Foto: Divulgação
17 de agosto é o Dia Nacional do Pão de Queijo! Levemente crocante, douradinho por cima e macio por dentro, é um dos salgados mais consumidos no Brasil. Tem origem incerta, mas o poder simbólico e a referência em Minas Gerais são inegáveis. A maior aposta é que em meados do século XVIII, ainda na época da escravidão, fosse comum servir o pão com café aos senhores (donos das terras), mas a má qualidade da farinha fez com que as cozinheiras a substituíssem pelo polvilho. Assim teriam surgido os primeiros pães de queijo, assados no fogão a lenha e preparados com os ingredientes produzidos nas próprias fazendas.
As receitas foram sendo inovadas ao longo dos anos e agradando cada vez mais paladares, o que fez surgir, em 2007, um concurso chamado “O Melhor Pão de Queijo”. Por ter sua final neste dia, a data ganhou um significado especial e entrou para o calendário da gastronomia nacional.
O sabor, a qualidade e a facilidade no preparo trazem versatilidade ao pãozinho, que pode ser consumido em diversas ocasiões e maneiras. Em qualquer momento, no café da manhã, no lanche da tarde, em coquetéis, com vários acompanhamentos ou recheios, e por que não na companhia de uma boa taça de vinho?
Um brinde ao Pão de Queijo!
Para o delírio dos enófilos de plantão, Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, tem algumas dicas para que essa combinação seja mais uma das possibilidades de encantamento quando o assunto é harmonização com vinhos.
“A receita tradicional de pão de queijo tem uma boa dose de gordura e untuosidade no paladar, que pedem um vinho com boa acidez para limpar as papilas e prepará-las para a próxima prova. Os brancos com um pouco mais de corpo vão de encontro a estrutura e peso da iguaria, como é o caso do Los Pueblos Viognier 2020, um argentino aromático e mais gordinho na boca, com todo frescor necessário para uma experiência prazerosa”, sugere Marina.
Em muitos cantos do país é comum rechear o pão de queijo, criando uma espécie de sanduíche que pode ser de pernil, linguiça curada e diversos outros sabores. Para ambos os recheios, segundo a especialista, uma boa pedida é um rosé bem frutado e refrescante como o Arya Rosé 2021 Lata, que pode te acompanhar perfeitamente num piquenique no parque ou na beira da piscina.
Para os amantes da combinação entre queijo e goiabada, o tradicional “Romeu e Julieta” das sobremesas brasileiras, o pão de queijo recheado dessa forma pode ser acompanhado de uma generosa taça do Espumante Dadá de Finca Las Moras Nº 7 White Sweet. A harmonização traz um equilíbrio impecável entre doçura, acidez e aromas encantadores. Com esse mesmo vinho é possível apostar também num recheio de doce de leite mineiro.
Essa delícia tão presente na mesa dos brasileiros, que já ganhou o mundo, merece muitos aplausos e brindes. Para quem mora fora do país, tem gostinho de saudade e, para os estrangeiros, torna-se uma grata surpresa ao paladar. Seja qual for seu momento com pão de queijo, tenha a certeza que um vinho sempre será um bom par, escolha sua versão e desfrute!
SOBRE A WINE
A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”.
Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri, (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre.