O bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte, vai ser palco do 1º Festival Santa Comidaria 2022, de 19 a 28 de agosto, que terá a participação, durante 10 dias, de bares e restaurantes tradicionais da capital mineira, incluindo Alpendre 70 – Alpendre Por Cozinha Mari, Bar Do Museu Clube Da Esquina, Bolota’s Bar, Iracema Bistrô, Mármore 450, Temático E The Brother’s.
Segundo Perla Horta, idealizadora do projeto, a ideia é oferecer aos clientes uma gastronomia criativa, saborosa e visualmente interessante, com inúmeras opções de combinações. “Queremos que o público se encontre e delicie os pratos, bem ao estilo de Santa Tereza, tradicional ponto de encontro de BH”, comenta.
Nesta primeira edição, cada um dos bares e restaurantes deverá elaborar um prato que será o atrativo exclusivo do festival. O tema central será ‘Um toque de doçura’ e os participantes terão o desafio de acrescentar um ingrediente doce, para dar um toque especial ao prato. Esse ‘toque’ doce poderá vir no prato ou como acompanhamento.
Além disso, o público poderá fazer um delicioso passeio turístico a bordo de uma jardineira histórica, com o acompanhamento de um guia.
O passeio, que terá quatro saídas no dia do encerramento do festival, 28 de agosto (domingo), partirá da Praça Joaquim Ferreira da Luz, mais conhecida como ‘Pracinha da Biroska’, ponto de encontro de moradores e visitantes, apreciadores da boemia e da gastronomia do bairro. O objetivo é conhecer a história de cada bar ou restaurante que, na maioria, são construções antigas.
Atrações musicais
No encerramento, 28 de agosto (domingo), na Praça Joaquim Ferreira da Luz, os grupos Chorosas e Forró Cabra Cega vão animar a festa. O grupo Chorosas, nascido da paixão de mulheres instrumentistas pelo choro, mistura toques da música moderna com a essência desse patrimônio brasileiro, resultando em um som alegre e audacioso. No repertório, elas trazem grandes nomes do choro, como: Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e muitos outros, além de composições autorais.
Já o Forró Cabra Cega teve início em 1983, quando um grupo de deficientes visuais talentosos decidiram formar um grupo musical. A banda vai mostrar toda sua irreverência e alegria, contagiando a quem quiser embarcar neste “trem bão dimais” de alegria, forró e muito balanço.
Veja a lista dos restaurantes e bares participantes:
ALPENDRE 70 – Alpendre por Cozinha Mari (Rua Mármore, 70)
Massa artesanal recheada com repicado de linguiça do interior, jiló e requeijão de barra, regado em molho rosê e maçaricado com queijo meia cura. Acompanha chips de batata doce assado.
BAR DO MUSEU CLUBE DA ESQUINA (Rua Paraisópolis, 738)
Porção de linguiça artesanal com mandioca frita, acompanhada do Molho do Capitão (jabuticaba com pimenta) e pimenta biquinho.
BOLOTA’S BAR (Rua Mármore, 397)
Carne de lata com cebola caramelizada no vinho e farofa de banana.
IRACEMA BISTRÔ (Rua Almandina, 56)
Bolinho de leitoa caipira defumada com caramelo de limão-capeta.
MÁRMORE 450 (Rua Mármore, 450)
Bolinho de linguiça toscana recheada com cubos de queijo coalho, acompanhado de molho de goiabada picante.
TEMÁTICO (Rua Pirite, 187)
Bolinhos de carne de sol, recheado com damasco e queijo e um pão pra “moía”
THE BROTHER’S (Rua Bom Despacho, 373)
Torresmo de rolo crocante, acompanhado de abacaxi grelhado com uma fina camada de queijo provolone e raspas de limão e hortelã. Para completar, molho de goiabada levemente picante à base de pimenta biquinho.
Serviço:
1º Festival Comidaria 2022
19 a 28 de agosto
Bares e restaurantes do Bairro Santa Tereza
Reservas: feitas em cada um dos locais
Passeio turístico: dia 28/8 (R$ 5,00), horários das saídas: 12h , 14, 15, 17h
Shows de encerramento: dia 28/8, domingo, entre 14h e 18h – Grupo Chorosas e Forró Cabra Cega
Endereço: Praça Joaquim Ferreira da Luz, mais conhecida como ‘Pracinha da Biroska’,
Informações: @festivalsantacomidariabh