O programa Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal – que já estreou a temporada de 2022 em Belo Horizonte, segue com a sua programação. No dia 24 de abril (domingo), às 11 horas, apresenta de forma gratuita o espetáculo “Aplausos e Vaias”, do palhaço paulistano Mendonça – personagem excêntrico, carismático e cheio de habilidades, na Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia, no bairro Santo Agostinho.

“Aplausos e Vaias” é um típico show de rua, que respeita os ritos clássicos: o chamamento, a roda, números de virtuose e uma grande promessa. O palhaço Mendonça – interpretado por Filipe Bregantim, apresenta seus números de caçapa, manipulação de chapéus e magia cômica sem efeitos especiais. Um palhaço “clássico”, atrapalhado e sempre tentando “se dar bem” com o público. Apesar de toda a confusão, ao final ele consegue mostrar suas habilidades como malabarista, músico e acróbata.

O espetáculo com trilhas empolgantes, também conta com música ao vivo e relembra clássicos do repertório popular. Com uma forma de pensar que não respeita lógicas convencionais, essa personagem leva ao público momentos únicos, intensos e surpreendentes, tornando o encontro inesquecível. A intenção é que juntos, rindo, e compartilhando sentimentos, possamos refletir o quanto somos privados de dar nossa verdadeira opinião sobre as coisas.

Filipe Bregantim é palhaço, músico e circense há 13 anos. Formado no Centro de Formação em Artes Circenses (Cefac), ele tem como mestres na palhaçaria os atores Domingos Montagner, Fernando Sampaio, Alexandre Roit, Fernando Neves, César Gouvea e Paola Musatti. Desde 2008 atuou e, ainda atua, nas companhias paulistas Pia Fraus, Lá Minima, Cia do Quintal, La Mala, Circo Zanni, Grupo Dois Pierre, Doutores da Alegria e Palhaços sem Fronteiras.

“Aplausos e Vaias” é o primeiro dos 11 espetáculos circenses que integram a programação 2022 do no Diversão em Cena ArcelorMittal. Além de Belo Horizonte, o projeto ganha os palcos de Sabará e Juiz de Fora. A programação circense tem curadoria da Agentz Produções Culturais que realiza também o Festival Mundial de Circo em Belo Horizonte e que agora, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, programou diversos trabalhos circenses para integrarem a programação do Diversão em Cena. “A escolha dos espetáculos levou em consideração a qualidade artística, mas também a diversidade de estilos e estéticas. Temos um recorte representativo da produção circense brasileira direcionada ao público infantil, com espetáculos que trazem desde apenas a presença de palhaços, até apresentações mais técnicas, que utilizam diversas modalidades circenses”, comenta Fernanda Vidigal, sócia da Agentz.

O programa Diversão em Cena há mais de uma década tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Confira a programação completa em: www.famb.org.br/diversaoemcena

Sobre a Fundação ArcelorMittal – Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte.

Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais em: www.famb.org.br.

Ficha Técnica:

Direção: Filipe Bregantim | Elenco: Filipe Bregantim | Trilha adaptada: Estúdio Buero Sagaz

Produção no programa Diversão em Cena Belo Horizonte: Agentz Produções

A programação circense selecionada integra o projeto “Hoje é Dia de Circo” aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais CA número 2018.136040191

SERVIÇO

DIVERSÃO EM CENA ARCELORMITTAL

“APLAUSOS E VAIAS”

Data: 24 de abril (domingo)

Horário:  11h

Local: Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia – Santo Agostinho / BH

Gratuito

Classificação: livre

Duração: 45 min