O Festival Acessa BH inicia mais uma semana de eventos de sua programação. Em sua segunda edição, o projeto chega recheado de conteúdos artísticos e traz também campos didáticos, como, oficinas, debates e rodas de conversa. Entre os dias 19/09 e 25/09 o público poderá emergir em diversas experiências pautadas pelos idealizadores do festival.
Um Bate-papo sobre teatro inclusivo e a encenação do ETA Festival! (Esquetes de Teatro Acessível) produzido pelo grupo, Os Inclusos e Os Sisos, abre a semana na próxima segunda feira (19). A companhia, que é da cidade do Rio de Janeiro, segue com o espetáculo Ninguém Mais Vai ser Bonzinho apresentado no mesmo dia.
Terça feira (20/09) é a vez do Maestro João Carlos Martins subir aos palcos virtuais do Acessa BH, seguido da apresentação de Brisa Marques. Além de exibições musicais e teatrais, o festival também abre espaço para intervenções sobre espetáculos futuros, será assim nas mediações Só Se Fechar os Olhos, e Além do Gesto, que acontecem na quarta (21) e quinta feira (22), respectivamente, ambas são idealizações do Coletivo paulistano Desvio Padrão.
O presencial também faz parte da programação da semana. Pisca Devagar, das artistas Renata Mara e Brisa Marques, será apresentado gratuitamente na sexta (23) e no sábado (24) no Galpão Cine Horto. A peça nasceu de um encontro em um sarau entre suas criadoras, e busca trazer novas percepções ao público sobre a inclusão. Segundo Brisa Marques, ainda há uma dificuldade em empregar uma categoria ao espetáculo: “Não sei dizer se é uma performance ou um encontro cénico. Acredito que as linhas são muito ténues nessa linguagem”.
O festival vai até 31 de outubro e ainda conta com oficinas, realizadas por diversos especialistas do país. #ForadaCaixa – Acessibilidade Criativa para Projetos Culturais teve o período de inscrições entre agosto e setembro, e terá as aulas ministradas também durante esta semana. Já a Mostra de processo do espetáculo O Barco da Cia Fluctissonante (PR), contará com inscrições até o dia 25/09, no site https://acessabh.com.br/.
Abaixo outras informações sobre a programação que também pode ser conferida no site do Festival Acessa BH.
Programação – Espetáculos online – disponíveis em www.youtube.com/AcessaBH
19/09 – 19h – Bate-papo sobre teatro inclusivo e apresentação do ETA Festival! – Esquetes de Teatro Acessível – Escola de Gente (RJ) – Os Inclusos e Os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade.
20h – Ninguém mais vai ser bonzinho – Os Inclusos e os Sisos – Escola de Gente (RJ)
20/09 – 19h – Live com Maestro João Carlos Martins seguida de apresentação
Apresentação Brisa Marques
21/09 – 19h45 – Mediação Só se fechar os olhos
20h – Só se fechar os olhos – Coletivo Desvio Padrão (SP) | Sessão seguida de bate papo
22/09 – 19h45 – Mediação Para Além do Gesto
20h – Para além do gesto – Coletivo Desvio Padrão (SP) | Sessão seguida de bate papo
Programação – Espetáculo presencial
23 e 24/09, sexta e sábado, às 20h: Pisca Devagar (Renata Mara e Brisa Marques) no Galpão Cine Horto
Programação – Atividades formativas online
Debates no canal do www.youtube.com/AcessaBH
Serviço
▪ Apresentações presenciais: Ingressos gratuitos, disponíveis nas bilheterias dos teatros, 1 hora antes de cada espetáculo.
▪ Endereços:
Teatro Wanda Fernandes – Galpão Cine Horto
Rua Pitangui, 3613 – Horto – Belo Horizonte/MG
Espaço Cênico Yoshifumi Yagi – Teatro Raul Belém Machado
Rua Leonil Prata, s/n – Alípio de Melo – Belo Horizonte/MG
▪ Programação online: gratuita no Youtube www.youtube.com/AcessaBH
▪ Inscrições gratuitas para os debates, oficinas e mostra de processo: https://acessabh.com.br/inscricoes/
Acessibilidade:
▪ Espetáculos presenciais: Acessibilidade física, Audiodescrição e Libras
▪ Espetáculos online: Audiodescrição, Libras e Legendas
▪ Debates, lives e oficinas online: Libras e Audiodescrição. *Na live da Escola de Gente, realizada em 19/09, haverá Libras, legenda e audiodescrição em canal fechado.
Mais informações sobre o evento: https://acessabh.com.br
O “Festival Acessa BH” é realizado por Lais Vitral e Vitral Bureau Cultural, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com o patrocínio da MGS, e patrocínio da Vallourec e do Instituto Unimed-BH através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O “Seminário Acessa BH” é realizado por Lais Vitral e Vitral Bureau Cultural, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.