projetar, avaliar e gerenciar os sistemas de interconexão de todos os dispositivos (telefones celulares, computadores) por meio de uma rede sem fio. No campo empresarial serve para ter melhor visibilidade e conhecimento dos ativos de um negócio.
- Desenvolvimento de aplicativos e softwares: Com o avanço e o progresso da tecnologia, tais especialistas se tornaram cada vez mais necessários para solucionar diversas necessidades digitais. A construção de sites, aplicativos e sistemas operacionais são realizados por esses programadores.
- Criação de conteúdo: Seu objetivo é gerar conteúdo audiovisual para compartilhá-lo em várias plataformas digitais. É um sucesso mundial, tornando-se uma das principais fontes de entretenimento da atualidade. Após a monetização, os criadores puderam trabalhar de forma independente e se dedicar inteiramente à narrativa de conteúdo. Embora o sucesso nesta indústria não seja por acaso, pois exige esforço, criatividade e ter ao seu alcance o apoio das soluções tecnológicas mais sólidas da economia do criador.
“Dentro deste panorama de ocupações inovadoras, é importante destacar que a criação de conteúdo é muito mais que um hobby, é uma ocupação séria que cresce exponencialmente e é hoje uma figura fundamental na formação. Na Jellysmack entendemos que é um trabalho em tempo integral e que requer um planejamento estratégico, por isso nossa missão é incentivá-los a aumentar seus lucros por meio da interação com novos públicos”, afirma Paula Haefeli, líder de marketing da Jellysmack na América Latina.
Sobre a Jellysmack
Co-fundada em 2016 por Michael Philippe, Robin Sabban e Swann Maizil, Jellysmack detecta e desenvolve os criadores de vídeo mais talentosos do mundo por meio da tecnologia. Seus dados de vídeo proprietários e ferramentas de otimização impulsionam o crescimento do público social, desbloqueando novos fluxos de receita e aumentando a monetização. Atualmente, a empresa trabalha com centenas dos maiores criadores de conteúdo, incluindo Brad Mondo, Bailey Sarian, Claudipia, Luisito Comunica, Patrick Starrr, Derek Deso, Karina Garcia e PewDiePie. Jellysmack otimiza, opera e distribui conteúdo de vídeo feito por criadores no Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube. A estratégia da empresa se baseia em seu sucesso em dimensionar seus próprios canais de conteúdo original em beleza (“Beauty Studio”), futebol (“Oh My Goal”), jogos (“Gamology”) e muito mais. O conteúdo gerenciado pelo Jellysmack possui 10 bilhões de visualizações mensais de vídeo em todo o mundo e um alcance multiplataforma de 125 milhões de usuários únicos. Recentemente, a Jellysmack foi nomeada como a companhia mais inovadora na categoria de vídeo da lista anual The World’s Most Innovative Companies, realizada pela Fast Company.